MasterChef 2022: descubra as receitas deliciosas de farofa e bolo de rolo deste episódio bem brasileiro

Com farinha e frevo, participantes precisaram trabalhar em equipe com farinhas e depois correr contra o tempo para fazer um bolo de rolo

Pratos comuns podem ser os mais desafiadores até em competições de alto nível. Se no primeiro episódio do MasterChef 2022 os participantes precisaram se virar com receitas novas e carne de coelho, no segundo episódio foram as receitas tradicionais que trouxeram problema. Quer saber como foi? Confira no TudoGostoso as receitas, as reviravoltas e o eliminado deste episódio bem brasileiro.

MasterChef 02 bolo de rolo com Helena Rizzo, Jacquin e Fogaça

Prova de eliminação foi sobre receita que é Patrimônio Cultural Imaterial

Pratos com farofa pegam participantes de surpresa na primeira prova em grupo

Na primeira prova do dia, os chef amadores se depararam com uma mesa de farinhas diversas, desde as mais comuns como farinha de mandioca ou de linhaça até as mais inusitadas como farinha de ora-pro-nóbis e de jatobá. Enquanto a farinha é um ingrediente versátil e usado em pirão de peixe, mingau de fubá e cuscuz paulista, a prova teve um tema mais específico: farofa.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Divididos em trios, os participantes precisaram preparar três pratos livres com receitas de farofas doces ou salgadas. A maioria das equipes se dividiu e fez um prato cada um. No final, uma surpresa: não precisaram apresentar os três e sim tiveram que provar e decidir, entre si, um prato para representar o trio. Confiantes no próprio trabalho, algumas equipes tiveram discussões acaloradas em que cada um queria entregar o seu preparo.

A combinação mais comum dos participantes foi juntar a farofa com uma proteína, como carne ou peixe. A equipe rosa, com Lays, Bruno e Mitiko apresentou um ballotine de peixe ao molho velouté e uma farofa de farinha panko, castanha de caju, shitake, bacon, cebolinha e raspas de laranja. O preparo de Lays foi arriscado, mas elogiado pelos jurados por acertar no sabor, no ponto do peixe e na combinação, e eleito o vencedor como uma das melhores receitas do MasterChef 2022.

Na equipe roxa, o prato de Melina representou seu trio com Adílio e Genesca após discussões entre eles. O purê de grão de bico com farofa de mandioca com abóbora, alho-poró, couve-flor e couve tinha como princípio a utilização de partes dos alimentos que normalmente são descartados. Apesar da boa ideia, o chef Henrique Fogaça foi enfático: menos é mais. Por causa de erros na execução, o trio foi direto para a eliminação como o pior da noite.

MasterChef 02 Melina, Genesca e Adílio em trio

Equipe formada por Melina, Genesca e Adílio trocou farpas durante a prova

A equipe azul fez uma farofa de de calabresa, bacon e cenoura com carne e vinagrete de manga que não estava ruim, mas que foi julgado como simples demais e não se destacou. Como a segunda pior equipe, Daniel foi escolhido para participar direto da prova de eliminação, enquanto Edleide e Larissa duelaram para se salvar.

A prova de pressão colocou as duas para fazer macarrão al dente com acompanhamento em 20 minutos. Edleide se deu melhor com camarão ao pomodoro, já Larissa errou ao pegar creme de leite em vez de leite para seu molho branco e precisou enfrentar mais uma prova.

 

Prova de eliminação com receita que é Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco

O clima da eliminatória começou leve com uma apresentação de frevo para introduzir o tema: a reprodução de um clássico bolo de rolo de Recife. Melina, Adílio, Genesca, Daniel e Larissa enfrentaram um dilema logo de cara. No cesto com os ingredientes para a prova estava a manteiga.

A maioria dos competidores planejava fazer uma massa de pão de ló, que não leva o ingrediente. Para contornar, Adílio, Daniel e Larissa usaram um pouco da manteiga. Genesca, por outro lado, sequer abriu a embalagem. A única que não se enrolou foi a baiana Melina, que já tinha feito aula de bolo de rolo e sabia que a massa original levava manteiga. Por causa disso, mesmo que não tenha ficado tão uniforme na aparência, a sua receita foi a mais gostosa e escolhida a melhor.

Daniel foi outro destaque positivo com uma boa execução do preparo e uma massa uniforme. Adílio deixou a massa mais grossa no meio e mais fina na ponta, mas ainda era saborosa e se salvou. Larissa e Genesca foram as duas piores. No entanto, Genesca errou mais ao não botar manteiga, o que deixou a massa grudenta e ruim de enrolar, resultado em um doce com aparência e gosto ruins. Por isso ela foi a eliminada da semana.

Próximo episódio promete duelo e volta ao mundo na cozinha

Na semana que vem, o MasterChef pretende aumentar as intrigas com a primeira prova de duelos entre os 14 participantes restantes para preparar clássicos da cozinha mundial. Na prova de eliminação, a chef Helena Rizzo vai ensinar como usar invólucros naturais como folha de bananeira para preparar um prato que impressione os jurados.

Veja também:

Farofa de banana, ovo, bacon e até cuscuz: veja dicas para suas receitas darem certo

Pratos típicos de Pernambuco: confira 10 receitas

Recomendadas
Pela Web