Tucupi, jambu e outros ingredientes do Pará para conhecer

Conheça mais sobre a culinária do nosso país: aprenda sobre tucupi, jambu e outros ingredientes do Pará. Confira as receitas e experimente novos sabores.

A culinária paraense é muito diversificada: tem desde influências indígenas até africanas e europeias. Seus pratos são extremamente saborosos e com ingredientes incríveis. A maioria dos preparos são fáceis e feitos com produtos encontrados por todo Norte e Nordeste. Confira a seguir, clique no nome dos pratos para acessar o modo de preparo e se arrisque na cozinha!

Tucupi, jambu e outros ingredientes do Pará para conhecer

Tucupi, jambu e outros ingredientes

Tucupi, jambu e outros ingredientes do Pará para você conhecer

Tucupi

Esse ingrediente maravilhoso é simplesmente o líquido extraído da raiz da mandioca. Seu uso pode ser bem variado: dá para consumir sozinho ou inserir como um toque especial nas receitas. O tucupi tem um sabor único, uma cor amarelada e é um dos principais ingredientes dessa região. Com ele podemos preparar arroz, caldos e molhos bem saborosos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Com ele você pode preparar o famoso pato no tucupi!

Jambu

Uma erva muito conhecida e usada em vários pratos. Na sua maioria são receitas salgadas como o pato ao tucupi ou o tacacá. Quem já experimentou relata que o ingrediente, além de delicioso, causa uma leve dormência na boca – um dos motivos que fizeram o jambu ficar famoso com bebidas alcoólicas como a cachaça.

Que tal um arroz com bastante jambu no preparo?

Cupuaçu

O cupuaçu é, na verdade, um primo distante do cacau. Seu sabor e aroma forte fazem do cupuaçu um ingrediente fora do comum. Ele normalmente é utilizado em pratos doces como tortas, bolos, vitaminas, sucos, sorvetes e compotas. Mas sua utilização é bem versátil e ele pode ser até mesmo misturado em farinhas, como a de mandioca.

Saia da rotina na próxima sobremesa e prepare um sorvete de cupuaçu!

Tucupi, jambu e outros ingredientes

Açaí com peixe: experimente essa combinação típica do Pará

Açaí

O açaí é um dos ingredientes mais conhecidos dessa lista. Talvez a curiosidade esteja no jeito de preparar e consumir esse produto. No Pará é mais comum vermos o açaí participando de receitas salgadas do que doces. Isso mesmo! Uma das combinações favoritas dos paraenses é açaí com pirarucu. Mas ele também pode ser encontrado na sua forma doce – se misturado com açúcar, em bebidas como o vinho de açaí e em sopas, mingaus e sorvetes.

Experimente sem medo essa combinação de peixe com açaí.

Chicória-do-Pará

Ela, na verdade, não é uma chicória comum: a chicória-do-Pará é mais parecida como coentro, por isso também é chamada de coentrão. Seu uso na culinária é muito ligado aos temperos e molhos feitos para acompanhar, principalmente, os peixes da região.

Prepare um porco no tucupi para a janta e tempere com a chicória-do-Pará.

Veja mais:

Acarajé da Bahia: confira a maravilhosa receita típica

5 comidas típicas de Recife: confira

Recomendadas
Pela Web