Marshmallow, maria-mole e doce de mocotó é tudo igual? Aprenda a diferença entre esse doces fofos como nuvens

Apesar de serem fofos, deliciosos e bem parecidos na textura, marshmallow, maria-mole e doce de mocotó não são exatamente o mesmo doce. Descubra a diferença e aprenda a fazer!

Marshmallow, maria-mole e doce de mocotó são doces que marcam infância, agradam adultos e fazem parte de eventos como festas juninas, dia de São Cosme e Damião e festas de aniversário. É comum confundir os três e acreditar que são o mesmo doce com mais de um nome. Mas, na realidade, cada um deles tem um preparo distinto – todos igualmente saborosos. Descubra no TudoGostoso a diferença entre esses docinhos macios como nuvens e como fazer marshmallow, maria-mole e doce de mocotó.

Marshmallow branco em uma tigela branca e em volta da mesa

Macios, leves e açucarados, o marshmallow, a maria-mole e o doce de mocotó são similares, mas não iguais

As semelhanças entre marshmallow, maria-mole e doce de mocotó

Antes de diferenciarmos os doces, vale entender o que o marshmallow, a maria-mole e o doce de mocotó têm em comum a ponto de serem usados quase como sinônimos. Apesar de origens bem diferentes, os três preparos envolvem gelatina e açúcar, com ocasionalmente clara de ovo para ficar mais aerado.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Nos três preparos é a gelatina que dá a forma e a elasticidade, diferenciando da receita de marshmallow para cobertura de bolo que é mais líquida, por exemplo. O resultado são doces macios e com textura esponjosa, fáceis de comer e bem açucarados. É por causa da aparência, densidade e sabor similares que existe confusão entre os três e muitas pessoas acreditam que maria-mole e doce de mocotó são nomes regionais para o marshmallow de influência internacional.

As diferenças entre marshmallow, maria-mole e doce de mocotó

Para diferenciar marshmallow, maria-mole e doce de mocotó, o mais fácil é olhar para a receita de cada um. O marshmallow mais clássico leva açúcar, gelatina e glucose como o xarope de milho. Em alguns casos também pode levar clara de ovos ou goma arábica para ficar mais aerado. É um doce mais “grudento“, então é finalizado passado em amido de milho para evitar que colem uns nos outros.

A maria-mole é parecida, mas mais simples só com açúcar e gelatina. A diferença é que sua textura é menos pegajosa e grudenta. Além disso, é comum adicionar coco ao doce. Por fim, o doce de mocotó tem como adicional o mocotó bovino, rico em colágeno que age como a gelatina ou a goma na hora de criar aquela textura macia do doce que conhecemos.

Como fazer marshmallow?

Marshmallows coloridos em formatos de coração e flor saindo de um pote de vidro

O marshmallow é conhecido por ser vendido em várias cores e formatos diferentes e você pode fazer em casa

Para fazer marshmallow tradicional é necessário 30g de açúcar, 1/3 xícara de xarope de milho ou de glicose, 1/2 xícara de água, 40 gramas de gelatina (e água para dissolvê-la seguindo embalagem) e 1 pitada de sal. O xarope é usado para evitar que o açúcar cristalize. Além disso, após pronto é necessário passar o doce em uma mistura de 1 xícara de açúcar de confeiteiro e ½ xícara de amido de milho para desgrudar.

O processo de preparar marshmallow caseiro começa misturando açúcar, xarope e água e fervendo a mistura até ficar em ponto de bala. Depois é necessário colocar a mistura na batedeira junto com a gelatina já dissolvida e bater até ganhar forma. Adicione a pitada de sal e o sabor que desejar. Uma colher (chá) de essência de baunilha é o mais comum, mas é possível usar outros sabores ou mesmo uma gelatina com sabor.

Também é nessa etapa que se adiciona o corante para versões coloridas. Após misturado, o marshmallow deve ir para uma assadeira de bolo untada para descansar por seis horas. Por fim o doce é cortado em cubinhos e adicionado açúcar e amido para criar uma cobertura sequinha.

Como fazer maria-mole?

Três pedaços de maria-mole compridos em cima de um papel

A maria-mole é um doce típico de datas bem brasileiras como a festa junina e fica melhor coberto com coco ralado

A receita de maria-mole fácil pede menos ingredientes para facilitar o preparo em casa: 1 pacote de gelatina sem sabor, 3 xícaras de açúcar, 1 xícara de água fervente e 100 gramas de coco ralado. O primeiro passo é dissolver a gelatina com 1/2 xícara de água fria na tigela da batedeira. Depois entram o açúcar e a água quente que devem ser misturados até ficar em ponto de merengue. Se quiser deixar com mais gosto de coco, adicione essência de coco nesta etapa.

No tabuleiro, unte com manteiga ou margarina e parte do coco ralado. Despeje a massa e deixe na geladeira por pelo menos meia hora. Desenforme, corte e passe no resto do coco ralado e estará pronto para servir. Se preferir o formato mais nostálgico da maria-mole, use um saco de confeiteiro com bico de pitanga ou estrela para fazer o desenho no tamanho que preferir.

Como fazer doce de mocotó?

Doce de mocotó em retângulos branco e rosa em um pote de barro

A receita do doce de mocotó tradicional pode causar estranhamento, mas o resultado é uma gostosura irresitível

O doce de mocotó, ou geleia de mocotó, é um doce que tradicionalmente usa o mocotó, uma mistura de partes das patas e bucho do boi ricos em colágeno que também é usado no mocotó completo e salgado e na geleia de mocotó. Ele substitui a gelatina que também é feita a partir de colágeno animal. O resultado é um doce caseiro mais amarronzado do que o doce com camadas branca e rosa, já que a maioria dos doces de mocotó industrializados hoje em dia são na realidade um tipo de marshmallow de morango.

A receita caseira é feita com uma peça de mocotó, 4 ovos, 1 litro de leite, 700 gramas de açúcar e canela para dar sabor. O processo começa cozinhando uma peça de mocotó limpa na panela de pressão até soltar do osso. Depois ele é batido com leite até dissolver bem. Leve ao fogão com açúcar e sabor de preferência. Pode adicionar corante se quiser. Em seguida, adicione os ovos batidos junto e misture até encorpar, reserve em um recipiente com plástico filme e deixe na geladeira até firmar.

Veja também:

Faça renda extra com Festa Junina: ganhe dinheiro com receitas típicas

Receitas com suspiro para devorar suspirando de tão gostosas

Como fazer gelatina em 10 receitas de sobremesas deliciosas

Recomendadas
Pela Web