Melhores receitas do MasterChef 2022: como fazer os pratos mais elogiados no programa

Impossível assistir ao Masterchef e não ter vontade de comer as delícias elaboradas pelos participantes, né? Não passe vontade e experimente as melhores receitas dos chefs amadores na sua casa

No MasterChef 2022, os chef amadores preparam cada comida mais gostosa do que a outra. Para quem está assistindo à nona temporada, todo prato bonito e elogiado que aparece no reality aumenta o apetite, não importa se é salgado ou doce. Para você não ficar babando assistindo o programa, aprenda como fazer as receitas do MasterChef 2022 que foram destaque em cada episódio da temporada.

MasterChef 2022: chefs Fogaça, Helena Rizzo e Jacquin e a apresentadora Ana Paula Padrão no cenário do reality

Você também pode fazer as melhores receitas do MasterChef 2022 na sua casa

Bolo indiano feito por Renato

No primeiro episódio do MasterChef 2022, os competidores precisaram fazer a receita afetiva de um dos adversários. Renato precisou se inspirar na receita de bolo indiano de Fernando, o chef confeiteiro da temporada. A receita tem três etapas: a massa do minibolo com especiarias, o creme inglês e o chantilly de baunilha e cumaru.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Bata 150g de manteiga sem sal e 1,5 xícara de açúcar até virar um creme. Na velocidade baixa, adicione 3 ovos. Quando estiver pastoso, acrescente 150 ml de leite e 300g de farinha de trigo. Intercale os dois e bote um pouco por vez para não perder o ponto da massa. Em seguida, coloque 1 colher (sopa) de fermento químico e 1 colher (chá) de essência de baunilha. Por último, use as especiarias. Na receita de Renato, foi usado uma pitada de noz-moscada, pimenta síria, cumaru e canela. Coloque a massa em formas de 10cm de diâmetro e asse por meia hora.

MasterChef 2022: participante Renato colocando especiarias no preparo do bolo

Faça como o Renato e capriche nas especiarias na massa do bolo e no creme inglês

Para o preparo do creme inglês, comece com um recipiente com 4 gemas e 80g de açúcar. Bata até virar creme. Em uma panela, aqueça 350 ml de leite até começar a ferver. Quando chegar nesse ponto, bote cerca de metade do leite no creme com gemas. A outra metade você volta para o fogão em temperatura baixa e adiciona uma pitada das mesmas especiarias (noz-moscada, pimenta síria, cumaru e canela), com cuidado para não talhar.

Por fim, faça o chantilly caseiro. Pegue a batedeira e bote 250ml de creme de leite gelado até ficar em ponto de bico. Coloque 3 colheres (sopa) de açúcar, 1/2 fava de baunilha, 1 colher (chá) de essência de baunilha e 1 pitada de cumaru. Para servir, pegue um prato mais fundo, bote o molho inglês embaixo, depois o bolinho e finalize com o chantilly.

Filhote com velouté de dashi e farofa panko da Lays

Na prova de farofas, os participantes precisaram destacar o uso de farinha em receitas. Dentre os preparos servidos para os jurados, o que mais se destacou foi o mosaico de filhote com velouté de dashi acompanhado por uma farofa de farinha panko da Lays. Comece com uma posta de filhote, tempere com sal e pimenta e empane em farinha de trigo. Reserve.

MasterChef 2022: participante Lays finalizando o prato de peixe com molho e farofa

O prato de Lays usa um óleo de salsinha sobre o molho amarelado para criar um contraste de cores

Em seguida vem o dashi, um caldo de origem japonesa. Prepare 500ml de caldo de legumes e esquente em uma panela sem ferver. Coloque 30g de alga kombu em pedacinhos, 3 colheres (sopa) de shitake desidratado, 1 colher (sopa) de camarão, 1 ramo de tomilho e 1 folha de louro. Deixe sem ferver por 40 minutos. Para o molho velouté, derreta 1 colher (sopa) de manteiga com 100g de farinha de ora-pro-nobis. Junte o caldo dashi, deixe engrossar e então adicione também 100ml de creme de leite fresco.

