Risoto perfeito: 6 dicas para nunca mais errar

Venha ver as dicas do TudoGostoso para fazer o risoto perfeito!

Risoto é uma daquelas comidas que parecem superchiques e difíceis de fazer. No entanto, quando você aprende a técnica, começa a fazê-los de olhos fechados! Eles conseguem agradar a todos os paladares, pois podem ser de diversos sabores. O TudoGostoso já ensinou como fazer risoto de camarão, risoto de shitake, risoto de frango, risoto toscano, risoto quatro queijos e muito mais! Hoje, daremos as dicas para você conseguir fazer o risoto perfeito. Confira!

dicas pra o risoto perfeito

Prato com risoto de cogumelo

Como fazer o risoto perfeito

Fogo médio

Um dos maiores erros na hora de preparar um risoto de qualidade é fazer em fogo baixo. Pelo fato de esse prato precisar de um cozimento lento, muita gente associa isso ao fogo baixo, mas para ele cozinhar mesmo precisa ser em fogo médio para alto. Do contrário, ele vai demorar uma eternidade para ficar pronto!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Não mexer muito

Diferente do queridinho arroz branco, o arroz arbóreo precisa ser mexido sim! Mas calma lá: nada de ficar mexendo sem parar como se fosse um brigadeiro não, hein! Sempre que colocar o caldo, mexa apenas uma vez, desgrudando o arroz do fundo da panela. Mexa novamente só quando acrescentar mais caldo!

dicas para o risoto perfeito

Prato com risoto de camarão

Usar uma panela do tamanho certo

Dependendo da quantidade que você pretende fazer, uma panela pequena ou média pode ser o suficiente. Quando você usa uma panela grande para uma pequena quantidade, o arroz acaba formando apenas uma camada no fundo da panela. Dessa forma, ele não irá soltar o amido necessário para o risoto ficar bem cremosinho e perfeito.

Caldo bem quente

Para todo risoto, a escolha do caldo é sempre importante. Pode ser de frango, de carne, de peixe ou de legumes. Cada um combina com uma receita. Mas nada de usar caldo frio, não! Afinal, você não quer fazer com que o seu prato demore ainda mais para ficar pronto, né? Por isso, mantenha o caldo bem quente!

como fazer o risoto perfeito

Panela com arroz de risoto e concha de caldo

Usar caldo até demais

É preciso acrescentar apenas uma concha de caldo por vez. Dependendo da quantidade de arroz, até duas, mas não mais que isso! Deixe o arroz secar antes de acrescentar mais caldo.

Arroz muito cozido

O arroz do risoto precisa ser macio, mas não mole. O ponto certo é al dente: nem duro nem molenga. Se, ao pegar um grão, você conseguir modelá-lo, quer dizer que ele passou bem do ponto. O arroz cozido demais solta mais amido do que o necessário, e em vez de o risoto ficar cremoso, ele ficará empapado.

dicas para o risoto perfeito

Tigela com risoto de espinafre

Recomendadas
Pela Web