Coxinha de purê de batata: como fazer

Coxinha feita com purê de batata: veja a receita do TudoGostoso e corra para a cozinha!

Que coxinha é uma das comidas preferidas dos brasileiros a gente já sabe! Ela tem até versões diferentonas, como a coxinha de jaca (alô, galera vegetariana!) e a coxinha de mandioca. Mas a novidade do momento é uma coxinha feita a partir de uma receita prática que você já deve amar: a coxinha de purê de batata! E calma que fica ainda melhor: não precisa de farinha de trigo!

Se fazer purê de batata já era simples, imagine inclui-la como uma massa leve de coxinha? Parece coisa de outro mundo de tão boa e prática, mas vamos ensinar como fazer essa maravilha aí na sua cozinha. Vem com a gente!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Coxinha recheada de frango e requeijão

Coxinhas recheadas com frango desfiado e requeijão

Ingredientes da coxinha de purê de batata

5 batatas grandes
1 xícara de fécula de mandioca
1 colher (sopa) de manteiga
cheiro-verde a gosto
sal e pimenta-do-reino a gosto
2 ovos batidos para empanar
farinha de rosca para empanar

Coxinhas com recheio de frango

Coxinhas com recheio de frango

Modo de preparo

Comece pelo básico: em uma panela, cozinhe as batatas até ficarem macias. Em seguida, descasque-as, amasse-as até se transformarem em purê e reserve, deixando esfriar.

Quando o purê já estiver frio, misture-o bem com a fécula de mandioca, o cheiro-verde e a manteiga e leve à geladeira por cerca de 30 minutos. Ah, e se achar necessário, fique à vontade para adicionar mais fécula até dar o ponto da massa, ok?

Passado esse tempo, retire da geladeira e abra pequenas porções da massa na palma da sua mão, recheando as coxinhas com o que desejar — vale desde o tradicional frango desfiado com requeijão até camarão, meu povo!

Após fechá-las, é hora de empanar as coxinhas. Passe-as primeiro pelo ovo, depois pela farinha de rosca. Repita o processo passando novamente pelo ovo e, em seguida, pela farinha de rosca.

Agora só levá-las para fritar em óleo quente, e assim que ficarem douradas, retirá-las com uma escumadeira e colocá-las sobre um papel-toalha. Prontíssimo!

E aí? Curtiu? Faça em casa e conte para a gente o que achou!

Coxinhas servidas com mostarda e ketchup

Coxinhas servidas como aperitivo com mostarda e ketchup

Recomendadas
Pela Web