Por que adicionar sal em receitas doces

Vamos te mostrar como o sal pode fazer a diferença no resultado final das sobremesas.

Descubra o porquê do sal deixar as receitas doces mais gostosas.

O TudoGostoso vai te mostrar porque o sal pode deixar suas receitas doces ainda mais gostosas!

Eis que você está lá lendo os ingredientes de uma receita doce quando, de repente, se depara com um item: uma pitada de sal. “Pera lá, sal no doce!?” Pois é, isso causa espanto em muita gente! E se você deixava isso pra lá com medo de salgar o doce, é melhor você mudar esse hábito!

Muitas pessoas acreditam que a presença do sal nos docinhos seja apenas para balancear o açúcar nos pratos e deixar “menos doce”. Porém o sal vai muito além disso! Ficou curioso? Então, vem com a gente!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Realçar o sabor

Sabe quando você come um prato e tudo que você consegue pensar é “que comida mais sem sal”? Pois é! O sal nos doces ajuda a “polir” o sabor das sobremesas, “filtrando” e ressaltando o real sabor da receita ao eliminar o amargo ou quaisquer outros gostos que venham a interferir no resultado final. Incrível, né?

Uma pitada de sal já é suficiente para realçar o sabor dos doces.

Uma pequena pitada de sal já é capaz de realçar o sabor dos doces e deixá-los ainda mais deliciosos.

Sal nas claras em neve

Se você acha que adicionar sal às claras em neve era apenas uma tradição de família, viemos te informar que tem explicação para isso, minha gente! O sal é ótimo para dar a consistência às claras em neve, para que elas fiquem mais firminhas e aeradas, perfeitas para serem utilizadas nas receitas de bolo!

Por isso, a dica é que a pitada de sal seja adicionada assim que começar a bater as claras. E se você tiver mais dúvidas, não deixe de dar uma olhadinha nessa matéria contando tudo sobre as claras em neve e sua importância nos bolos.

Tire a umidade do sal

Agora que você já sabe que o sal pode ser um amigo e tanto das receitas doces, realçando o sabor e fazendo com que as claras em neve fiquem mais firmes (garantindo bolos incríveis, fofinhos e que não murchem), que tal deixar seu sal sempre prontinho para ser utilizado? Afinal, ninguém merece querer usar o sal mas ele estar todo empedrado dentro do saleiro, né?

Por isso, dê uma olhadinha nessa matéria com dicas infalíveis e fáceis de como retirar a umidade do sal.

E para finalizar, não custa nada lembrar: não exagere no sal, hein? Sal demais pode causar hipertensão, e disso a gente quer passar longe! Mas, se utilizado moderadamente, o sal não faz perigo e pode deixar suas comidas ainda mais saborosas.

Recomendadas
Pela Web