Conheça a comida típica do Pantanal e os hábitos da culinária pantaneira

O Pantanal tem uma abundância de flora e de fauna que se reflete na culinária pantaneira. Descubra quais são os pratos mais típicos da região.

Cada canto do Brasil tem as suas particularidades gastronômicas. No Pantanal não é diferente. As planícies alagadas do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul originaram receitas deliciosas e únicas no mundo. Quer saber mais? Viaje com o TudoGostoso e descubra os pratos e hábitos da culinária pantaneira. 

Culinária pantaneira: panela laranja com arroz com pequi

O arroz com pequi é bem tradicional no centro-oeste do Brasil

Quais são os hábitos culinários pantaneiros?

As tradições da culinária pantaneira tem influência do bioma e da história da região. Por causa dos rios e da subida das águas em parte do ano, a pesca é muito presente. São mais de 250 espécies de peixes vivendo na região, mas os mais consumidos pelos pantaneiros são piranha, pacu, dourado e pintado. Quando as águas estão baixas, a caça ganha vez, com destaque para a carne de javali e de jacaré.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O Pantanal também tem uma variedade de plantas usadas na cozinha. O pequi é uma fruta usada tanto em pratos doces quanto salgados. O mamão, a banana da terra, a bocaiúva e o jaracatiá também são comuns na cozinha do Pantanal. A mandioca é bem popular na região e usada em vários pratos.

Quais são as comidas típicas da culinária pantaneira?

As comidas típicas pantaneiras têm influência indígena, africana e europeia. A presença europeia é principalmente de portugueses e espanhóis que chegavam em navios pelo rio Paraguai ou como bandeirantes vindos do sul do país que levavam sua culinária consigo.

Ao chegar no Pantanal, as receitas ganharam toques locais. Um exemplo é o quibebe de melão, um prato de origem africana feito normalmente com abóbora. A chipa tem origem paraguaia, mas se tornou comum no centro-oeste brasileiro. Da influência indígena o exemplo é o caribéu, um guisado de carne e mandioca. Por causa das planícies, o Pantanal tem muita criação de gado e, consequentemente, pratos com carne bovina e suína.

Peixes como piranha e pacú são preparados de diversas maneiras. Cozido, frito, assado em folha de bananeira e mais. A mandioca frita é um acompanhamento da maioria das refeições com carne, assim como o arroz em forma de arroz carreteiro, branco ou com pequi.

Culinária pantaneira: prato de prata com arroz de carreteiro

O arroz de carreteiro é típico das comitivas pantaneiras

A tradição da comida de comitiva pantaneira

Por causa do bioma do Pantanal que alterna entre enchentes e secas, as fazendas de gado precisam se preparar para cada período. Antes do período das cheias começar, os peões guiam o gado para as áreas mais altas no que é chamado comitiva pantaneira. A viagem longa pode levar dias e as refeições são feitas na hora com ingredientes que não estragam fácil e dão bastante energia para o dia todo.

O arroz de carreteiro é o prato mais tradicional das comitivas. Ele é feito com arroz e carne seca ou carne de sol. O macarrão de comitiva é similar. Esta receita usa espaguete frita em banha de porco com carne seca ou de sol. O feijão gordo também é consumido nas comitivas para dar mais proteína. As refeições são preparadas na hora com fogo de chão.

Pratos internacionais com ingredientes pantaneiros

Ao longo dos anos, a culinária pantaneira recebeu receitas de outras partes do mundo e as transformou em comidas locais. Da Itália surgiu o risoto de carne seca e a pizza de carne seca. E você sabe o que é pizza de pacú? Se pensou em uma massa de pizza tradicional com o peixe por cima, se enganou.  Essa receita usa o peixe pacú assado como massa por ser bem fino e largo. Em cima dele vai queijo, presunto, tomate e o que mais quiser.

O sobá de Campo Grande converteu o prato japonês de macarrão com trigo sarraceno em uma refeição com macarrão de farinha branca, caldo de carne de boi ou porco, cebolinha e omelete picado. Já o milk shake de bocaiúva usa a fruta local para fazer a batida com leite típica americana.

Receitas típicas da culinária pantaneira para viajar pelo Brasil na cozinha

Arroz de carreteiro

Experimente a típica comida de comitiva pantaneira em casa com carne seca, calabresa, bacon e condimentos.

Mandioca frita

Não tem nada melhor para acompanhar uma boa comida pantaneira do que uma mandioca frita bem torradinha.

Caldo de piranha

O caldo de piranha é tradicional da comida do Pantanal. Nesta receita, o peixe é cozido na panela de pressão e depois passa no liquidificador para tirar todas as escamas e espinhos.

Culinária pantaneira: prato fundo branco com caldo de piranha

Quem visita a região do Pantanal não pode deixar de provar um tradicional caldo de piranha

Paçoca de carne seca

Leu paçoca e pensou no doce de amendoim? No Pantanal, paçoca é um prato salgado com farinha de milho e carne seca.

Arroz com pequi

O pequi é usado na culinária pantaneira de várias maneiras, e o arroz com pequi é uma das mais tradicionais.

Caribéu pantaneiro

O caribéu pantaneiro é um guisado de respeito com carne, mandioca e tempero. Esta receita usa três tipos de pimentão para ter mais cor, mas se quiser deixar o prato com mais cara de comida do Pantanal, substitua por banana da terra frita.

Pacú à pantaneira

O pacú à pantaneira é uma das melhores formas de apreciar o gosto do pacú. O caldo bem temperado e a mandioca só valorizam mais o sabor do peixe.

Peixe assado à moda pantaneira

Esse peixe assado é mais uma delícia da culinária pantaneira. Você pode fazer com qualquer peixe, mas para ter a experiência completa prefira aqueles típicos da região, como piapara, pacú e pintado.

Farofa de banana da terra

A farofa de banana da terra é um acompanhamento que tem tudo a ver com as receitas pantaneiras com carne.

Culinária pantaneira: tigela branca com farofa de banana da terra e na frente uma banana

A farofa de banana da terra é uma delícia junto com os pratos de carne do Pantanal

Rabada pantaneira

A rabada pantaneira é uma delícia e uma dica para aproveitar mais é separar parte do caldo para fazer pirão para acompanhar. Você não vai se arrepender!

Tucunaré à pantaneira

Nesta recheia você recheia o tucunaré com uma farofa com cebola e banana frita antes de levar ao forno para assar junto. Uma combinação deliciosa para dizer o mínimo.

Salada pantaneira

Uma salada fresquinha é ótimo para equilibrar com os pratos mais pesados da culinária pantaneira.

Jacaré ao molho

O jacaré é uma caça comum do Pantanal e rende receitas surpreendentes com o filé desta carne.

Bolo salgado com taioba

A taioba é uma hortaliça da América Central rica em fibras e vitaminas que pode enriquecer um bolo salgado de legumes.

Culinária pantaneira: prato branco com uma fatia de bolo salgado com taioba e outros legumes

O bolo salgado com taioba é feito com vegetais e é um prato bem saudável.

Bolo de farinha de bocaiúva

Falando em bolos com ingredientes tradicionais, esta opção doce usa farinha da fruta bocaiúva.

Veja também:

Culinária nordestina: os principais temperos típicos do nordeste

Como conservar peixe na geladeira

Recomendadas
Pela Web