Queijos vegetais: saiba quais são e como usar em receitas

Você sabe o que são queijos vegetais? Venha descobrir no TudoGostoso e ainda aprender como e quando usá-los!

Também conhecido como queijo vegano, os queijos vegetais são ingredientes à base de plantas – ou qualquer alimento que não tenha origem animal. Por isso, são indicados para quem segue uma dieta vegetariana ou vegana e, até mesmo, para quem tem problemas alimentares com lactose. Eles podem ser encontrados em vários sabores e texturas, mas o TudoGostoso separou os principais em uma lista com algumas dicas de como usar nas suas receitas. Vem ver!

Queijos vegetais: saiba quais são e como usar em receitas

Um pote de vidro com cheddar vegano com alguém enfiando uma tortilha dentro

Queijos vegetais: veja quais são e como usar nas suas receitas

Queijo vegetal com oleaginosas

Essa versão tem uma grande diversidade de receitas, mas na sua maioria produzem queijos mais cremosos e perfeitos para o café da manhã. Aqui encontramos mussarela de castanha de caju, requeijão de castanhas, queijo parmesão de castanha e ricota de nozes e castanha. Por produzirem queijos mais conhecidos e do dia a dia, são escolhas perfeitas não só para quem opta por um regime sem ingredientes animais, mas para quem tem restrições alimentares como os intolerantes a lactose.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Queijo vegetal com legumes

A maioria das opções dessa lista são de queijos mais firmes e rígidos, mas eles derretem com grande facilidade. Por isso, são perfeitos para serem servidos como um aperitivo em cubos ou para gratinar um prato. Podem ser feitos de abobrinha, batata e até mesmo mandioca – sendo esse último muito conhecido por ser um dos queijos vegetais que mais se aproxima do gosto e da textura dos não vegetais.

Veja mais: Como montar um prato vegetariano equilibrado

Queijo vegetal com leguminosas

O mais conhecido queijo dessa categoria é, sem duvidas, o queijo de grão-de-bico. Com ele, podemos incrementar pratos como pizzas e massas, por causa da sua textura muito parecida com o queijo parmesão. Seu sabor é bem agradável e, além de ter um preparo superprático, ainda é um dos queijos mais saudáveis da lista.

Queijo vegetal supertemperado

Por último, mas não menos importante, temos os queijos mais temperados. Eles podem ter a base de vários outros ingredientes como castanhas ou legumes, misturados com ervas secas, alho, cúrcuma, páprica, salsa, alecrim e o que mais você imaginar. Por terem um sabor mais pronunciado, o ideal é que eles sejam servidos como acompanhamentos, talvez com algumas fatias de pão ou torradas.

Veja também: 

Leite condensado vegano: confira 2 receitas práticas

Lanches veganos: 10 opções deliciosas do TudoGostoso

Recomendadas
Pela Web