Como fazer fondue fácil: receitas e dicas para um jantar perfeito com fondue de queijo, carne e chocolate

Aprenda como fazer fondue para um jantar romântico ou uma noite entre amigos em dias frios

Seja para fazer um jantar romântico ou para convidar os amigos para uma noite especial e sofisticada, saber como fazer fondue é perfeito para os dias de inverno. Com uma panela aquecida no centro da mesa e diversos complementos, cada pessoa prepara a sua comida no ponto que quiser e ela sai quentinha direto para seu prato. O prato de origem suíça era originalmente de queijo, mas ganhou versões de carne e de chocolate. Aprenda como fazer fondue dos três sabores no TudoGostoso e veja dicas para o jantar ficar mais especial.

Como fazer fondue: panela com fondue de queijo com dois espetos com pão dentro e uma toalha quadriculada embaixo

O fondue é uma excelente opção para jantar em dias frios e para noites românticas

Como fazer fondue de queijo?

O fondue de queijo é a receita original suíça. A panela cheia de queijo cremoso é aquecida com uma chama por baixo e as pessoas usam o garfo ou espeto para mergulhar alimentos como pão, batata, tomate, cenoura ou até cubinhos de goiabada. Mas não ache que é só colocar um queijo para derreter na panela e estará pronto.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Para ficar com a consistência cremosa e bastante sabor. O preparo envolve tipicamente uma mistura de queijos com bebidas alcoólicas e temperos. Na receita de fondue de queijo do TudoGostoso, primeiro você mistura amido de milho com vinho branco, conhaque e noz-moscada. Depois a mistura vai para uma panela com alho e é neste ponto que entram dois queijos até derreter.

Você pode servir na panela de fondue clássica para manter aquecido. Mas um truque de como fazer seu fondue de queijo ficar mais especial é pegar um pão italiano grande e redondo, fazer um buraco nele e usá-lo como tigela comestível em um fondue de queijo no pão.

Qual o melhor queijo para fondue?

O melhor queijo para fondue é uma mistura de Emmental e Gruyère. Ambos são duros, mas enquanto o Emmental é mais suave, o Gruyère é mais forte, se complementando bem na receita. Mas uma alternativa mais acessível por aqui é usar o queijo muçarela e o queijo minas, principalmente nas versões de fondue de queijo fácil feito à base de leite em vez do vinho. Outras receitas de fondue de queijo têm mais combinações para tentar.

Como fazer fondue de carne?

É mais fácil aprender como fazer fondue de carne do que você imagina. Para fazer a receita básica, coloque óleo até encher metade da panela e esquente no fogão. Quando estiver fervido, leve à mesa sob uma chama para manter quente. A carne levemente temperada com sal e pimenta é cortada em cubos pequenos e fica na mesa, para que cada um prepare o seu. Se preferir, você pode substituir o óleo e fazer um fondue de carne saudável com azeite ou um fondue de carne ao vinho.

O fondue de carne é prático para jantares em grupo porque cada pessoa pode deixar no ponto que preferir e ainda temperar a seu próprio gosto com os condimentos e molhos para fondue. Por isso, deixe disponível uma boa variedade com molho curry, molho de queijo, molho tártaro caseiro, chutney de manga, entre outros.

Como fazer fondue: panela de fondue de carne com espetos com carne e cubos de carne, legumes e molhos em volta

No fondue de carne, cada pessoa controla o ponto da carne como preferir

Qual a melhor carne para fondue?

Para fazer fondue de carne, cortes macios são os melhores. Filé mignon e alcatra são escolhas certeiras de carne bovina. O contrafilé e o patinho também dão certo. Você ainda pode fazer fondue com frango ou porco. Como a carne fica na mesa para cada um se servir, você pode colocar duas ou três opções e deixar que as pessoas escolham. Mas cuidado para não exagerar.

Como fazer fondue de chocolate?

O fondue de chocolate é o mais novo da “família”, sendo uma criação da década de 50, mas tem uma popularidade imensa. Não é difícil entender, já que não tem como errar com uma sobremesa com chocolate derretido. Aprender como fazer fondue de chocolate é simples. Em uma panela no fogão, coloque creme de leite e chocolate. Misture bem até derreter e ficar bem homogêneo.

