Comida de festa junina: o que não pode faltar no seu arraial + receitas imperdíveis

A época de festas juninas é muito aguardada pelos brasileiros por causa dos eventos e das comidas típicas do período

Não podem faltar comidas gostosas nas festas juninas do Brasil. Enquanto criatividade e gosto pessoal sempre devem ser considerados, existem certos pratos que são a cara das comidas de festa junina. O milho, o coco e o amendoim são ingredientes-chave que estão em preparos salgados e doces dos mais diversos tipos. Seja um grande festival com vários convidados, seja em uma pequena celebração em casa, confira no TudoGostoso as principais comidas de festa junina que não podem faltar em um arraial.

comidas de festa junina: mesa com paçoca, pé-de-moleque, bolo de milho, milho na espiga e outras receitas juninas

Milho, coco e amendoim são as maiores estrelas dentro das comidas de festa junina

Milho cozido

O milho é um símbolo das comidas de festa junina por causa da abundância deste alimento nas mesas. De salgados a doces, uma boa celebração típica nesta época não pode deixar de incluir pelo menos um prato com milho. O milho cozido na espiga é tão clássico quanto prático e só precisa de um pouco de sal e manteiga. Se quiser agilizar o cozimento, você pode fazer um milho cozido no micro-ondas que fica pronto em 5 minutos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Canjica, mungunzá e curau

A canjica, o mungunzá e o curau são pratos doces de mingau de milho. É normal usar os termos como sinônimos. No entanto, no Nordeste o nome mungunzá é dado para a receita conhecida como canjica branca, enquanto o termo canjica seria apenas o preparo com milho amarelo. O curau é um doce similar com coco e leite condensado, mas usa milho verde. Por isso existe uma variedade deliciosa para provar, como a canjica com leite condensado, a canjica com amendoim ou a canjica cremosa aos 5 leites.

Caldo verde

As festas juninas acontecem no meio do inverno, então comidas quentes para espantar o frio fazem parte das comemorações. O caldo verde, com batata, couve e linguiça, é característico desta época e é muito apreciado nos festivais principalmente em cidades mais frias. Por isso, saber como fazer caldo verde é uma ótima pedida para o pedido junino.

comidas de festa junina: bolo de milho com buraco no meio e milho no fundo

O bolo de milho é macio, cremoso e combina com festas juninas mais caseiras

Bolo de milho

Com milho em lata é possível fazer mais um doce clássico: o bolo de milho. A receita é boa para acompanhar um café, mas também tem a cara das comidas de festa junina. Você pode fazer um bolo de milho cremoso ou um simples bolo de milho que parece pudim. Em vez do milho direto, uma alternativa é usar o fubá, uma fina farinha de milho, para preparar aquele bolo de fubá de vó.

Cachorro-quente

O cachorro-quente é uma tradição das festas juninas na região Sudeste por ser prático, quentinho e bem completo. Pode ser um cachorro-quente com batata palha caseira, um cachorro-quente simples com molhos prontos ou um cachorro-quente no palito, este prato é adorado por pessoas de todas as idades.

Pé de moleque

O amendoim é mais um ingrediente que precisa estar presente na mesa de comidas juninas. O amendoim torrado com sal é um bom aperitivo, mas é a receita açucarada de pé de moleque que recebe mais destaque. O doce pode ter a textura mais crocante ou então ser macia como um pé de moleque com leite condensado ou um pé de moleque cremoso com chocolate. Vale ainda uma menção honrosa para outro doce com amendoim: a paçoca, que pode ser devorada pura ou usada em um bolo junino de paçoca.

comidas de festa junina: prato com cubos de pé-de-moleque

Pé-de-moleque é um doce que pode ser mais crocante ou bem macio dependendo do preparo

Espetinhos

Como uma boa comida de rua, as barraquinhas de espetinhos fazem sucesso entre as pessoas que adoram carne. Preparado na hora, vale um espetinho misto de carne, um espetinho de frango com queijo coalho, um espetinho de frango empanado ou um salsichão com queijo e bacon.

Cocada

O coco é um ingrediente bem tropical que costuma dar as caras nessas festividades. Ele pode ser um coadjuvante acompanhando pratos como a canjica ou o bolo de milho ou ser o destaque em doces como o bolo de coco gelado ou na deliciosa cocada. A cocada com leite condensado é um doce que fica perfeito em bandejas na mesa das festas juninas, não importa se é a cocada de corte em quadradinhos ou a cocada cremosa que desmancha na boca.

Quentão

Além das comidas de festa junina, vale mencionar uma bebida típica desta época. Bem quentinha, com laranja e especiarias, fazer quentão é perfeito para a ocasião. A receita de quentão original é feita com cachaça, mas o quentão de vinho é igualmente popular. O quentão light e sem álcool é uma alternativa mais leve que dispensa a bebida alcoólica.

comidas de festa junina: duas canecas brancas com quentão de vinho com canela e anis

O quentão é a bebida típica das festas juninas

Pinhão

O hábito de cozinhar pinhão é característico da região sul do país, mas não deixa de ser uma receita bem junina. Com esse ingrediente dá para fazer pinhão na pressão com sal, sopa de pinhão ou bolo de pinhão. Ou seja, esta semente nutritiva é também versátil e gostosa.

Arroz-doce

O arroz doce é uma receita global que tem versões em todos os cantos do mundo. No Brasil, o arroz-doce verdadeiro é feito com arroz, açúcar, leite, leite condensado e canela. Variações da receita de arroz-doce cremoso leva creme de leite e baunilha. É comum usar canela em pó para decorar fazendo desenhos por cima.

Pamonha

Você prefere pamonha salgada ou pamonha doce? Cada um tem a sua forma predileta de apreciar essa iguaria que é um clássico das festas juninas. A pamonha salgada com queijo no recheio surpreende nas mordidas. A pamonha doce tem uma combinação de milho e coco. Ainda existem maneiras diferentes de preparo, como a pamonha de liquidificador ou a pamonha de forno.

Maçã do amor

No meio das celebrações juninas, no Brasil temos o dia dos namorados em 12 de junho e o Dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro, no dia 13. Com isso, uma maçã do amor é um símbolo perfeito para o período. A receita de maçã do amor usa corante vermelho para ficar com a coloração bem marcada.

Veja também:

Receitas veganas para sua Festa Junina: divirta-se com pratos sem ingredientes de origem animal

Faça renda extra com Festa Junina: ganhe dinheiro com receitas típicas

Marshmallow, maria-mole e doce de mocotó é tudo igual? Aprenda a diferença entre esse doces fofos como nuvens

Recomendadas
Pela Web