Manteiga com sal ou manteiga sem sal faz diferença na receita? Saiba quando usar cada uma delas na culinária

Nunca mais fique com dúvida sobre qual manteiga usar no dia a dia e prepare receitas deliciosas e amanteigadas

Como escolher entre manteiga com sal e manteiga sem sal? Quando uma receita pede o ingrediente sem especificar é comum ter dúvida entre qual usar. Mas, afinal, faz diferença na receita usar uma no lugar da outra ou pode usar a que tiver na geladeira para qualquer receita? Para saber a resposta para esta e mais perguntas sobre o assunto, descubra no TudoGostoso quando usar a manteiga com sal e quando usar a manteiga sem sal.

manteiga com sal ou sem sal: mesa azul com tábua de madeira e uma manteiga cortada em cima

Apesar de serem praticamente iguais, a manteiga com sal e a manteiga sem sal tem usos diferentes na cozinha

Quais as características da manteiga com sal e da manteiga sem sal?

A diferença mais óbvia entre as duas é que a primeira contém sal na fórmula. Mas o que isso significa na prática? As duas manteigas são feitas com nata ou creme de leite pasteurizados. No final do preparo, a manteiga com sal leva o aditivo do sal. A manteiga sem sal, por ter menos sódio, é melhor para a nossa saúde. N entanto, o sal é um conservante natural, o que faz com que a manteiga com sal tenha uma durabilidade maior.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Quando usar a manteiga com sal?

A manteiga com sal não é muito recomendada para receitas tanto doces quanto salgadas. O primeiro motivo é a quantidade de sal que tende a variar dependendo da marca e pode comprometer o sabor do seu prato. O segundo motivo é a maior concentração de água do produto, que pode passar de 10%. Essa diferença na composição pode atrapalhar no crescimento de massas assadas como bolos e biscoitos.

Por outro lado, a manteiga com sal é excelente para passar em pães, torradas e bolos na hora de comer. O sal dá aquele gostinho mais acentuado que fica uma delícia nesses lanches. Um pão na chapa com manteiga e uma xícara de café quente é uma maneira simples e saborosa de começar o dia.

manteiga com sal ou sem sal: fatias de pão cortadas e empilhadas com uma dela com manteiga em cima

A manteiga com sal é perfeita para passar no pão

Quando usar a manteiga sem sal?

A manteiga sem sal é a mais recomendada para preparo de receitas tanto doces quanto salgadas. Ela é mais suave e mais fácil de controlar o sabor e a influência na comida. Receitas de biscoito, de bolo, de pão e de massas em geral têm mais chance de sucesso com esse produto.

A manteiga sem sal também é fundamental na confeitaria no caso do buttercream, uma cobertura clássica de bolos e cupcakes que junta açúcar e manteiga sem sal. E não é porque não tem sal que serve apenas para doces. Qualquer receita que peça manteiga funciona com a versão sem sal. Por isso ela é mais versátil na gastronomia.

Quando dá para usar tanto a manteiga sem sal quanto a manteiga com sal?

Nem sempre você precisa escolher entre uma e outra. Em certos casos, as duas servem. Na hora de untar uma frigideira sem usar óleo, manteiga com ou sem sal não faz muita diferença. Assim dá para preparar um ovo frito ou uma panqueca de carne moída sem grudar mesmo sem ter uma panela antiaderente.

Mas e quando a receita pede manteiga sem sal, mas você só tem a manteiga com sal, não tem jeito? Não se preocupe que não é o fim do mundo! Apesar de ser menos indicado, existem vários pratos que permitem a troca. Quando uma receita lista “manteiga” e “uma pitada de sal” na lista de ingredientes, você pode usar a manteiga com sal e dispensar o sal à parte.

Pratos salgados como massas e carnes que usam algum molho de manteiga com ervas finas dão bem certo assim. Até alguns bolos, tortas e receitas doces que usam dessa pitada de sal permitem a troca.

Receitas amanteigadas para experimentar

Biscoito amanteigado

Use a manteiga sem sal para fazer biscoitinhos caseiros e deliciosos. Você pode fazer simples só com açúcar ou acrescentar mais sabor e preparar um biscoito goiabinha tradicional ou um biscoito amanteigado de chocolate com canela.

Quiche de queijo

A massa da quiche pode levar manteiga sem sal ou com sal e isso vale para outros recheios e para tortas salgadas em geral.

manteiga com sal ou sem sal: prato branco com uma fatia de quiche de queijo

A massa da quiche de queijo é amanteigada e vale usar até a manteiga com sal

Bolo amanteigado

A massa de bolo amanteigado é simples, fofinha e perfeita para fazer encher de cobertura de chocolate ou para confeitar bolo bem colorido, tanto como bolo de aniversário quanto como bentô cake.

Macarrão na manteiga

Para fazer um macarrão rápido em casa, aposte na manteiga derretida e temperada que não tem erro!

Veja mais:

Atenção! Armazenar manteiga, requeijão e outros laticínios de forma errada afeta a sua saúde

Óleo, azeite e manteiga: saiba quando usar cada um

Recomendadas
Pela Web