Comidas vegetarianas: confira os temperos para deixar sua receita mais gostosa

Se engana quem pensa que as comidas vegetarianas precisam ser insossas e sem graça. Você pode descobrir novos sabores e ressaltar os já conhecidos através de um universo de temperos.

Sabemos que uma alimentação saudável e equilibrada pode ser uma das formas de manter a saúde em dia, mas, para manter hábitos saudáveis, não é necessário abrir mão do sabor! Como o mundo vegetariano está sempre se reinventando e crescendo, as comidas vegetarianas também estão a cada dia mais saborosas! Isso é possível porque, além da dupla preferida dos brasileiros – cebola e alho –  ainda contamos com uma infinidade de temperos e condimentos que, além de agregar sabor, aroma, cor ou realçar o seu paladar, ainda são fontes de grandes benefícios para sua saúde. E quem não gosta de uma comida colorida e perfumada?

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Como deixar sua comida vegetariana mais gostosa

Quem cozinha sabe a importância de cada passo do preparo da comida. É necessário construir camadas de sabores para que o resultado final seja incrível e os temperos e especiarias são nossos aliados nessa jornada pelo sabor. Você pode realçar o sabor dos seus pratos com eles e pode harmonizá-los para chegar a um resultado ainda melhor!

Veja a lista dos principais temperos e condimentos que o TudoGostoso separou pra você, quais são seus benefícios e como incluí-los nas suas receitas vegetarianas

Alecrim

O alecrim é um antibiótico natural, ele possui propriedades antioxidantes, auxilia na digestão e pode ser usado tantos nas receitas quanto nos chás.

Um prato que não vai ter erro é a batata ao murro com alecrim, é só fazer e aproveitar o sabor e as maravilhas dessa planta!

Canela

A canela é um excelente aliado para a diminuição do apetite e a sensação de saciedade! Já experimentou substituir o açúcar do café por um pouquinho de canela? Além de delicioso, é supersaudável!

Coentro

Fonte de vitamina C, o coentro ajuda a melhorar a digestão, controlar as taxas de glicose no sangue e combate a insônia.

Ele dá muito sabor aos pratos e combina muito com uma moqueca de palmito.

Cominho

O cominho é uma boa fonte de ferro, ajuda na digestão, previne as doenças infecciosas e é muito usado na preparação de grãos como feijões, lentilha, grão-de-bico…

Já pensou em fazer uma feijoada vegetariana? O cominho vai dar um toque especial!

Cúrcuma

A cúrcuma ou açafrão-da-terra é um anti-inflamatório natural, além de ajudar na digestão, na perda de peso e na regulação da flora intestinal.

Nossa dica para usar essa especiaria é nesse arroz com açafrão e tomate seco! Vai ser um sucesso!

Curry

O curry é um tempero em pó feito com a mistura de outras especiarias como pimentas, cardamomo, feno-grego, cúrcuma, coentro, cominho, gengibre, cravo e canela. Esse mix de especiarias faz o curry ter benefícios múltiplos como ação antioxidante, auxílio no combate ao envelhecimento precoce, alívio nos sintomas da asma e melhora na digestão.

Uma ótima combinação é inlcuir o curry na receita de legumes no forno, uma receita simples, prática e supergostosa.

Gengibre

O gengibre tem ação antioxidante e age  na prevenção de gripes e resfriados. Também é um anti-inflamatório  natural e auxilia na melhora dos sintomas de doenças repiratórias como asma e bronquite.

Uma das receitas mais queridinhas com essa especiaria é a sopa de abóbora com gengibre, uma boa pedida para os dias mais frios!

Páprica

Longe de ser só uma especiaria que garante uma coloração bonita, a páprica também é rica em vitamina C e carotenoides. Além de possuir ação anti-inflamatória e prevenir contra problemas cardiovasculares.

Você pode escolher a versão que mais te agrada (doce ou picante) e incluir nas suas receitas!

Salsinha

Além de ser a queridinha das receitas, a salsinha também é rica em vitamina C, ferro e manganês! Ela ajuda a combater os radicais livres enquanto deixa nossa comida com um frescor a mais!

Sálvia

A sálvia é ótima para estimular o apetite e também é anti-inflamatória e cicatrizante! Pode ser usada via oral ou aplicada diretamente na pele.

E fica uma delícia quando usada como tempero! Você pode fazer um macarrão com sálvia e parmesão e variar um pouco no preparo da massa.

Tomilho

Muito usado na cozinha mediterrânea, o tomilho possui agentes antioxidantes, ajuda na melhora da circulação sanguínea e a diminuir o nível da pressão arterial.

Que tal preparar uma batata rústica com um toque de tomilho? Vai ser o aperitivo perfeito!

Hortelã

Também utilizada como chá, a hortelã é ótima para a má digestão, náusea, dores abdominais e insônia. Além de ser uma delícia de sabor forte e cheiro marcante! Você pode até cultivar hortelã em casa!

É ótima para fazer um tradicional tabule. Capriche na hortelã!

Orégano

O orégano é rico em antioxidantes e pode ajudar no combate à bactérias, redução de infecção viral e inflamações. Ele pode ser encontrado nas versões fresco, seco ou mesmo em óleos essenciais.

Ele fica ótimo em aperitivos, que tal fazer uns palitinhos de parmesão e orégano para comer com os amigos?

Manjericão

O manjericão já é um velho conhecido de muita gente. O que muita gente não sabe é que, além de ser uma delícia nas receitas, ele ainda tem função relaxante muscular, melhora o sistema imunológico, o sistema digestivo e também pode ser usado como chá ou óleo essencial.

Mas ele fica um arraso mesmo é no espaguete com tomate cereja, mussarela de búfala e manjericão.

Confira também:

Proteína da soja: como hidratar e preparar para suas receitas

Recomendadas
Pela Web