O que comer no frio: receitas práticas e gostosas para aquecer no inverno

O inverno chegou e, com ele, as receitas quentes mais saborosas do TudoGostoso. Confira o que comer nos dias de frio, um cardápio completo e muito prático com receitas salgadas, doces e bebidas!

Já é inverno no Brasil e, com a chegada das temperaturas frias, começamos a pensar em receitas quentes e aconchegantes para ajudar a espantar o frio. Pensando nisso, o TudoGostoso reuniu as melhores receitas para comer nos dias de frio! Temos comidas salgadas, doces e bebidas quentes. É um cardápio bem completo para ajudá-lo a preparar as refeições durante essa temporada. Confira!

o que comer nos dias de frio

A receita do caldo de abóbora e frango é perfeito para um jantar de inverno

É verdade que sentimos mais fome no inverno?

Sim, é verdade! Por conta do frio, o nosso organismo realiza um esforço maior para manter a temperatura corporal estável, o que ocasiona em um gasto calórico maior do que em outras estações do ano. Como o corpo precisa de mais energia, e ganhamos energia através da alimentação, é normal sentirmos mais fome no inverno.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Receitas salgadas para comer no dia de frio

Caldo de abóbora e frango

Essa receita deliciosa é ideal para quem está cansado dos caldos tradicionais e quer inovar na hora de preparar a janta. Fácil de fazer e com ingredientes simples, o caldo de abóbora com frango é a pedida certa para se aquecer nos dias de inverno.

Sopa de ervilha

Tradicional, um ícone da culinária, a rainha entre as sopas! A sopa de ervilha não pode ficar fora dessa, né? Quando o clima esfria, chegou a hora de correr no mercado para comprar ervilha. O TudoGostoso já até ensinou receitas e dicas para fazer a sopa de ervilha perfeita, para ficar do jeitinho que você gosta!

Caldo de costela com mandioca

Com a chegada do inverno, nada como um caldo de costela para esquentar as noites mais frias. A cremosidade desse caldo ainda fica por conta da mandioca. Vamos combinar, não tem como resistir a esse prato tão gostoso.

Canelone invertido

Para os fãs de massa, o canelone invertido é perfeito para os dias frios em que estamos sem muito tempo para preparar as refeições. Ele é muito fácil de fazer e utiliza ingredientes que normalmente temos em casa.

Picadinho de carne ao vinho

O vinho contribui para subir o nível do sabor do tradicional picadinho. Sirva bem quente com arroz ou purê de batatas!

Macarrão de forno

É impossível falar de comidas aconchegantes de inverno e não falar de macarrão e outras massas, não é mesmo? Nada como um macarrão recém saído do forno, bem quentinho, para aquecer até o mais frio dos dias!

Polenta com carne moída

Sem dúvidas uma comfort food. A polenta com carne moída é aquela comida que além de aquecer o corpo, aquece o coração. Receita com gostinho de comida de mãe!

Macarrão à carbonara

O macarrão à carbonara é uma das receitas de macarrão mais fáceis de fazer. Utilizando ingredientes que normalmente já temos na nossa geladeira, é possível preparar um prato digno de restaurante!

Receitas doces para esquentar o inverno

Fondue de chocolate

O fondue é a tradicional receita de inverno e claro que a gente iria ensinar como prepará-lo. Apesar de parecer difícil, é bem prático fazer fondue de chocolate em casa. A gente garante que você vai arrasar com essa receita.

o que comer nos dias de frio

O fondue de chocolate parece difícil mas na verdade é bem prático de preparar, e você pode utilizar as frutas que mais gostar

Curau de milho

Receita típica das festas juninas, o curau de milho verde é perfeito para qualquer estação do ano porque ele pode ser consumido gelado ou quente. Experimente as duas maneiras e conte para a gente como você prefere!

Bolo de caneca de micro-ondas

Os dias de inverno são repletos de preguiça, então nada como uma receitinha rápida de micro-ondas para matar a vontade daquele docinho!

Bolo de chocolate com pimenta

Chocolate com pimenta se tornou uma combinação clássica que é ideal para os dias de inverno. Fácil de fazer, esse bolo levemente apimentado aumentará a temperatura do melhor jeito!

Petit gateau de chocolate branco

O petit gateau é um bolinho com o interior cremoso que deve ser comido quente. Experimente nesta versão que troca o chocolate preto pelo branco. Ele é simples de fazer e demora quase nada para ficar pronto.

Receitas de bebidas quentes para aquecer

Chocolate quente cremoso

Não dá para dizer que o inverno chegou sem falar que chegou a temporada dos chocolates quentes! Temos variações para todos os gostos, mas quem gosta do chocolate quente mais cremoso irá amar fazer essa receita. A cremosidade fica por conta do creme de leite e do amido de milho, que vão dar uma leve engrossada na bebida.

Cappuccino fácil e econômico

Acordar e sair da cama nos dias frios é muito difícil, mas essa receita de cappuccino vai te dar a força que você precisa para levantar! Prática e econômica, é uma ótima opção para variar o clássico cafezinho.

Vinho quente

Bebida típica no sul do país, o vinho quente é a bebida certa para a confraternização com a família e amigos nessa época do ano. Você pode incrementá-lo usando frutas e diversas especiarias.

o que comer nos dias de frio

O vinho quente é perfeito para compartilhar com os amigos quando a temperatura cai

Chocolate quente com conhaque

Para dar aquela turbinada na receita tradicional de chocolate quente, que tal adicionar conhaque? Além de ajudar a esquentar corpo, o conhaque deixa a bebida com um sabor especial. Você pode trocar o conhaque por rum, amarula ou licor de chocolate.

Quentão de pinga

Nós já contamos aqui no TudoGostoso que o tradicional quentão é feito com cachaça, e ensinamos algumas receitas. Para você que ainda provou, experimente essa receita de quentão de pinga que é sensacional!

Chá de laranja, hortelã e mel

Um chá bem quentinho durante a tarde já aumenta nossa disposição para enfrentar o restante do dia. Para os dias mais frios, o chá de laranja, hortelã e mel é perfeito!

Veja mais:

Como fazer chá: dicas e métodos de preparo para aproveitar no inverno

Alimentos da safra de inverno: aposte em frutas e legumes da época para economizar com muito sabor

Recomendadas
Pela Web