Comida gaúcha: sabor de afeto à mesa

Quer conhecer os pratos e as tradições culinárias do Rio Grande do Sul? Embarque nessa viagem com o TudoGostoso e a 99Food para explorar o melhor da comida gaúcha

Cada pedaço do Brasil tem o seu jeito, costumes, sotaques e, principalmente, sua gastronomia. A comida gaúcha é uma das mais características dessa mesa farta que compõe o nosso país. Do sagu ao chimarrão, são muitas as delícias que têm influência de várias partes do mundo. Que tal embarcar e viajar nos pratos típicos do Rio Grande do Sul? Vem com a gente!

recipiente de vidro com sagu de vinho, tradicional comida gaúcha, em cima de uma mesa branca com descanso de panela de madeira

Sagu de vinho: sobremesa tradicional do Rio Grande do Sul

Origens e influências da comida gaúcha

O Rio Grande do Sul é um estado famoso por ter uma forte influência decorrente da colonização europeia, principalmente alemã e italiana. Na cozinha não foi diferente, os costumes desses países são os ingredientes principais dessa combinação que rende receitas incríveis.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Dos colonizadores alemães, ficaram heranças como o chucrute, as cucas e os embutidos – salsichas e linguiças. Já dos italianos que habitaram a região, o legado foram os vinhos, as massas, a polenta e o sagu.

Mas se engana quem pensa que a origem da culinária gaúcha se deve só ao velho continente. A tradição de plantio indígena contribuiu com ingredientes importantíssimos, como milho, feijão e o pinhão. Além disso, dos povos originários veio a bebida mais famosa do Rio Grande do Sul, o chimarrão.

Pratos típicos: uma receita cheia de tradição e afetividade

Em pesquisa do Datafolha, encomendada pela 99Food, 87% dos entrevistados têm o costume de consumir comidas típicas dos seus estados. Desses, 41% consideram que essa é uma forma de valorizar sua própria cultura.

A relação de afetividade à mesa é um dos destaques da pesquisa que mostra que comer vai muito além de saciar a fome. 30% das pessoas ouvidas entendem que as receitas locais as conectam a seus familiares, enquanto 34% dizem que o consumo desses pratos é uma forma de manter as tradições. Ainda é possível afirmar que a alimentação é relacionada a momentos felizes e ao prazer.

E o campeão no coração e paladar? A gente conta para vocês! O destaque fica para o famoso churrasco, conhecido no Brasil inteiro por ter a cara do Rio Grande do Sul. Ele é a preferência de 30% dos entrevistados da pesquisa.

tradicional comida gaúcha: espetos com carnes assadas de churrasco em cima de uma tábua de madeira

O churrasco é a pedida preferida para a maioria dos gaúchos

Confere só essa lista com delícias da gastronomia gaúcha para você se inspirar e saborear:

Arroz carreteiro

Pinhão na pressão

Cuca 

Sagu de vinho

Xis gaúcho

Tainha assada

A facilidade do delivery

E se tem comidinha, claro que tem delivery! Cozinhar pode ser um momento muito gostoso, mas a praticidade de receber seus pratos em casa conquista muitos corações Brasil afora. Desde o início da pandemia, 63% dos entrevistados da pesquisa afirmaram ter passado a consumir mais os serviços de entrega. 36% disseram que ficam felizes ao pedir delivery porque têm a oportunidade de sair da rotina, enquanto 41% se sentem satisfeitos por terem mais tempo para ficar com a família.

Falou de delivery, falou de 99Food! Lá é possível encontrar várias gostosuras com o sabor do Rio Grande do Sul, repletas de muito amor e regionalidade nos temperos. Aproveite para baixar o aplicativo e fazer o seu pedido!

Recomendadas
Pela Web