Francesinha: como fazer esse sanduíche delicioso

Francesinha: já experimentou esse sanduíche típico de Portugal? Venha conferir a receita desse lanche cheio de ingredientes deliciosos!

Francesinha é o nome dado a um sanduíche criado em Porto, cidade de Portugal. Se você é fã de um sanduíche supercaprichado, você vai se surpreender com esse lanche. Contando com ingredientes como queijo (muito queijo), bife bovino e linguiça e finalizado com ovo frito, o diferencial da francesinha fica por conta de um molho levemente picante que deixa tudo ainda mais irresistível! Deu água na boca? Então vem enfiar o pé na jaca com essa receita deliciosa de francesinha:

Francesinha partida ao meio

Francesinha partido ao meio servida com uma porção de batatas fritas e cerveja

Ingredientes da francesinha

Sanduíche

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

2 fatias de pão de forma
1 linguiça cortada em pedaços no sentido do comprimento
1 salsicha cortada na horizontal
1 bife bovino feito na frigideira
1 fatia de presunto
4 fatias de queijo
1 ovo frito (procure deixar a gema mole)
sal e pimenta-do-reino a gosto

Molho

4 colheres (sopa) de extrato de tomate
200 ml de leite
330 ml de cerveja
2 colheres (sopa) de margarina
4 colheres (sopa) de maisena
2 cubos de caldo de carne
2 cálices de vinho do Porto
2 folhas de louro
sal e pimenta calabresa a gosto
molho piri-piri a gosto (opcional e você pode ver a receita dele no TudoGostoso)

Francesinha acompanhada de batatas fritas

Francesinha servido com batatas fritas

Modo de preparo

Molho

Em uma panela, com o fogo ainda apagado, coloque o leite e dissolva a maisena. Em seguida, em fogo médio, acrescente o restante dos ingredientes e vá mexendo de vez em quando até o molho adquirir consistência.

Assim que o molho engrossar, retire as folhas de louro e leve o molho ao liquidificador para garantir que esteja tudo bem misturado e batido! Em seguida, reserve o molho.

Sanduíche

Em uma frigideira, coloque um fio de óleo e frite a linguiça, a salsicha e o bife até que estejam dourados nos dois lados. Ah, e não esqueça de temperá-los com sal e pimenta-do-reino a gosto.

Com tudo frito, hora de montar o sanduíche! Dê uma leve torrada nas fatias de pão de forma e, sobre uma fatia de pão, coloque o presunto, a linguiça, o bife e a salsicha. Em seguida, feche o sanduíche com a outra fatia de pão.

Com o sanduíche montado, disponha as fatias de queijo por cima, cobrindo-o por completo. Agora, leve o sanduíche ao forno preaquecido a 200º C até o queijo derreter.

Assim que o queijo derreter, retire o sanduíche do forno, despeje sobre ele o molho da francesinha ainda quente e finalize colocando um ovo frito por cima. Tcharam: prontíssimo para ser devorado!

E aí, gostou desse sanduíche diferente? Convenhamos: é um lanche e tanto, né? A receita é comumente servida com batatas fritas — e claro, uma cervejinha gelada também vai cair superbem!

Francesinha acompanhada de batatas fritas e cerveja

Francesinha servido com batatas fritas e cerveja

Recomendadas
Pela Web