Diferenças entre polenta e angu com receitas

Sabe a diferença entre polenta e angu? Vem conferir com a gente!

Na correria do dia a dia, todo mundo está em busca de receitas rápidas e práticas. Com tanta pressa, as receitas mais elaboradas, com cara de comida de vovó vão ficando de lado. Mas hoje o cardápio está caprichado, com jeito de comida gostosa de domingo. Vem que (não) tem caroço nesse angu!

shutterstock_531377623

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Há quem ame, há quem odeie e há ainda quem confunda polenta com angu. A diferença é importante, mas muito sutil, gerando dúvida até em quem tem anos de experiência na cozinha. Mas calma, vamos explicar tudinho e ainda te dar ideias de preparo e receitas deliciosas para você nunca mais torcer o nariz para essas delícias. Confira!

Polenta

Um delicioso prato de origem italiana, a polenta é uma espécie de mingau preparado com farinha de milho, água e sal. Para não formar grumos, a farinha deve ser despejada aos poucos até atingir a consistência correta, de um mingau bem espesso. A polenta pode ser preparada de diversas maneiras: cortada em tiras e frita em óleo bem quente após congelada; cremosa com molho de carne e até na panela de pressão.

Angu

Já o angu, apesar de semelhante à prima italiana polenta, é um prato brasileiríssimo, mais precisamente originário de Minas Gerais. Ele é preparado com fubá – sempre na proporção 2 porções de água para uma de fubá (se desejar um angu mais cremoso, pode usar a proporção de 4 porções de água para uma de fubá). Receitas deliciosas podem ser preparadas tendo como base o angu. Angu à marguerita, ao molho de linguiça, angu à baiana, de milho verde e até doce são algumas delas.

E você, qual prefere? Tem alguma receita preferida de angu ou polenta?

Recomendadas
Pela Web