Chef Renata Gouveia: comida caseira feita com amor!

Conheça o trabalho da chef e seu amor pela gastronomia!

“Sempre fui a cozinheira oficial da família, adoro cozinhar e receber meus familiares e amigos para apreciar uma comidinha caseira e feita com muito amor!”

Para Renata, chef há 10 anos, o segredo (e lema de vida!) para quem quer começar a se aventurar pelo mundo da culinária é começar com muito amor, carinho, capricho e ousar sem ter medo de errar! Amante da gastronomia, Renata atualmente compõe o time de chefs do aplicativo Apptite e conta pra gente um pouquinho como é a rotina de uma cozinha dedicada a pratos feitos sobre encomenda, o que cozinhar em um almoço de família e de quebra, ainda revela a receita de um dos seus pratos mais pedidos pelo Apptite: o frango ao curry!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Dicas e receitas

Bate papo com a chef Renata Gouveia!

1. Renata, pode contar um pouquinho pra gente de onde surgiu a sua paixão pela culinária?

A paixão pela cozinha nasceu desde pequena, sempre me interessei pela culinária, passava o dia atrás da cozinheira da minha casa observando e tentando aprender as receitas que ela fazia. Todo sábado ela me ensinava uma receita nova. Minha tia também foi uma pessoa que me ajudou muito, me ensinou vários truques e receitas antigas de família que uso até hoje. Com o passar dos anos fui me aperfeiçoando e fiz cursos de gastronomia, além disso, sempre fui à cozinheira oficial da família, adoro cozinhar e receber meus familiares e amigos para apreciar uma comidinha caseira e feita com muito amor.

2. Você tem alguma dica de ouro para quem está começando a cozinhar? Tipo um segredinho especial de chef!

Primeira dica para quem está começando é não ter medo, o importante é começar com muito amor e capricho, uma boa opção é buscar receitas simples e tentar executar da melhor maneira possível, utilize sempre produtos frescos, selecionados e não processados, porque faz muita diferença, ser criativo também ajuda, principalmente para substituições e ousar nas combinações, sem medo de errar, o importante é gostar e se dedicar.

3. Conta pra gente: qual prato você ama de paixão cozinhar? Aquele que te faz ir até mais feliz pra cozinha!

Adoro cozinhar carnes em geral, em especial, o famoso rosbife com cogumelos acompanhado com trio de batatas, um dos pratos mais vendidos do aplicativo.

4 . O que você costuma cozinhar para a família e amigos?

Para os meus amigos e familiares, faço um pouco de tudo, muitas vezes eles experimentam em primeira mão minhas novas invenções e são eles que aprovam ou não. Cozinho muitas tortas, massas e arrisco com novas receitas. Adoro recebê-los e fazer pratos caseiros com meu toque especial!

5. Como é a sua rotina? Como é a dinâmica de trabalho para o Apptite? É muito diferente da dinâmica de um restaurante?

Sempre gostei de cozinhar sob encomenda. É muito diferente da rotina do restaurante, pois nunca sei qual será a encomenda e nem a frequência delas. Costumo comprar toda semana os ingredientes básicos do meu cardápio para o aplicativo e priorizo a comida fresca e feita na hora, à verdadeira comida caseira e alimentação saudável.

6. Comida caseira está fazendo o maior sucesso, não é!? Dos seus pratos, tem algum que é super pedido?

Sim, acredito que a comida caseira é sempre a melhor opção, a comidinha do dia a dia acaba sendo a mais saudável e mais prazerosa. Um dos pratos mais vendidos é o frango ao curry que faz o maior sucesso, um prato simples e delicioso.

Vou contar aqui em primeira mão a receita de família que todo mundo gosta.

 Frango ao Curry

 Ingredientes

700 gramas de peito de frango em cubinhos pequenos

1 cebola inteira picada (juliana)

3 dentes de alho

2 maçãs verdes em cubinhos sem casca

1colher de sopa de manteiga sem sal

2 colheres de sopa de curry

300 ml de leite de coco

2 colheres de sopa de azeite

1 colher de chá de sal

2 colheres de sopa de salsinha picada

Pimenta opcional

Modo de preparo

Colocar o azeite numa panela casserola e aquecer dourar o frango por uns 10 a 15 minutos. Retirar o frango e usar a mesma panela para dourar a cebola, depois o alho e colocar o frango dourado de volta na panela e deixar por alguns minutos, depois colocar o sal e a maça e mexer,caso não tenha soltado água colocar meio copo de agua e deixar por alguns 7 minutos. Colocar o curry e deixar ferver mais um pouco colocar o leite de coco cozinhar por mais 2 minutos e acertar sal e pimenta e adicionar a salsinha.Servir com arroz.

 Para saber mais sobre o aplicativo, acesse o site ou confira na Apple Store ou Google Play.

Recomendadas
Pela Web