Crème brulée: como fazer

Mais fácil do que você imagina: venha conferir como preparar um irresistível e saboroso crème brulée!

Confira passo a passo para fazer essa deliciosa sobremesa francês!

Confira como fazer crème brulée: passo a passo completo para você acertar!

Crème brulée: já ouviu falar? Pode parecer difícil, mas é mais simples do que parece para ser feito, só basta jeito! Esse maravilhoso doce pertence à culinária francesa, e em português significa “creme queimado”. Como o próprio nome já diz, trata-se de um creme com sabor intenso de baunilha — devido ao uso da fava — e textura bem cremosa, servido com um toque especial: uma casquinha crocante e caramelizada de açúcar, dando um charme irresistível.

Que tal treinar suas habilidades culinárias e trazer um pouco da França para a sua cozinha? Certeza de que vai ser sucesso — e os ingredientes são bem simples. Vem com a gente!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Servido em ramequins, o crème brulée é uma sobremesa fácil de ser feita, além de ser deliciosa!

Com ingredientes simples e de fácil preparo, o crème brulée é uma ótima opção de sobremesa!

Do que vamos precisar?

– 8 gemas

– 500 ml de leite

– 1 fava de baunilha (ou 5 ml de essência de baunilha)

– 500 ml de creme de leite fresco

– 200 g de açúcar

– Açúcar cristal ou demerara para a cobertura caramelizada

A crocância do açúcar junto ao sabor da baunilha resultam em um doce maravilhoso!

Saiba como fazer crème brulée sem usar o maçarico culinário: confira o truque!

Modo de preparo

– Primeiramente, retire as sementes de baunilha da fava! Para fazer isso, basta cortar a fava ao meio, e logo em seguida passar a faca sobre o interior, retirando todas as sementes, e reserve. Mas, se você não tiver favas, pode usar a essência de baunilha!

– Em uma panela, coloque o creme de leite fresco e misture com as sementes (ou a essência, caso você não vá utilizar a fava), deixando ali até que levante fervura. O ideal é que você utilize a fava, pois ela que irá garantir um sabor intenso e marcante da baunilha natural. Assim que ferver, retire do fogo.

– Em seguida, em um recipiente à parte, bata as gemas e o açúcar com um fouet (batedor) até que fique uma mistura homogênea e clarinha.

– Agora, coloque a essa mistura do recipiente um pouco da mistura fervida, e mexa bem e rapidamente.

– Logo após, adicione o restante da mistura fervida — e ainda quente — e misture tudo até que fique bem incorporado, ficando atento para não cozinhar os ovos e não formar bolhas. Para evitar as bolhas, você pode deixar a mistura descansando por 10 minutos.

– Em seguida, distribua o creme em ramequins ou potes que possam ir ao forno, e leve para assar em banho-maria (coloque os ramequins em um tabuleiro com água) a uma temperatura baixa (150º C) por cerca de 40 a 45 minutos ou até que estejam com a superfície firme e lisinha.

– Assim que retirar do forno, espere esfriar e leve os ramequins à geladeira por cerca de 2 a 3 horas.

– Após esse tempo, hora de caramelizar! Retire os cremes da geladeira e polvilhe açúcar demerara ou cristal por cada ramequim.

– Em seguida, o gran finale: com o auxílio de um maçarico culinário, queime o açúcar rapidamente e com cuidado, caramelizando-o e dando aquele efeito incrível! E voilà: seu delicioso crème brulée está pronto!

Não tem maçarico? Uma colher já ajuda! 

– Caso você não tenha um maçarico, aqueça uma colher diretamente na boca do fogão — mas com cuidado, hein!

– Em seguida, é só passá-la sobre a superfície do crème brulée, caramelizando o açúcar e deixando aquela casquinha crocante irresistível!

A cobertura caramelizada dá um toque delicioso ao doce!

Com uma cobertura caramelizada, o crème brulèe tem textura e sabor irresistíveis!

Recomendadas
Pela Web