Para fazer a farofa, coloque 100g de farinha panko na frigideira. Em outra panela, doure 40g de bacon e depois bote junto ao panko. Repita o processo com 40g de shitake. Coloque temperos à gosto. Lays usou 1 colher (sopa) de cebolinha, 2 colheres (sopa) de manteiga, 1 colher (sopa) de suco de limão, 5 castanhas de caju e raspas de laranja.

E então chega a montagem! Frite o peixe, corte em fatias de 1 cm de espessura e coloque uma fatia em um prato fundo cercado pelo molho velouté de dashi. Faça um óleo de salsinha batendo 200ml de óleo com 1 maço de salsinha. Despeje fios do óleo esverdeado no molho para desenhar um mosaico. Finalize com uma pitada de flor de sal e brotinhos. Sirva a farofa em um recipiente à parte.

Pargo na folha de bananeira da Melina

Após errar na prova de filé mignon com molho do MasterChef, Melina disputou a dinâmica de eliminação e saiu por cima com um delicioso pargo na folha de bananeira com creme de milho e ervilha torta.

MasterChef 2022: mesa com invólucros naturais de folhas, como a folha de bananeira

A folha de bananeira é uma dás várias que podem ser usadas para envolver a comida durante o cozimento

Comece com o creme de milho de acompanhamento. Refogue 1 cebola com 4 colheres (sopa) de azeite e sal a gosto. Coloque 1 alho-poró cortado em pequenas rodelas com mais um pouco de sal. Bote pimenta-do-reino a gosto e refogue até a textura mudar. Acrescente 2 espigas de milho cozido. Para acertar no tempero, a dica é provar e acertar com mais sal e pimenta se necessário. Adicione 250ml de creme de leite fresco. Leve para o liquidificador e bata até ficar cremoso.

O próximo passo é cozinhar os legumes e cogumelos. Asse meia couve-flor com sal, pimenta e azeite até dourar. Em uma assadeira pequena, coloque 2 dentes de alho e cubra com azeite de oliva temperado com pitadas de sal e pimenta. Asse até murcharem. Em uma frigideira, refogue 2 cogumelos paris com azeite, sal e pimenta também até ficar dourado. Na mesma frigideira, cozinhe rapidamente 6 tomates-cereja.

Para o peixe, corte 2 postas de peixe pargo e tempere com sal e pimenta. Pegue a folha de bananeira e use um maçarico ou a chama do fogo para aquecê-la até ficar maleável. No centro da folha, bote a posta de peixe, cogumelos e o creme de milho. Enrole e cozinhe no vapor por 8 minutos. Em um prato raso, bote o peixe na folha em um lado. Do outro, bote 4 ervilhas-tortas e couve-flor. Finalize com rodelas de 1 pimenta dedo-de-moça, 2 pimentas biquinho e brotinhos para decorar.

Pudim de leite da Edleide

No episódio do leilão MasterChef 2022 que disputava as sobremesas que seriam preparadas, Edleide foi firme para conseguir o pudim de leite e teve que fazer o doce em 25 minutos. E não pense que fazer um pudim perfeito em poucos minutos é fácil! Alguns erros na hora de fazer pudim podem estragar a receita. Apesar disso, a participante surpreendeu com uma receita caseira incrível de um pudim sem furinhos.

MasterChef 2022: participante Edleide apresentando seu pudim de leite pra Fogaça, Helena Rizzo e Jacquin

Até um prato aparentemente simples como o pudim de leite pode tirar elogios melhores chefs de cozinha

Por ser feita em tão pouco tempo, a receita de pudim de leite é simples com apenas 5 ingredientes, mas seu sabor é digno de chefs profissionais. Em uma panela, caramelize 200g de açúcar e despeje nas laterais internas de uma forma com furo no meio. Reserve. Em um recipiente, bata 3 ovos, 1 lata de leite condensado e use a mesma lata para medir uma porção de leite integral (cerca de 400ml).

