Detox não é só suco: saiba o que comer para fazer uma dieta detox e eliminar toxinas e inchaço

A dieta detox tem receitas que ajudam o seu corpo a se recuperar enquanto come pratos saudáveis e gostosos

Na dieta detox, o que mais ouvimos falar é sobre os sucos verdes com vários ingredientes. Mas você sabia que o detox não é só suco? Os pratos detox fazem parte do cardápio de quem quer desintoxicar o corpo sem passar vontade de comida boa. Descubra no TudoGostoso quais alimentos são consumidos na dieta detox e como montar as refeições.

Detox: prato preto com legumes fatiados e folhas e abacate em volta

A dieta detox vai muito além dos sucos verdes e chás diuréticos

O que é a dieta detox?

A dieta detox é um regime alimentício que dura um tempo curto que pode ir desde dois até quatorze dias e pretende renovar o corpo. Ela vem da ideia de desintoxicação do organismo. Quando ingerimos alimentos muito gordurosos ou cheio de aditivos, o nosso corpo acumula toxinas que geram a sensação de inchaço.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Apesar de termos o fígado que tem a tarefa de “limpar” o nosso sistema digestivo, ter uma dieta mais leve com alimentos naturais pode ajudar o órgão a fazer essa desintoxicação. É este o objetivo da dieta detox.

Pode usar a dieta detox para emagrecer?

A dieta detox pode ajudar a perder peso em curto prazo, mas ela não elimina gorduras e sim líquidos. As toxinas que se acumulam no corpo retém líquidos e a função da dieta detox é reduzir o inchaço. Por isso que nos primeiros dias a dieta detox tem um efeito impressionante de diminuir alguns quilos na balança, mas não se mantém a longo prazo.

Ou seja, a dieta detox tem um efeito temporário que é positivo para o organismo, mas só vai ajudar a emagrecer se mantiver uma dieta saudável após a desintoxicação. Por isso, ela é mais usada após épocas de excesso, sendo mais adequado fazer dieta detox no carnaval ou nas festas de fim de ano, por exemplo.

Mesa preta com legumes com linhas em forma de copos

Legumes e verduras são o centro da dieta detox, seja no copo dos sucos, seja no prato das receitas

Quanto tempo leva para desintoxicar o organismo?

O processo de desintoxicação da dieta detox pode durar de poucos dias até algumas semanas, dependendo da necessidade da pessoa. Uma dieta eventual após um dia de festa pode se beneficiar de apenas dois ou três dias com esta alimentação. Mas para um período longo de excessos, daqueles que você se sente inchado mesmo após alguns dias, pode ser interessante fazer uma dieta detox de sete dias ou mais.

Que alimentos são detox?

A regra para um alimento ser considerado detox está nos nutrientes. Aqueles ricos em fibras em particular são fundamentais para auxiliar o sistema digestivo. Verduras, legumes, leguminosas e frutas são os principais. Verduras verdes, como couve, espinafre e brócolis são excelentes alimentos detox. Não é à toa que a couve é muito utilizada em sucos detox.

Banana, maçã e frutas cítricas são as estrelas entre as frutas. Se quiser uma bebida além dos sucos, invista em chás como o chá verde e o chá de hibisco. Por outro lado, é bom evitar carnes e leites de origem animal. A exceção é a carne de peixe que pode ser detox em versões grelhadas nos últimos dias da dieta. Já o leite você pode substituir por leite vegetal.

Detox: prato verde com salada de abacate e verduras

As saladas são parte importante da dieta detox por serem leves, cruas e bem nutritivas

Como fazer uma refeição detox?

Uma boa refeição detox é leve, nutritiva e deixa você bem hidratado. Beber bastante água é indispensável. Mas não é por isso que você vai pegar todos os alimentos e bater no liquidificador para virar um suco detox. Sopas são pratos com bastante água e pouca gordura e os próprios alimentos como pepino, couve-flor, abacaxi e morango são ricos em água.

No começo da dieta detox o foco são os legumes e frutas, incluindo sucos detox, chás e sopas. Mas já no segundo ou terceiro dia você pode apostar em arroz integral, iogurte, tapioca, castanhas, grão-de-bico, filé de peixe e mais. Faça refeições detox o mais naturais possíveis, evitando fritura, gordura e açúcar. É importante que pelo menos 50% da refeição detox seja crua e fresca para aproveitar todo o potencial detox dos alimentos.

12 receitas detox para experimentar além dos sucos

Sopa detox

A sopa detox tem mais de cinco ingredientes detox diferentes para ter bastante sabor.

Detox: tigela verde com sopa de abóbora

As sopas de legumes fazem parte de qualquer dieta detox por serem pratos que hidratam e nutrem bem.

Salada tropical

A salada tropical tem rúcula e frutas frescas, incluindo morango e manga.

Salada de abacates

O abacate tem um grande potencial detox por causa das fibras.

Carpaccio de abobrinha

Esta receita de carpaccio segue a dieta detox e é ótima como entrada de uma refeição.

Sopa de abóbora

A sopa de abóbora tem bastante fibras e usa temperos variados para substituir o sal. Uma dica: acrescente gengibre para ser ainda mais detox e ter um tempero especial.

Sorvete de manga e mamão

Um purê bem gelado com manga, mamão e erva cidreira fica parecido com um sorvete e é ótimo como sobremesa detox.

Arroz integral colorido

Para o arroz integral ficar ainda mais interessante, acrescente pedaços de cenoura e colorau.

Detox: prato branco raso com arroz integral com cenoura

O arroz integral é uma fonte mais saudável de carboidratos para fornecer energia no cotidiano

Filé de peixe grelhado com legumes

O peixe grelhado pode entrar nos últimos dias da dieta detox como boa fonte de proteínas e nutrientes.

Bolo integral de beterraba

Para fazer um bolo continuar sendo detox, aposte em farinha integral, açúcar demerara e beterraba!

Tapioca com ovo

A tapioca recheada com ovo frito pode ser consumida na fase final da dieta detox sem problemas.

Salada da sorte com grão-de-bico e lentilha

O grão-de-bico e a lentilha são associados à sorte na virada do ano, mas também são ótimos para a dieta detox em qualquer época do ano.

Picolé detox

O picolé detox nada mais é do que um suco detox verde com couve, kiwi, melão e hortelã congelados em uma forminha para servir de sobremesa ou lanche rápido para o meio da tarde.

Veja também:

40 receitas low carb fáceis e gostosas para montar as refeições da semana

Molhos veganos para a salada: receitas para dar água na boca

Recomendadas
Pela Web