Diferentes tipos de batatas e receitas

Venha conhecer mais sobre os tipos de batata e quais caem melhor na receita que você deseja fazer!

Cada tipo de batata pode deixar uma receita mais deliciosa.

A variedade de batatas podem contribuir para deixar as suas receitas ainda mais saborosas!

A batata é um daqueles ingredientes básicos que é sempre bom ter na sua cozinha. Porém, apesar de ser prática, gostosa e versátil, muita gente já pode ter ficado com um ponto de interrogação na hora de ir ao supermercado e se deparar com vários tipos de batata.

Pois é, as batatas não se resumem apenas à tradicional batata-inglesa. Existe uma grande variedade que se diferencia não só no visual e formato, como também no sabor, influenciando no resultado final da receita. Por isso, se você quer saber como escolher a batata certa para deixar seu prato espetacular, confira a seguir:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Batata-inglesa

Como já dito, é uma das batatas mais consumidas pelos brasileiros. Rica em minerais e vitaminas, principalmente vitamina C, a batata- inglesa é considerada menos calórica se comparada à batata-doce e baroa. Porém ela é composta grande parte por carboidratos, sendo recomendável comer com moderação, ok?

Na hora de prepará-la, inspire-se nesses diferentes cortes e preparos da batata para uma refeição completa!

Batata-doce

Boa para fazer receitas doces e salgadas, a batata-doce é rica em vitamina A, além de ter outros benefícios para a saúde, como o TudoGostoso já te mostrou.

Com um formato alongado e sabor adocicado, ela rende receitas saborosas, com opções que vão desde as massas a bolos e petiscos. Por isso, não deixe de conferir essas 10 receitas com batata-doce!

Batata-baroa

Também conhecida como mandioquinha, a batata-baroa possui um formato comprido e fino e coloração amarela. Além de ser conhecida pelo seu sabor marcante e menos adocicado (tal como a batata-doce), a batata-baroa contém diversos benefícios para a saúde — dentre eles, o fato de ser uma forte aliada na boa digestão e ter ação anti-inflamatória.

Nos pratos, receitas como purê de mandioquinha, escondidinho de batata-baroa, nhoque de batata-baroa à bolonhesa e até mesmo sopas e caldos de mandioquinha fazem com que essa batata se torne ainda mais saborosa!

O caldo de mandioquinha também fica delicioso com a batata baroa.

A batata baroa pode render um delicioso caldo de manquioquinha — nome pela qual também é conhecida!

Batata asterix

Se você já viu uma batata em formato oval com uma casca bem vermelha, quase lembrando um rosa, você já se deparou com a batata asterix.

Fonte de minerais e vitamina C, a asterix é conhecida por conter menos água e mais amido, perfeita para quem quer fazer purê de batata, nhoques de batata, batata rosti ou fritas.

Batata yacon

De todas as batatas, ela é a menos calórica de todas. Chegando a lembrar a batata-doce, trata-se de uma batata com casca marrom e uma polpa alaranjada, marcada por um sabor mais adocicado e delicado. Além disso, a batata yacon é aliada na luta contra a diabetes por conter propriedades que ajudam a controlar a taxa de glicose no sangue.

Para inclui-la nas receitas, você pode consumi-la cozida ou crua, cortada em pedaços nas saladas.

Deixe seus pratos mais gostosos e bonitos com todo sabor e cores da batata doce.

Cheia de cores e benefícios, a batata doce pode compor pratos cheios de sabor que vão dos doces aos salgados.

Recomendadas
Pela Web