O truque para ficar bem lisinho é bater na mão com um fouet ou um garfo. Se utilizar o liquidificador ele tende a ficar aerado e com furinhos. Adicione ainda 1 colher (chá) de baunilha e misture mais um pouco. Coe a mistura para remover os gruminhos e coloque na forma caramelada. Use papel alumínio para cobrir e leve ao forno em banho-maria. Nesta receita rápida, a Edleide ligou o forno em 260ºC e assou o pudim por 15 minutos. Se você tiver mais tempo disponível, o recomendado é assar por uma hora e meia em 180ºC.

Bolo de milho cremoso com calda de goiabada do Renato

Na prova externa de festa junina com milho e mandioca, os participantes se dividiram em times para preparar um verdadeiro banquete. Renato liderou o time vermelho para a vitória com receitas com milho. O prato que ele preparou, o bolo de milho cremoso com calda de goiabada, foi um dos mais gostosos segundo os jurados.

MasterChef 2022: Melina, Renato e Jason no time vermelho com milho

O bolo de milho cremoso foi um dos destaques do saboroso Arraial do MasterChef 2022

Para preparar essa receita típica de comida de festa junina, comece pelo bolo de milho cremoso. Em um liquidificador, coloque 5 ovos, 2 colheres (sopa) de manteiga, 1 xícara de milho cozido, 1,5kg de flocão de milho, 1/2 xícara de trigo, ½ xícara de açúcar, 1 pitada de sal, 500ml de leite integral e 1 lata de leite condensado. Bata tudo de uma vez por cerca de quatro minutos. Adicione mais 1 colher (sopa) de fermento químico e ligue a batedeira por mais um minutinho.

Coloque a mistura em uma assadeira retangular untada e bote no forno preaquecido a 180ºC. Deixe por 30 minutos ou até assar. Fazer a calda de goiabada é bem fácil. Coloque 500g de goiabada em cubos em uma panela com 300ml de água, derreta no fogão e mexa até virar uma calda homogênea. Espere esfriar e despeje em cima do bolo inteiro ou faça como o Renato e sirva porções individuais do bolo cortado.

Ravioli de cacto da Lays

Já pensou em experimentar cacto? A planta repleta de espinhos é típica da caatinga brasileira e, por incrível que pareça, pode ser ingrediente de pratos saborosos. O cacto no MasterChef desafiou os participantes e a Lays se destacou como a melhor com um ravioli de cacto! Ficou curioso com essa receita? Confira o modo de preparo!

A Lays soube aproveitar o inusitado cacto para fazer uma receita deliciosa de ravioli com pétalas de cebola

Comece colocando uma cebola cortada ao meio dentro da água fervente com sal a gosto para amolecer as camadas. Com cuidado, solte as pétalas e corte seis delas com um aro. Em seguida, use um processador para triturar 100g de cogumelos e reserve. Depois é hora de preparar e temperar os cactos.

Refogue 1 cacto xique-xique com tomilho e alho a gosto em 30g de manteiga. Reserve e então refogue 1 alho-poró com 1 litro de caldo de legumes, 1 colher (sopa) de wakame e mais tomilho e alho a gosto. Adicione o cacto no caldo de legumes e bata a mistura até virar um molho.

Prepare um segundo molho usando 1 figo da índia, molho de ostra, sal e um pouco do gel do xique-xique. Para montar, pegue um prato fundo e coloque as pétalas de cebola e um cacto de palma doce cortado em cubos temperado com limão, sal e pimenta. Sirva com os molhos e temperos. Opcionalmente, pode adicionar coentro e manjericão para decorar.

