Dicas para quem vai fazer um bolo pela primeira vez

Acerte de cara: confira dicas para quem vai fazer o primeiro bolo!

Se você é iniciante na cozinha, quer fazer um bolo, mas tem medo de que ele dê errado, o TudoGostoso está aqui para te ajudar! Nós reunimos valiosas dicas para quem vai fazer um bolo pela primeira vez. Confira a seguir!

Dicas para quem vai fazer um bolo

Dicas para quem vai fazer um bolo pela primeira vez

Dicas para quem vai fazer um bolo pela primeira vez

Cuidado para não deixar a massa muito úmida

Massas supermolhadas deixam o bolo com uma textura diferente da esperada. Isso pode acontecer por erro na receita. Bolos que pedem frutas, caldas ou ingredientes “molhados” devem ser feitos com atenção redobrada. Um erro na quantidade (colocando frutas muito grandes, por exemplo) pode transformar seu bolo quase em um pudim.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
bolo deu errado

Não bata a massa por muito tempo

Não bata mais que o necessário

Exagerar na hora de misturar os ingredientes pode deixar seu bolo mais elástico. Por isso, assim que você adicionar a farinha na sua receita, diminua o tempo, a velocidade e a potência do liquidificador ou batedeira.

Fermento: um ingrediente importante

Seu bolo deu errado? Podem ser 3 tipos de problema com o fermento! Usar muito fermento: seu bolo vai crescer muito além do esperado e vai rachar. Cuidado com as farinhas com fermento; se você usá-las na receita a quantidade de fermento puro deve diminuir. Usar pouco fermento: seu bolo vai ficar pequeno, solado e não vai crescer nada. Isso pode acontecer também ao usar fermento fora da validade, por isso, se atente à data do produto. Bater o fermento: assim que você adicionar o fermento na massa misture com cuidado e delicadeza. Bater o fermento junto com a massa faz seu bolo crescer de forma desajustada e torta.

Escolha bem a forma

Preste muita atenção ao tamanho da sua forma: o bolo pode estragar se você usar uma forma muito grande ou muito pequena. Ela pode deixar seu bolo pequeno e seco ou cru por dentro. Além disso, sempre se lembre de untar bem a forma. Passe bastante manteiga e logo depois polvilhe com farinha; uma forma mal untada deixa seu bolo agarrado e quebradiço.

Atenção à temperatura

É preciso conhecer seu forno: se ele cozinha mais rápido, com mais potência, de maneira uniforme… Dessa maneira, você pode ajustar o tempo e potência do forno levando em consideração o que a receita diz. Também não esqueça de preaquecer seu forno por 15 minutos.

bolo deu errado

Fique de olho na forma e a hora de desenformar o bolo

Desenforme na hora certa

Desenformar o bolo muito cedo ou muito tarde pode acabar com ele bem na reta final. Assim que você retirar o bolo do forno, espere uns 20 minutos e desenforme.

Veja também:

Bolo de chocolate perfeito: confira as dicas

Por que colocar água quente no bolo: confira

Receita de bolo bom para rechear: fácil de fazer

Recomendadas
Pela Web