Gin: confira drinks deliciosos com a bebida queridinha do momento

A Ana Mosquera vai te contar mais no blog do TudoGostoso sobre deliciosos drinks com gin: dry martini, negroni, caju amigo e gin tônica.

Uma das bebidas mais antigas da história da humanidade, originalmente criada na Holanda para fins medicinais, o gin se popularizou na Inglaterra, fez sucesso na década de 1980 e, nos últimos anos, vem preenchendo com tudo as principais coqueteleiras do Brasil. Além da versão “on the rocks”, a bebida aromática compõe dos suaves aos mais poderosos drinks. À base de cereais, e posteriormente infusionada em zimbro (às vezes até mais especiarias), o destilado se tornou protagonista na carta de bares, restaurantes e até mesmo tomou conta das casas brasileiras. Que tal reproduzir alguns coquetéis? Confira a seguir alguns drinks deliciosos com gin!

drinks com gin

Dry martini: saiba mais sobre esse e outros drinks com gin

3 drinks com gin, a bebida queridinha do momento

Dry Martini

Entre os coquetéis mais tradicionais com gin, não se pode deixar de citar o Dry Martini, famoso parceiro do agente secreto mais amado da ficção, James Bond. O clássico leva gin e vermute, misturados em recipiente bem gelado, servido imediatamente em taça V, podendo ser acrescido de twist de limão ou azeitona verde no palito. O detalhe mais importante é que o drink deve ser mexido, e só é preparado em outro copo para que o líquido entre em contato com o gelo e chegue em temperatura baixa o suficiente à taça em que será servido. Mas há controvérsias: James Bond, por exemplo, queria a bebida sempre batida. Quanto à proporção das bebidas alcoólicas também, há quem diga que deve ser a mesma, outros apenas borrifam o vermute no copo. E você, gosta como?

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
bebidas com gin

Negroni: feito com vermute, Campari, água com gás e gin

Negroni

Influenciado pelo coquetel conhecido como Americano — que paradoxalmente tem sua origem no país da bota, a Itália — o Negroni leva, além de vermute, Campari e água com gás e, claro, nosso tão amado gin. Além dos destilados, rodelas de laranja e gelo compõem o drink de sabor marcante. Esse é para os fortes!

Caju amigo (com gin sim, por quê não?)

Feito com o (pseudo)  fruto típico das terras nordestinas, o caju amigo nasceu mesmo foi em São Paulo, criado em 1974 pelo bartender Guilhermino Ribeiro dos Santos, no Bar Pandoro. O original leva suco de caju em calda e concentrado da fruta, açúcar, vodca e gelo. Ainda na capital, o destilado russo foi aos poucos substituído por outros alcoólicos. No Paribar, em São Paulo, você pode provar essa maravilha com gin, pelas mãos da galera do Bar One Coquetelaria.

drinks com gin

Gin tônica: um drink refrescante e delicioso

Gin tônica

Por último, mas não menos importante, ele: o gin tônica. Criado na Índia, no período da dominação inglesa, era utilizado no combate à malária, por conta do quinino presente na bebida amarga gaseificada. Para dar ainda mais personalidade ao mais tradicional dos coquetéis feitos com a bebida de origem holandesa, a dica é abusar de especiarias e frutas para inovar. Para aromatizar esse clássico, abuse da criatividade com pepino, canela, alecrim, limão, anis estrelado, framboesa, casca de laranja, gengibre e até mesmo com o próprio zimbro, ressaltando ainda mais o sabor original dessa bebida tão emblemática.

Recomendadas
Pela Web