Costela ao molho barbecue de framboesa com whisky de Jason e Fernando

Compartilhar e cozinhar tem tudo a ver. No sétimo episódio de reality, os chefs amadores dividiram o fogão e formaram duplas para preparar três pratos que pudessem ser compartilhados na mesa. Uma das receitas deveria obrigatoriamente usar costela suína com sabores marcantes. Destaques na prova, a dupla formada por Jason e Fernando prepararam uma costela ao molho barbecue de framboesa com whisky em 90 minutos.

Jason e Fernando sendo avaliados pelos jurados no MasterChef 2022

A receita de costela suína de Jason e Fernando tem o equilíbrio perfeito entre o doce e o apimentado que valoriza a carne

O segredo do tempero foi o dry hub, uma mistura de temperos secos para carnes que tem toques picantes e adocicados. Você vai precisar de 10g de cada um desses condimentos: sal, açúcar, pimenta caiena, pimenta-do-reino preta, canela em pó, páprica doce, páprica picante e coentro em grãos. Além disso, separe também 1 colher (chá) de gengibre ralado. Misture todos eles até ficarem homogêneos, espalhe por toda a costela suína, embrulhe no papel alumínio e asse por uma hora no forno a 180ºC.

Enquanto isso, faça o molho. Pegue uma panela e caramelize 200g de açúcar. Bote 1 cebola picada, 4 dentes de alho picado e 200ml de whisky. Flambe até o álcool evaporar. Depois bote 200g de framboesa, 10ml de fumaça líquida, 30ml de molho inglês, 30ml de shoyu, 1 lata de tomate pelado e suco de 1 laranja Bahia. Cozinhe tudo por cerca de 20 minutos e depois processe para o molho ficar uniforme.

Quando der uma hora de forno, retire a costela e abra o papel alumínio. Pincele o molho ao longo da costela e volte ao forno na mesma temperatura por mais 30 minutos. Depois é só servir! A costelinha com molho barbecue fica ainda melhor com outros pratos para dividir, como uma cebola empanada e um pão australiano.

Chanko nabe da Lays

Na prova de eliminação do episódio 8 do MasterChef 2022, os participantes precisaram fazer um prato de peso que era novidade para todos: o chanko nabe, uma comida japonesa servida para lutadores de sumô. Não existe uma receita exata, mas é um prato quente servido em uma panela de cerâmica bastante completo com sopa, proteína e todos os nutrientes que um lutador precisa. Lays, familiarizada com culinária japonesa, surpreendeu os jurados com sua versão do chanko nabe que você aprende como fazer agora.

Melhores receitas do MasterChef 2022: competidores nas bancadas com vários legumes e proteínas e lanternas vermelhas penduradas no teto

Prova de eliminação teve uma viagem para o Japão com tema de chanko nabe, um prato completo para lutadores de sumô

Comece pelo caldo dashi. Esquente 1 folha de alga kombu, 50g de wakame e 100g de flocos de bonito na água por 40 minutos em fogo médio. Controle o fogo para não ferver. Enquanto isso, prepare o omelete japonês. Bata 3 ovos com 1 colher (sopa) de açúcar e a mesma medida de hondashi.

Coloque uma camada fina da mistura de ovos na frigideira em fogo médio. Quando cozinhar, faça um rolinho e adicione mais da mistura na panela. Continue até acabar a massa. Entre as camadas, adicione pedaços de 1 folha de alga nori. No final, enrole o omelete em papel filme e deixe na geladeira por alguns minutos para endurecer um pouco.

Em seguida, é o momento dos legumes. Prepare 2 unidades de mini berinjela, grelhando na frigideira com 2 colheres (sopa) de missô e um pouco de água. Cozinhe até ficarem macias. Prepare 6 unidades de mini milho e um punhado de cogumelos em 1 colher (sopa) de manteiga e 2 colheres (sopa) de óleo de gergelim. Cozinhe 1 cenoura em 200ml de caldo de legumes. Coloque todos os legumes cozidos e o omelete fatiado na sopa. Finalize com 50ml de shoyu, 4 floretes de brócolis, massa de peixe fatiada, cebolinha e sal a gosto.

