Chocotone no pote: como fazer

Confira como é fácil fazer um chocotone de pote para presentear quem você gosta nesse Natal de uma forma bem saborosa!

Confira como é simples fazer um chocotone de pote.

Vem ver como é simples presentear alguém no Natal com um chocotone de pote delicioso!

Nesse clima natalino, nada melhor do que presentear alguém que a gente ama com uma receita deliciosa que é a carinha do Natal, né? O TudoGostoso te deu 3 dicas de doces para dar como presente no Natal, mas que tal incrementar esse cardápio e apostar na praticidade dos bolos de pote? Ou melhor ainda: do chocotone de pote?

Pois é, caro leitor: toda a gostosura do chocotone pode ser aproveitada no pote! Por isso, vamos te ensinar o passo a passo para fazer essa maravilha em casa e deixar todo mundo que ganhar esse potinho com gostinho de quero mais! Coloque o avental, a toquinha de papai noel e venha ver como é fácil:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Inclua o chocotone de pote como uma das receitas de doces para vender.

Além de presentar, você também pode fazer os chocotones de pote como uma opção saborosa para vender doces!

Ingredientes

Chocotone

1 kg de farinha de trigo
90 g de fermento fresco para pão
1 xícara de água morna
6 gemas
1/2 xícara (chá) de mel
200 g de manteiga
1 xícara (chá) de açúcar
1 colher (chá) de sal
1 pitada de essência de baunilha
500 g de chocolate picado

Recheio

Brigadeiro

1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de margarina
2 colheres (sopa) de achocolatado em pó

Ganache

1 barra de chocolate
1 caixa de creme de leite

Creme alpino

1 barra de chocolate meio amargo
400 g de doce de leite
1 caixinha de creme de leite (ou 1/2 caixinha, se você preferir um sabor mais concentrado do recheio)
2 colheres (sopa) de licor de cacau (opcional)

Aposte na praticidade e sabor dos recheios de ganache, creme alpino e brigadeiro!

O brigadeiro, a ganache e o creme alpino são opções de recheio deliciosas e que ficam prontas rapidinho!

Modo de preparo

Chocotone

Fazer chocotone é mais simples do que você imagina! Em um recipiente, misture 100 g de farinha de trigo com o fermento e um pouco de água, e deixe descansar por 15 minutos.

Enquanto a massa descansa, coloque na batedeira as gemas, o mel, a manteiga e o açúcar e bata bem. Em seguida, adicione a mistura que estava descansando (após os 15 minutos, claro), o sal, a essência de baunilha, o restante da farinha e, por último, as gotas de chocolate, misturando e incorporando bem os ingredientes.

Em seguida, cubra o recipiente com um pano limpo e deixe descansar por mais 20 minutos. Após esse tempo, coloque nas formas de papel próprias para panetone, cubra novamente com um pano e deixe a massa crescer até dobrar de volume.

Depois, faça um corte em formato de cruz em cima do chocotone e leve ao forno preaquecido a 180º C por cerca de 40 minutos. Chocotone pronto, retire do forno e reserve. Hora de fazer o recheio!

Recheio

Brigadeiro

Se o seu recheio for de brigadeiro, o modo de preparo é fácil, fácil como sempre: em uma panela, coloque todos os ingredientes e vá mexendo em fogo baixo até ficar em ponto de brigadeiro — ou seja, quando você já conseguir ver o fundo da panela. Assim que estiver pronto, reserve.

Ganache

Mas se o seu recheio for ganache, não tem erro: basta derreter os pedaços de chocolate em banho-maria. Após estar derretido, basta acrescentar o creme de leite, mexer delicadamente e voilà. Reserve em seguida.

Creme alpino

Fazer esse creme é mamão com açúcar: basta derreter o chocolate em banho-maria e, em seguida, adicionar o doce de leite, o creme de leite e o licor de cacau, caso opte por utilizá-lo. Aí é só misturar tudo com o auxílio de uma espátula e reservar.

Para todos os gostos: saia do comum e aposte em diferentes recheios!

Inove no recheio: aposte em diferentes sabores e combinações que vão agradar a todos os gostos!

Montagem

Com o chocotone fresquinho, pronto e já frio, hora de cortá-lo — ou dizendo em melhores palavras, despedaçá-lo. Parta o chocotone em pedaços grandes e reserve em um recipiente.

Em um pote, coloque no fundo uma camada do recheio que desejar, e em seguida, uma camada com pedaços de chocotone. Regue a massa com um pouco da calda feita com a mistura de leite e leite condensado e intercale as camadas novamente: recheio, chocotone e a calda.

Termine com o recheio e decore com confeitos que desejar: nozes, castanhas, coco ralado, granulado caseiro ou o que mais desejar! Agora é só tampar o potinho, decorá-lo com a carinha de Natal e está pronto!

Aposte em diferentes decorações para os potes!

Use e abuse da criatividade para enfeitar seu chocotone e os potes!

Recomendadas
Pela Web