Páscoa para adultos: Bebidas alcoólicas que combinam com chocolate

Quando pensamos em Páscoa, pensamos em chocolates e bacalhau. Mas sabia que bebidas como cerveja e vinho podem ter tudo a ver com a data também? Venha conferir!

Você sabia que chocolate também combina com bebida alcoólica? E não pense que estou falando de bebidas feitas com chocolate, como licores, drinks ou o famoso choconhaque. Quando o assunto é sobremesa, por exemplo, dificilmente pensamos no consumo de álcool acompanhado de alimentos doces.

Pois é aí que nos enganamos. Aproveitando o tema da Páscoa, trago pra vocês hoje dicas de como harmonizar duas das bebidas alcoólicas mais populares, que combinam sim com açúcar e, principalmente, com o amado chocolate.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
A cerveja escura pode ter tudo a ver com a Páscoa, sabia?

A cerveja escura pode ter tudo a ver com a Páscoa, sabia?

Cervejas

Pode parecer um tanto quando bizarro, mas cerveja com chocolate é uma harmonização surpreendentemente única para quem é apreciador dessas duas delícias. Juntar esses dois elementos aparentemente tão diferentes provoca sensações inigualáveis.

As cervejas do tipo Stout ou Porter (mais escuras) combinam muito bem com chocolate meio amargo e amargo. Com o chocolate ao leite, as cervejas com alto teor alcoólico caem melhor, devido a maior concentração de gordura nesses chocolates, auxiliando na quebra dessa sensação. As cervejas frutadas casam com chocolates brancos, pois contrastam uma suave acidez com o excesso de doce desse tipo de chocolate.
Na hora de consumir a cerveja com o chocolate, é recomendável que a bebida esteja em uma temperatura próxima a 10ºC, o que permitirá que o chocolate derreta durante a harmonização.

Vinhos combinam bastante com as guloseimas de Páscoa!

Vinhos combinam bastante com as guloseimas de Páscoa!

Vinhos

Os vinhos do tipo amadeirado combinam perfeitamente com o sabor doce dos chocolates, por terem grande quantidade de tanino. Quanto maior o teor alcoólico do vinho, melhor para quebrar a gordura do chocolate. O ideal é harmonizar o vinho com chocolates do tipo meio amargo ou doces que contenham essa variação de chocolate. Isso porque ele contém menos quantidade de açúcar do que os outros e o vinho deve ser via de regra mais doce do que a sobremesa que está acompanhando.

O vinho do Porto também é uma ótima pedida para sobremesas, tanto para beber como para cozinhar com ele. No site do TudoGostoso tem receitas incríveis de doce que levam essa bebida, como suspiro ao vinho do Porto e o flan de baunilha com calda de morango e vinho do Porto. Experimente!

Recomendadas
Pela Web