Coxinha de panetone: como fazer

oxinha: aquela comida que não te abandona nem no Natal! Vem conferir como é fácil surpreender com uma coxinha de panetone docemente irresistível!

Cá entre nós: panetone é uma das maiores delícias do Natal — ok, vai, ele pode dividir o pódio com a rabanada também. Mas o que muita gente não sabe é que esse pãozinho especial com frutas cristalizadas pode surpreender: já experimentou a coxinha de panetone?

Já existem 0 brigadeiro de panetone, o pudim de panetone e o bolotone, e agora, chegou a coxinha de panetone! Não faz ideia de como é feita? Veja a seguir!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Coxinhas

Coxinhas

Ingredientes da coxinha de panetone

Massa

250 g de farinha de trigo
100 g de açúcar
50 g de margarina
500 ml de leite
1/2 lata de creme de leite
canela em pó a gosto (opcional)
essência de panetone a gosto
ovos e farinha de rosca para empanar

Recheio (2 opções)

frutas cristalizadas a gosto e geleia de fruta com o sabor de sua preferência
gotas de chocolate a gosto

Porção de coxinhas

Porção de coxinhas

Modo de preparo

Em uma panela em fogo médio, coloque a margarina e o açúcar e vá mexendo por cerca de 2 minutos. Após esse tempo, acrescente o leite e vá mexendo até derreter por completo o caramelo.

Em seguida, adicione o creme de leite e a farinha de trigo e continue mexendo até formar uma massa lisa e homogênea que desgrude do fundo da panela. Nesse momento, adicione também a essência de panetone e a canela. Com a massa pronta, retire-a do fogo e deixe esfriar.

Após estar fria, pegue uma porção da massa, abra-a na palma da mão, coloque um pouco da geleia e das frutas cristalizadas (ou as gotas de chocolate) e feche, formando uma coxinha.

Com todas as coxinhas recheadas e prontas, hora de empanar! Passe-as pelos ovos batidos e, em seguida, pela farinha de rosca. Após isso, basta levá-las para fritar em óleo quente até ficarem douradas. Utilize uma escumadeira para te ajudar nessa hora, hein?!

Após isso é só colocá-las sobre um papel-toalha e voilà: um gostinho do Natal em formato de coxinha! Você ainda pode brincar fazendo diferentes combinações de recheios, deixando esse aperitivo ainda mais gostoso.

Coxinhas servidas em um cone de papel

Coxinhas servidas em um cone de papel

Recomendadas
Pela Web