Como fazer uma cocada perfeita: dicas para nunca mais errar e receitas

A cocada é um dos doces favoritos dos brasileiros, muito encontrada nas festas juninas. Aprenda como fazer esse doce com o TudoGostoso

Cocada: é difícil encontrar alguém que não goste desse doce que é sensação nas festas juninas. Feita à base de coco, água e açúcar, a receita tradicional de cocada leva apenas esses três ingredientes que são baratos e fáceis de encontrar. É possível achar muitas variações da receita original, seja com sabores como maracujá e abacaxi, seja com texturas diferentes como a cocada mole, a cocada de forno e a cocada de corte. Apesar de ser uma receita fácil de fazer, muitas pessoas têm dificuldade para preparar a cocada, principalmente na hora de dar o ponto. Pensando nisso, o TudoGostoso preparou uma lista com as melhores dicas de como fazer a cocada perfeita para nunca mais errar, com receitas para agradar todos os gostos. Confira!

dicas de como fazer a cocada perfeita

Com diferentes versões e sabores, a cocada consegue agradar os mais diversos paladares

Dicas de como fazer a cocada perfeita: você nunca mais vai errar!

A escolha do coco

Escolher o coco certo pode fazer toda a diferença na sua cocada. O ideal é que seja usado o coco fresco, que é encontrando em feiras e hortifrutis. Acredite: o coco fresco é o melhor para garantir a textura perfeita para a sua cocada. Quanto mais fresco, melhor. Ele permitirá que a cocada fique levemente cremosa por dentro, já que o coco fresco é mais úmido. Além disso, ele será ideal para deixar a cocada doce na medida certa, pois ele não é adoçado na maioria das vezes.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Lá vem a calda de açúcar

Para fazer cocada é necessário preparar uma calda de açúcar. Pode parecer fácil (e é mesmo!), mas existem alguns truques para garantir que ela fique perfeita e não estrague seu doce.

O primeiro passo é misturar a água com o açúcar antes de ir ao fogo. Isso é muito importante! Muitas pessoas tem o costume de derreter o açúcar e só depois acrescentar a água, porém, quando é feito dessa forma, existe chances da calda cristalizar, prejudicando o sabor e a textura da cocada.

O próximo cuidado que se deve ter ao preparar a calda de açúcar é a temperatura: o ideal é que a calda atinja o ponto de bala mole, entre 113 a 115º C. Quando a calda passa desse ponto, a cocada fica dura e seca demais por conta da caramelização do açúcar.

Decidir qual panela usar também é um fator importante

Existem muitos tipos de panela no mercado atualmente, e podemos acabar nos confundindo na hora de escolher a panela certa para cada tipo de receita. No caso da cocada, o melhor é escolher uma panela de fundo grosso.

Originalmente, eram utilizados tachos de cobre no preparo desse doce, pois eles são excelentes na condução de calor, já que o material aquece bem rápido, retém o calor e o libera aos poucos, permitindo que o açúcar seja cozido por igual e que a cocada fique na textura perfeita. No entanto, para usar tachos de cobre nos dias atuais, eles precisam ser revestidos de outro metal como ouro, prata, estanho ou níquel para garantir a segurança alimentar.

Porém, esse tipo de panela não é tão comum nas residências, nem tão acessível. Por isso, as panelas de fundo triplo de inox, que são mais comuns, são as melhores opções para fazer a cocada perfeita, já que elas tem uma cocção bem similar aos tachos de cobre, e são mais seguras.

dicas de como fazer a cocada perfeita

A qualidade do coco é indispensável na hora de garantir a cocada perfeita

Mexe, mexe, mexe

Igual brigadeiro, é preciso mexer a cocada sem parar até que ela chegue no ponto que você preferir: mais firme para as cocadas de corte e um pouco mais mole para as cocadas cremosas. É importante mexer bem para que a cocada cozinhe por completo e também para evitar que o açúcar cristalize.

Bancada limpinha e untada

Na hora de cortar a sua cocada (se ela for de corte, claro), o melhor método é na bancada fria. Mas atenção na hora de higienizar, viu? É essencial que a bancada esteja bem limpa! Além disso, é preciso untá-la com manteiga sem sal para que a cocada não grude por inteira.

Ah, e se você não tem espaço de bancada para isso, não precisa se desesperar. O corte também pode ser feito em tabuleiro, mas, assim como a bancada, precisa estar untado.

Para quem não gosta de trabalhar com manteiga na hora de untar, uma opção é usar o papel manteiga. Sem dúvidas, ele faz bem menos lambanças!

Cocada muito doce não!

Muitas vezes a gente encontra aquela cocada que é muito doce, chegando a ser enjoativa, né? Isso ocorre quando a proporção dos ingredientes não está certa. A dica é sempre colocar mais coco fresco e ir experimentando durante o processo. Alguns chefs indicam acrescentar raspas de limão para controlar a doçura da cocada.

Nada de sair comendo assim que sair do fogão

Nós sabemos que é difícil controlar a ansiedade quando uma receita fica pronta, mas a cocada é um daquelas sobremesas que é preciso esperar para saborear. Depois que estiver pronta, o próximo passo é guardar da forma correta até esfriar.

Se for a cocada de corte, guarde em um recipiente bem fechado fora da geladeira, em um local arejado. No entanto, se a cocada for a cremosa, ela precisa ser refrigerada até ser consumida.

Com essas dicas, sua cocada ficará perfeita!

dicas de como fazer a cocada perfeita

A cocada é um dos doces mais comuns das festas juninas

Receitas de cocada para saborear em casa

Cocada de forno

A cocada de forno é uma receita bem simples e perfeita para quem não tem paciência de ficar na cozinha!

Cocada de maracujá

Assim como a cocada de leite condensado, a cocada de maracujá é muito famosa também. Ela é feita com maracujá fresco que dá um sabor diferenciado a esse doce.

Cocada branca

A tradicional cocada branca não poderia ficar de fora dessa lista, né? Essa é a receita original, feita com apenas três ingredientes. Vale a pena experimentar!

Cocada de leite condensado de corte

Um dos sabores mais comuns de cocada que varia da cocada branca e da cocada preta é a cocada de leite condensado. Então é claro que ela não poderia faltar aqui!

dicas de como fazer a cocada perfeita

A cocada de leite condensado de corte é uma das favoritas

Veja mais:

Pudim de cocada: receita simples e deliciosa

Muito do borogodó da comida brasileira veio da África: descubra ingredientes e pratos que você jurava que eram do Brasil

Faça renda extra com Festa Junina: ganhe dinheiro com receitas típicas

Recomendadas
Pela Web