Robalo com tucupi preto, farofa e tomate de Fernanda e Mário

Para conquistar a única vaga da repescagem, os oito eliminados foram divididos em duplas para fazer o mesmo prato, idêntico no visual e no sabor, sem se verem, apenas se comunicando através de uma barreira. Fernanda, a primeira eliminada, e Mário, o último a sair até então, venceram ao fazer uma posta de robalo com molho de tucupi preto e farofa crocante com tomate confit. A apresentação dos pratos foi ligeiramente diferente, mas o gosto foi similar, saboroso e surpreendeu os jurados.

MasterChef 2022: participantes em bancadas separados por um muro, com Fernanda na esquerda e Mário na direita

Fernanda e Mário acertaram no prato com robalo, farofa e tomate só de conversarem através de um muro

Inicie o preparo pelo tomate confit, uma técnica de cozinhar em gordura em baixa temperatura. Em uma assadeira, coloque 150g de tomate-cereja com azeite, sal, tomilho, alecrim e pimenta-do-reino a gosto. Coloque no forno à 100ºC por 25 minutos. Para a farofa, refogue 6 dentes de alho, 1 cebola e 2 pimentas cumari. Quando os ingredientes dourarem, coloque 250g de farinha de bragança até ficar crocante e adicione 60g de coentro picado para completar.

O peixe é o protagonista do prato, mas também é o mais rápido de preparar. Corte 2 postas de robalo e deixe marinar em azeite, sal, pimenta e gotinhas de limão. Coloque em uma frigideira e leve ao fogo algo com azeite. Sele todos os lados por cerca de um minuto cada. Para o molho, use o caldo do peixe e adicione 100ml de caldo de tucupi preto. Peneire e reduza o líquido até ficar com consistência de molho. Monte o prato com o molho por baixo e o peixe, a farofa e o tomate lado a lado.

Cupcake de caramelo e cobertura de creme inglês de Edleide e Renato

No episódio de número 10 do reality de culinária, os chefs amadores viraram confeiteiros profissionais por um dia e precisaram trabalhar em equipe para fazer 150 cupcakes em duas horas e meia. Edleide e Renato ficaram responsáveis pela receita de cupcake de caramelo com cobertura de creme inglês com chocolate e finalizado com pistache e mirtilo!

MasterChef 2022 com a chef Edleide separando formas de cupcake

A receita de cupcake da Edleide e do Renato foi um dos dois sabores vencedores da rodada

Para reproduzir o doce nas suas festas, bata 700g de manteiga e 7 xícaras de açúcar até virar um creme. Adicione 14 ovos um a um e 2 colheres (sopa) de essência de baunilha. Quando estiverem incorporados, coloque 1,4kg de farinha de trigo com 60g de fermento químico e 800ml de leite de coco intercalados. Use um fouet para misturar a massa, depois bote nas forminhas e leve ao forno para assar.

Para o recheio, comece fazendo um caramelo com 2 xícaras de açúcar. Acrescente 200ml de creme de leite, 200ml de licor a sua escolha e 100g de manteiga. Deixe reduzir por 10 minutos e depois deixe esfriar. Com os cupcakes em temperatura ambiente, faça um buraco por cima da massa com um tubo ou colher, adicione o recheio e depois feche com a massa.

Para a cobertura de creme inglês, coloque 2 litros de leite e 400g de açúcar para ferver. Em outra tigela, bata 24 gemas, 400g de açúcar e 200g de farinha de trigo. Com cuidado e usando uma concha, passe o leite açucarado para a tigela. Leve essa mistura novamente ao fogo para engrossar. Coloque 200g de chocolate ao leite e outras 200g de chocolate 65% cacau até derreter. Bote 400ml de licor e 2 favas de baunilha para incrementar o sabor. Com saco de confeitar, adicione a cobertura e finalize o cupcake com pistache e mirtilo.

