Cannoli: como fazer esse doce delicioso

Surpreenda-se com esse doce delicioso que une crocância e cremosidade: o famoso cannoli!

Cannoli: se você não conhece, a gente te apresenta essa receita italiana deliciosa! Trata-se de uma massa doce em formato de tubo que é frita e depois recheada tradicionalmente com creme de ricota. Mas a criatividade aqui é liberada: os sabores dos recheios podem variar desde salgados até doces. Se você quer saber como fazer essa receita que une crocância e cremosidade, o TudoGostoso vai te ensinar como fazer um cannoli delicioso para você se sentir na Itália sem sair aí da sua cozinha!

Cannoli doce

Cannoli doce

Ingredientes do cannoli

2 ovos
150 g de açúcar
300 g de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
2 colheres (chá) de chocolate em pó
1 colher (café) de canela em pó
1 colher (chá) de baunilha
1 colher (sopa) de cachaça
3 colheres (sopa) de vinho licoroso branco

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Cannoli decorado com confeitos diversos

Cannoli com confeitos diversos

Modo de preparo

Em um recipiente, comece colocando todos os ingrediente secos: a farinha de trigo, o açúcar, o chocolate em pó e a canela e misture.

Em seguida, adicione ao recipiente 1 ovo inteiro mais 1 gema. A clara que sobrar você irá utilizá-la para “colar” a massa do cannoli. Por isso, deixe-a reservada!

Misture bem e, em seguida, acrescente a manteiga, a cachaça, o vinho licoroso branco e a baunilha, misture e, sobre uma superfície enfarinhada, vá sovando muito bem até obter uma massa lisa e homogênea.

Agora, com o auxílio de um rolo de macarrão, abra bem a massa até que ela fique fina. Em seguida, com um aro ou com uma boca de copo bem larga, corte a massa do cannoli em formato de círculo.

Com as massas já cortadas, envolva a massa do cannoli em um tubo de alumínio ou inox — você pode encontrá-lo em lojas próprias para utensílios culinários — e pincele um pouco de clara para colar uma ponta da massa à outra ponta.

Com a massa já bem fechadinha e envolvida no tubo, coloque-o para fritar em óleo quente até que a massa fique douradinha.

Cannolis já fritos, coloque-os sobre uma peneira até esfriarem. Quando estiverem frios, retire o tubo de alumínio ou inox — certifique-se que o tubo está frio mesmo para evitar acidentes, hein?

Agora, com o cannoli já frito e em formato de tubo, chegou a parte divertida: rechear!

Recheio e decoração

Para rechear, que tal um brigadeiro, doce de leite, creme de confeiteiro, creme inglês ou brigadeiro de limão? Você pode rechear o cannoli e, em seguida, finalizar adicionando granulado, coco ralado ou até mesmo paçoca, castanha ou nozes trituradas nas extremidades do cannoli. Os confeitos irão grudar no creme do recheio, dando um visual incrível ao cannoli! Polvilhar canela ou açúcar de confeiteiro também podem dar um gran finale fantástico.

Cannoli finalizado com canela em pó

Cannoli polvilhado com canela em pó

Recomendadas
Pela Web