Algas comestíveis: conheça algumas delas

Saiba mais sobre 7 algas comestíveis!

Você já deve ter experimentado alga comestível, principalmente se você for fã de comida japonesa. Mas você sabia que existem quase 50 tipos de algas comestíveis no mundo? Hoje vamos te mostrar 7 delas: confira como e por que devemos incluir essas algas comestíveis na nossa alimentação!

Conheça 7 tipos de algas comestíveis

Nori

A mais famosa das algas, a nori tem um alto valor nutritivo. Ela faz parte do grupo de algas vermelhas, mas no mercado a encontramos desidratadas, o que a deixa mais verdinha. Ela vem em folhas bem finas e secas, que facilita seu uso na cozinha. A nori não só pode ser utilizada em sushis e temakis, como também picada em saladas e sobre o arroz. Diferente das outras algas marinhas, ela ainda pode ser cultivada!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
algas comestíveis

Alga nori

Kombu

O kombu é uma alga bastante utilizada em várias partes do mundo. Seu aspecto é meio pardo e ela pode chegar a quase 2,5 m de altura! Vendida em tiras, pedaços de folha e até em pó, a Kombu possui uma grande quantidade de fósforo e cálcio. Na cozinha, a encontramos em sopas e caldos, massas, acompanhamento de sashimis e até como um aperitivo salgado.

alagas comestíveis

Alga Kombu

Ágar-ágar

Essa alga contém mais de 5 tipos de algas vermelhas, possui baixa caloria e é rica em vitaminas. Tem pouco sabor e uma alta capacidade de absorção, por isso é muito utilizada no lugar da gelatina. Ela é encontrada em forma de tiras ou em pó, e sua cor é meio esbranquiçada.

algas comestíveis

Alga ágar-ágar

Wakamé

Quer experimentar uma alga mas tem medo do sabor e da textura? Comece pela wakamé! Seu gosto mais adocicado e sua textura menos característica, ajudam os iniciantes dessa culinária. Possui um alto teor de cálcio e vitaminas e uma cor verde mais clara. Muito usado na famosa sopa de missô e em várias saladas.

algas comestíveis

Alga Wakamé

Hijiki

É uma alga com formato de espaguete, cor forte e sabor muito intenso. Seu maior destaque é possuir uma quantidade de cálcio mais de 10 vezes maior que o leite. Pode ser salpicada em qualquer prato, mas se você está começando a saborear algas agora, deixe a hijiki por último!

algas comestíveis

Alaga Hijiki

Dulse

Essa alga com a coloração vermelha-escuro, tem uma grande quantidade de minerais. Seu cozimento é muito rápido, mas ela pode ser consumida crua em saladas, sopas ou molhos. O grande atrativo da dulse é possuir 30 vezes mais potássio que a banana e 200 vezes mais ferro que a beterraba. Por isso, aposte nessa alga supernutritiva!

algas comestíveis

Alga Dulse

Alface-do-mar

Uma das poucas algas que têm um nome ocidental, a alface-do-mar pode ser consumida crua ou cozida. Ela é mais uma alga muito rica em proteínas e vitaminas, usada em saladas e sopas. Você a encontra em casas de produtos naturais ou orientais, na forma desidratada. Lembrando sempre que o sabor fresco e natural é mais suave que o da alga comestível desidratada!

algas comestíveis

Alface do mar

Recomendadas
Pela Web