Bunny chow da Lays

Talvez você nunca tenha ouvido falar de bunny chow, mas sem dúvidas vai ficar com água na boca com essa receita. O bunny chow é um prato tradicional da África do Sul criado por indianos que trabalharam na região no século 19 que nada mais é do que um curry servido em um pão. Na prova de eliminação do MasterChef 2022, quem acertou no preparo inusitado e entregou a melhor comida foi a Lays.

MasterChef 2022: mesa do programa com várias versões do bunny chow

Um curry encorpado servido no pão crocante é a receita de sucesso do bunny chow

A receita de pão deve ter uma casca dura para segurar o recheio quente e cremoso. A Lays fez um preparo usando os seguintes ingredientes: 240g de água morna, 400g de farinha de trigo, 20g de açúcar, 8g de sal, 8g de fermento biológico seco e 60g de banha em pomada. Para fazer essa massa, bata todos os ingredientes exceto a banha por 10 minutos na batedeira com gancho. Depois adicione a banha e deixe na máquina por mais 5 minutos. Arrume a massa no formato desejado, deixe fermentar por 1 hora e depois asse a 200ºC por 35 minutos.

O curry é bem temperado, então comece tostando as especiarias em uma frigideira para acentuar o sabor. Use uma colher (sopa) de cominho, raiz de coentro, páprica, curry, cardamomo, cravo em pó, canela, semente de mostarda e garam massala. Em seguida, leve para o processador com 3 dentes de alho, gengibre na mesma proporção do alho e meia cebola. Quando virar uma pasta, reserve.

Faça uma infusão com 2 vidros de leite de coco, 50g de camarão seco, casca de 8 camarões e 1 alho amassado, coe a mistura e reserve. Em uma panela, refogue 100g de abóbora cabotiá com meia cebola e um pouco de água e cozinhe até amaciar o bastante para conseguir processar e transformar em purê. Misture o purê com a infusão de leite de coco, uma colherada generosa da pasta de curry e especiarias e 8 camarões sem casca até cozinhar. Pegue o pão, corte o topo para formar uma tigela, coloque o recheio e sirva.

Ceviche com crocante de milho roxo e leite de tigre feito pelo Jason

Para colocar as técnicas dos competidores à prova, o MasterChef 2022 recebeu Pía León, chef peruana eleita a melhor do mundo em 2021. Os chef amadores precisaram reproduzir a receita de ceviche peruano autoral da Pía, com técnicas complexas e sabores únicos. Jason foi o que mais acertou o preparo da vieira, dos cremes e do crocante roxo. Veja como fazer com ingredientes disponíveis no Brasil.

MasterChef 2022 com a chef peruana Pía León carregando um prato fundo com sua receita de ceviche

A renomada chef peruana Pía León trouxe um ceviche de sua autoria para os competidores replicarem

O crocante de milho roxo é o mais demorado, então deve ser feito primeiro. Dilua 50g de polvilho ou goma de tapioca e 5ml de corante de milho roxo na água, coloque no fogo até ficar grosso. Espalhe 50g dessa goma em uma forma com filme-plástico sem que fique muito fino ou muito grosso. Desidrate no forno a 150ºC por 30 minutos. Quando estiver bem seco, quebre e frite em óleo vegetal para fazer o crocante.

Pratos peruanos trabalham a acidez, que nesse ceviche é feito com leite de tigre. Esse caldo é feito processando ½ posta de peixe, uma cebola, um dente de alho, 5cm de aipo, suco de limão, 50ml de água, 25g de coentro e uma pitada de sal. Ervas como pimenta e gengibre são bem vindos. Peneire e adicione mais temperos se achar necessário.

