Leite azedo: como aproveitá-lo em 5 receitas cheias de sabor

5 receitas que vão te provar que dá para reaproveitar o leite azedo de formas bem saborosas!

Faça o clássico pudim com o leite azedo.

Ainda mais prático: aproveite o leite azedo para fazer um delicioso pudim!

Se você olhava torto para aquele leite que azedou, viemos aqui te trazer novas e boas perspectivas — além de saborosíssimas. Apesar de muitos acharem que o leite azedo deve ir direto para o lixo, viemos aqui defender a causa de que desperdício na cozinha não tem vez, e que esse é apenas um dos ingredientes da listinha de alimentos que se transformam em receitas fantásticas quando reaproveitados.

Leite azedo X leite estragado

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Antes de tudo, vale ressaltar que leite azedo é uma coisa, leite estragado é outra. O leite pode ficar azedo pelo tempo que ficou na geladeira ou até mesmo se o leite fresco foi misturado com uma substância ácida, tal como limão ou vinagre. Mas se o leite ficou exposto a uma fonte de calor por muito tempo, é sinal de que ele estragou. Sendo assim, o melhor a se fazer é descartá-lo para evitar uma possível contaminação.

Reaproveite o leite azedo para fazer deliciosos bolos.

Substitua o iogurte por leite azedo e garanta um bolo saborosíssimo — e sem gosto de azedo!

Enfim, chega de conversa: separamos 5 receitas que se tornam ainda mais especiais e deliciosas com a adição do leite azedo. Vem ver que maravilha!

Bolo de iogurte

Para quem curte um bom bolinho saboroso e macio para embalar os cafés, o bolo feito com leite azedo não decepciona. Na receita de bolo de iogurte, basta você substituir este ingrediente pelo leite que está azedo — e tudo isso utilizando a mesma quantidade. Com a adição de coco e uma cobertura de leite condensado e chocolate amargo, esse bolo fica um espetáculo! Ah, e claro, sem nenhum gostinho de azedo.

Aqui, você pode conferir a magnífica receita de Bolo de iogurte ou leite azedo.

Os fãs de broa também não ficam de fora dessa e podem se deliciar com a receita de Broa de fubá com leite azedo.

Pudim

O clássico pudim nunca vai perder o posto de uma das nossas sobremesas favoritas. E se você pensava que ela não podia ficar mais prática, enganou-se! O coco ralado e o leite condensado contribuem para deixar esta receita ainda mais gostosa, garantindo muito sabor, e o melhor de tudo: sem desperdícios.

Confira como é fácil preparar e se deliciar com a receita de Pudim de leite azedo.

Faça a ricota a partir do leite azedo e adicione temperos naturais de sua preferência.

Uma ricota preparada com temperos naturais sempre cai bem!

Doce de leite talhado

Como não se apaixonar por um saboroso doce de leite talhado? Pois é, esta receita é de arrebatar corações pela sua praticidade e gostosura. O TudoGostoso, inclusive, já fez uma matéria te ensinando o passo a passo para fazer esta sobremesa deliciosa. Consumido puro ou combinado com outras receitas, você vai querer um docinho desse sempre!

Saiba mais sobre a deliciosa receita de Doce de leite talhado.

Ricota

Que tal uma ricota para fazer um belo e saboroso par com o doce de leite feito acima? Pois é, fazer ricota é mais simples do que você imagina, pois ela é o próprio leite azedo (ou o leite fresco que azedou pela adição de limão ou vinagre) depois de algumas etapas. E o processo é bem simples, garantindo uma ricota caseira levinha, suave e saborosa, que você poderá incluir em diversos outros pratos!

Aprenda a fazer a receita de Ricota caseira ou, se preferir, dê uma olhadinha nesta outra receita de Ricota — lembrando de que não será necessário “azedar” o leite, pois ele já está azedo.

Faça um cheesecake maravilhoso a partir do leite azedo!

Reaproveite o leite azedo e faça um cheesecake digno de elogios!

Cheesecake

Pensou que a substituição de ingredientes por leite azedo se resumiria apenas aos bolos? As tortas também entram nesta festa — o cheesecake, mais especificamente. Esta maravilha de receita pode ter seu creme de leite trocado pelo leite azedo, garantindo um resultado tão bom quanto! Muito utilizado nos cheesecakes americanos, anote esta receita, pois ela vai ser puro sabor!

Confira a receita maravilhosa de Cheesecake (New York) ou a receita saborosíssima de Cheesecake americano.

E aí, gostou das dicas? Depois conta pra gente como você reaproveita o leite azedo!

Recomendadas
Pela Web