Licor nos doces: 20 opções de receita com licor para inovar na sobremesa

O licor não é apenas uma boa bebida para beber após as refeições, ele pode ser também um ingrediente incrível de receitas de doces

Dizem que a melhor hora para tomar licor é depois das refeições. As bebidas mais tradicionais feitas com ervas têm efeitos digestivos ideais para após um almoço ou jantar mais pesado. Mas mesmo aquele licor de chocolate ou de frutas cai bem nessas horas por causa do sabor doce que combina com sobremesas. Na verdade, combina tão bem que o licor é um excelente ingrediente de doces para dar aquele toque especial. Confira no TudoGostoso como fazer doces incríveis usando receitas com licor!

Licor: bombons de chocolate enfileirados com um por cima mordido e saindo licor

Licor e doces tem tudo a ver, principalmente com chocolate na equação

Como fazer licor para beber ou usar em receitas

O licor pode ser feito por vários métodos, como infusão, maceração, destilação com água ou destilação com álcool, e ter vários sabores que vão de raízes e flores até frutas e chocolate. O resultado é um composto de álcool, açúcar e xarope do sabor em questão, que deve ficar maturando por pelo menos um mês.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Para fazer em casa, o método mais fácil é juntar um extrato do sabor que deseja com açúcar e uma bebida como conhaque, rum, whisky, cachaça ou vodka. Com essa mistura simples de três ingredientes você consegue preparar licor de jabuticaba, licor de abacaxi e licor de maracujá. Se quiser elaborar um pouco mais, é possível adicionar leite condensado para fazer um licor de café ou um licor de chocolate cremoso. E com essa mesma técnica ainda é possível fazer licor tipo Amarula em casa.

Receitas de sobremesas com licor para experimentar em casa

Tiramisù

O tiramisù é uma sobremesa italiana que tem camadas de biscoito tipo champanhe molhados no café. Nesta receita o licor de café aparece em adição ao café sem açúcar.

Licor: quadrado de tiramisu em um prato redondo

O tiramisù é uma receita clássica e sofisticada italiana, então o licor não é um elemento que surpreende

Creme de papaia com licor de cassis

Esta receita com licor é uma das mais simples e também que também leva um sabor mais acentuado do álcool com apenas três ingredientes: mamão, sorvete de creme e licor de cassis.

Brigadeiro com licor

O brigadeiro é uma receita que todo brasileiro conhece bem, e basta adicionar um pouco de licor de sua preferência para ter uma experiência nova com o doce. O licor de chocolate e o licor de cereja são as nossas indicações para esta receita.

Bolo simples de chocolate com licor Amarula

O bolo é simples, mas o sabor é único. A Amarula vai tanto na massa quanto na cobertura, garantindo ainda mais sabor.

Creme de chocolate ao licor e nozes

Esta receita é para os fãs de chocolate! Com pó para pudim de chocolate, achocolatado em pó, chocolate meio amargo e licor de cacau ou de chocolate, dá para imaginar o resultado desta delícia bem chocolatuda.

Bolo de fubá com licor de cassis

Não faltam receitas de bolo de fubá deliciosas por aí. Mas este preparo com licor de cassis vai deixar seu café da manhã ou da tarde ainda melhor.

Licor: bolo de fubá redondo em um prato marrom

O licor de cassis dá um toque especial a esse bolo que tem a cara das tardes brasileiras com café

Fondue de chocolate

Para fazer fondue de chocolate é importante usar uma dose de bebida alcoólica, e nada mais digno do que aproveitar para adicionar a Amarula nesta sobremesa sofisticada.

Banana flambada com sorvete

Em vez de usar o conhaque, experimente usar um licor para flambar a banana e deixá-la com sabor mais frutado.

Bolo de laranja e canela com licor de laranja

Pode usar um licor de laranja caseiro na receita clássica de bolo de laranja sem medo que você não vai se arrepender.

Pavê tridelícia

Esta receita de pavê não tem esse nome à toa. Ele tem três camadas com creme de leite e chocolate em proporções diferentes que deixam uma cor bonita e um sabor incrível, ainda mais por ter um biscoito tipo champanhe banhado em licor de cacau. Se preferir outra receita, você pode fazer um pavê de morango também com licor.

Pudim de feijão branco

Um pudim de feijão branco pode causar estranheza à primeira vista, mas basta dar uma mordida para mudar de ideia. Principalmente por causa da calda de licor de cacau.

Cheesecake com geleia de amora e licor de uva

Existem várias maneiras de como fazer cheescake, com queijos diferentes e coberturas únicas. Nesta receita, a calda é feita com geleia de amora e licor de uva que dão um bom contraste de doce e azedo.

Trufas de ameixas

As receitas de trufas ficam ótimas recheadas com licor. Neste caso, a ameixa e o licor se unem para fazer uma trufa deliciosa como você nunca viu.

Torta alemã

Apesar de existirem diferenças entre a torta alemã e a torta holandesa, algo em comum entre elas é a possibilidade de usar licor na receita, como você pode ver também nesta receita de torta holandesa.

Mousse de chocolate alpino

A sua mousse de chocolate pode ficar mais gostosa com um pouco de licor de laranja para quebrar o doce da sobremesa.

Bolo fofinho de chocolate com cobertura cremosa

Com uma massa superfofa, esta receita de bolo de chocolate absorve bem a cobertura de achocolatado com licor de cacau.

Licor: três pedaços de bolo de chocolate com calda caindo por cima

Esse bolo macio de chocolate com uma calda cremosa com licor deixa com água na boca só de olhar

Bombom de leite em pó com recheio trufado

Bombom e licor também combinam muito bem. Uma dica de como fazer bombom diferente é usar o recheio trufado com licor em vez de colocar a bebida sozinha no interior.

Bolo de passas

Este bolo usa o licor Beirão, uma bebida portuguesa que mistura várias ervas e condimentos aromáticos. Um bom substituto para a receita é usar um licor de menta.

Pudim de leite condensado com chocolate

O pudim de leite condensado já é uma delícia na receita tradicional. Mas, para inovar na cozinha, que tal juntar chocolate e licor de cacau na mistura? Não tem como resistir a uma combinação dessas.

Sobremesa de morango

Esta sobremesa cremosa com morango fica mais sofisticada ao molhar os biscoitos em um licor de morango.

Veja também:

Como fazer coquetel de frutas: dicas e receitas com e sem álcool para seu bar em casa

Drinks com gin: servir gin tônica em casa é fácil e sabor aromático surpreende os amigos

Como harmonizar vinho tinto, branco e rosé: descubra qual combina melhor com cada alimento

Recomendadas
Pela Web