Você pode servir desta forma ou dar um toque especial com um pouco de conhaque. Em seguida, é só colocar na mesa com uma fonte de calor por baixo, como uma vela, para manter derretido. Complete a mesa com porções de frutas, biscoitos, marshmallow e pão para mergulhar no chocolate.

Como fazer fondue: panela de fondue com chocolate e pessoa mergulhando morango com pães atrás

O fondue de chocolate acompanha frutas variadas, mas também é uma delicia mergulhar marshmallow ou biscoito no doce

Qual o melhor chocolate para fondue?

Em um fondue de chocolate, o mais interessante é misturar chocolate ao leite e chocolate amargo. Assim o doce fica com uma quantidade equilibrada de açúcar. Mas nada impede que você faça ele inteiro com um tipo só de chocolate, seja ele amargo, ao leite ou mesmo o branco. Entre chocolate puro, fracionado e hidrogenado, o tipo puro ou nobre é melhor por ter mais qualidade e menos gordura, mas você pode usar o fracionado sem problemas.

Dicas para seu fondue ficar perfeito

Preparar um fondue de queijo, carne ou chocolate não é nenhum bicho de sete cabeças. No entanto, algumas dicas podem ajudar você a fazer um jantar com fondue perfeito do começo ao fim. Confira as dicas!

Como fazer fondue: mesa redonda com três amigos colocando espetos no fondue de queijo

Dos utensílios aos acompanhamentos, veja como deixar tudo pronto para seu fondue

Arrume a mesa de acordo

O fondue começa com uma mesa arrumada com tudo o que é necessário em mãos. No centro da mesa deve ficar a panela quente. Em volta, recipientes com os complementos devem estar de fácil acesso para todos. Um fondue serve até seis pessoas, no entanto, acima de quatro pessoas o ideal é ter duas panelas para facilitar o acesso à comida.

Para evitar confusão, use espetos ou garfos que tenham alguma cor ou marca para cada um identificar qual é o seu. Não é recomendado comer direto do espeto por ser anti-higiênico e pelo risco de se queimar. Por isso, deixe prato, garfo e faca para todos. Decoração é sempre bem vindo e, se a noite for romântica, colocar velas na mesa é legal, mas prefira as menores que ficam em copos para evitar acidentes.

Fique atento à temperatura

O ideal é ter um aparelho de fondue, formado por uma panela e uma estrutura para deixá-la na mesa com uma chama por baixo para manter sempre quente. Para fondue de carne, a panela de metal é a melhor, enquanto a cerâmica é a indicada para queijo e chocolate. Para o queijo e o chocolate você pode até dispensar a chama por baixo, lembrando de re-aquecer no fogão sempre que a mistura começar a endurecer.

Como fazer fondue: mesa com duas panelas de fondue, taças com vinho e vários potes com pão, legumes, carne, peixe, salada e mais

Manter a panela quente e servir o vinho certo podem fazer a diferença para deixar seu fondue mais especial

Harmonize com vinho

Vinho e fondue tem tudo a ver, principalmente se souber como harmonizar vinho tinto, branco e rosé com a comida. Para o fondue de queijo, o vinho branco é o melhor pela leveza. No caso do fondue de carne, o vinho tinto mais encorpado é a escolha certa para balancear a gordura. Já com o fondue de chocolate a regra é optar por um vinho tinto bem doce para não amargar com o chocolate.

Não desperdice o que sobrar

Sobrou queijo ou chocolate na panela? Separou carne demais e acabou sobrando? Não desperdice os ingredientes. A carne crua pode ser utilizada no almoço do dia seguinte, como em um strogonoff de carne. Tanto o queijo quanto o chocolate podem ser guardados em recipientes e levados à geladeira. Quando quiser comer é só reaquecer para derreter e você pode usar em um novo fondue ou passar na torrada de um lanche rápido. Mas atenção: use as sobras o mais cedo possível para evitar que estraguem.

Veja também:

Fondue na panela elétrica de arroz: veja como fazer

Receita de chocolate quente: aprenda 4 versões para se deliciar e espantar o frio

Noite de queijos e vinhos: tudo o que você precisa para montar a sua

Recomendadas
Pela Web