A chef Pía León usou a kiwicha ou amaranto, um ingrediente da família da quinoa. Cozinhe 10g de amaranto com água e sal, peneire, frite em 50ml de óleo de urucum e reserve. Por último, prepare a espuma. Faça uma emulsão com 6 vieiras com 50ml de água e 50ml de óleo de abacate. Peneire e acrescente 1/2 limão e nata ou creme de leite até ficar com textura de maionese. Corrija o sabor com sal. Para virar espuma, use um sifão.

Com todos os preparos feitos, é hora de montar. Corte 4 vieiras em cubinhos do mesmo tamanho. Coloque no centro de uma tigela e cubra com leite de tigre. Bote gotas de espuma e algumas pitadas do amaranto espalhado por cima. Corte pequenos brotos de coentro para decorar e finalize com o crocante de milho roxo, que deve ser adicionado ao servir para não murchar com o líquido.

Bolo Charlotte da Melina

Charlotte é uma sobremesa tradicional da Europa que tem autoria disputada entre os franceses e os ingleses. Mas a receita é a mesma que os candidatos à eliminação do MasterChef 2022 precisaram fazer. O bolo Charlotte é uma sobremesa gelada com base de pão-de-ló, camadas cremosas de recheio, rodeado por biscoitos tipo champanhe e coberto com frutas. Agora que sabe o que é, veja como fazer a receita da Melina, vencedora da rodada.

MasterChef 2022 com a chef Helena Rizzo cortando uma fatia do bolo Charlotte em frente à Melina

O bolo Charlotte da Melina ficou bonito, bem estruturado e muito gostoso

Para a massa de pão-de-ló, separe gema e clara de 9 gemas. Bata as claras em neve e reserve. Em outro recipiente, bata as gemas com 300g de açúcar. Quando virar um creme, adicione 300g de farinha de trigo e as claras usando uma espátula. Coloque 1 colher (sopa) de fermento químico, misture um pouco e bote para assar a 180ºC.

Se quiser usar biscoito de champanhe caseiro, use a receita do savoiardi. Bata clara de 6 ovos com 60g de açúcar até virar merengue e reserve. Em outra tigela, misture as gemas com 100g de açúcar, depois adicione 160g de farinha de trigo e o merengue. Coloque a massa no saco de confeiteiro e faça tiras em cima de um tapete de silicone dentro da assadeira. Polvilhe açúcar cristal e asse a 180ºC até dourar.

Enquanto isso, prepare os cremes. Para a mousse, bata 375g de creme de leite até virar chantilly e reserve. Em outro pote, derreta 500g de chocolate branco e adicione 170g de creme de leite puro. Misture e junte o creme de leite batido. Para a geleia, coloque 300g de frutas vermelhas, 300g de açúcar, 1 maçã ralada e suco de 1/2 limão em fogo médio até ficar no ponto.

Para montar o bolo Charlotte, você vai precisar de uma calda para umedecer o bolo e buttercream para “colar” os biscoitos. A calda você prepara em 5 minutos ao misturar 250ml de espumante, 1/2 xícara de água e 1 xícara de açúcar em fogo médio. O buttercream é feito batendo 200g de manteiga e 200g de açúcar em velocidade alta até a mistura dobrar de tamanho.

Com tudo em mãos, comece a montagem. Pegue a primeira camada de bolo e umedeça com bastante calda. Espalhe uma camada inteira da mousse de chocolate e depois mais uma camada só com o contorno do bolo. Dentro, adicione a geleia. Bote mais uma camada de bolo molhada com a calda. Passe o buttercream nas laterais e cole os biscoitos. Por cima, finalize com mais geleia e frutas vermelhas para decorar. Amarre uma fita em volta para completar a apresentação.

Veja também:

6 erros de cozinha de principiante: veja se você faz algum desses

Temperos: um guia completo sobre ervas e especiarias para cozinhar e nunca mais errar

A volta do Jogo de Panelas no Mais Você tem jantar com peixe e camarão e tema havaiano

Recomendadas
Pela Web