Como fazer a coxinha perfeita

O TudoGostoso vai te ensinar como fazer esse salgadinho que todos amam!

Aprenda a fazer uma coxinha cheia de sabor!

Confira como fazer uma coxinha deliciosa!

Coxinha: quem não ama? É algo tão maravilhoso que dá até para duvidar do caráter de quem não é chegado nessa delícia! O melhor de tudo é que ela consegue agradar a todos os públicos: existe até a coxinha de jaca, perfeita para os vegetarianos. A febre das coxinhas tomou conta do Brasil, com a diversidade de modos que ela pode ser servida: pizza, hambúrguer, fondue… Ou seja: opções é que não faltam para se render aos encantos dessa massa e do recheio!

Mas para se deliciar é preciso o básico: saber fazer coxinha, né? O TudoGostoso já te deu uma luz contando mais sobre os principais erros que cometemos ao preparar salgados. E, nesse embalo, viemos te ensinar o passo a passo para você arrasar na coxinha e garantir esse salgadinho irresistível no próximo encontro de amigos. Chega mais!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Ingredientes

Massa

2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo

240 ml de leite

240 ml de água

1 xícara (chá) de batata cozida amassada

1 colher (sopa) de manteiga

2 tabletes de caldo de galinha, bacon ou costela

2 ovos batidos para empanar

farinha de rosca para empanar

Recheio

1 kg de peito de frango cozido

1 cebola média picada

2 dentes de alho amassados

1/2 xícara de salsinha picada (opcional)

3 colheres (sopa) de requeijão cremoso

sal e pimenta-do-reino a gosto

azeite

Incremente o recheio com demais ingredientes e temperos que desejar.

Incremente seu recheio de frango: vale colocar salsinha, requeijão, catupiri, pedaços de tomate e os ingredientes que desejar!

Modo de preparo

Recheio

Comece pelo básico: cozinhe o frango com os temperos que desejar e, em seguida, escorra toda a água. Depois disso, basta desfiar o frango — mas calma que isso é tarefa de segundos! O TudoGostoso fez uma matéria ensinando maneiras simples de desfiar o frango sem demandar muito tempo e trabalho. Com o frango já desfiado, reserve-o.

Em uma panela, coloque o azeite e refogue a cebola e o alho. Após isso, adicione o frango desfiado reservado, o sal, a  pimenta-do-reino e os demais temperos de sua preferência. Misture tudo e deixe refogar bem!

Após esse tempo, desligue o fogo, acrescente o requeijão e a salsinha, misture bem e reserve.

Massa

Para fazer a massa, coloque em uma panela grande a batata cozida e amassada, o leite, a água e o tablete de caldo, mexa tudo e deixe ali até abrir fervura.

Assim que ferver, adicione toda a farinha de trigo à panela, misturando bem até que toda a farinha se incorpore à massa e solte do fundo da panela. Caso aja necessidade, adicione mais farinha de trigo.

Com a massa pronta, despeje-a sobre uma superfície lisa e untada onde você possa sovar bem a massa. Em seguida, deixe-a ali para esfriar.

Aposte na coxinha para incrementar seu cardápio.

Queridinha dos brasileiros, a coxinha é um salgado sem erro: simples e delicioso!

Montagem

Com a massa já fria, hora de modelar nossas coxinhas! Pegue uma quantidade de massa, abra-a na palma da sua mão, adicione o recheio reservado e feche no clássico formato de coxinha que já conhecemos.

Em seguida, empane as coxinhas passando-as pelos ovos batidos e, logo após, pela farinha de rosca.

Agora, o gran finale: hora de fritar as coxinhas! Frite-as em óleo quente até ficarem douradinhas — e não se preocupe, o TudoGostoso te deu algumas dicas de como fritar sem fazer sujeira na cozinha.

Após estarem fritas, coloque-as sobre o papel-toalha para retirar o excesso de óleo e voilà: se delicie com as coxinhas maravilhosas. Você vai amar o resultado!

Ah, e se quiser, dê uma olhadinha neste vídeo que o TudoGostoso fez ensinando como fazer uma coxinha deliciosa:

Recomendadas
Pela Web