Cacto no Masterchef 2022 surpreende participantes e rende pratos exóticos

Cactos e lula são os ingredientes protagonistas do sexto episódio do Masterchef 2022. Veja no TudoGostoso tudo o que aconteceu no programa e os pratos inusitados!

Toda semana o MasterChef 2022 traz novos pratos e ingredientes inspiradores, e, nesta terça-feira (21), não foi diferente. Os ingredientes da vez foram cactos e lula. Embora a lula já seja um alimento utilizado por muitos cozinheiros e apreciado por todo o Brasil, os cactos apresentados durante a primeira prova surpreenderam os participantes. Apesar disso, os aspirantes a masterchef conseguiram criar menus inusitados. Confira no TudoGostoso o que mais rolou no episódio de Masterchef 2022.

masterchef 2022 tem cacto e lula nas provas

Os participantes foram surpreendidos com um ingrediente inusitado: o cacto

Cacto da caixa misteriosa surpreende participantes e internautas

A primeira prova do episódio começa com a temida caixa misteriosa que mais uma vez assusta alguns dos participantes. Ao ver o que tem dentro, Daniel já diz: “Isso aqui não é de comer, não!“. Dessa vez, a prova traz como destaque um ingrediente inesperado: o cacto. O alimento polêmico causa espanto e fãs do programa chegam até a fazer piada nas redes sociais.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Segundo a apresentadora Ana Paula Padrão, o ingrediente nunca foi utilizado no programa, em nenhuma das temporadas! O chef Henrique Fogaça explicou que o cacto é encontrado mais na caatinga brasileira, mas que pode ser encontrando em todo Brasil devido a adaptação do solo e do clima.

Para essa prova, foram apresentados diversos tipos de cactos brasileiros aos participantes do programa, como o mandacaru, o xique-xique, facheiro, palma redonda, palma doce, fruto da palma e pitaya. Chef Erick Jacquin afirmou que cada tipo de cacto é adequado para uma preparação diferente, e o exemplo do cozinheiro é utilizar o mandacaru no preparo de moqueca. Além disso, ele avisou que os cactos vão muito bem em doces, sobremesas e até saladas.

masterchef 2022 tem cacto e lula nas provas

Diferentes tipos de cactos são apresentados aos participantes do programa na primeira prova do episódio

No entanto, os participantes tiveram uma aula sobre cactos com o Timóteo Domingos, inventor da gastrotinga e chef convidado. O cozinheiro demonstrou muita habilidade ensinando como limpar e usar com segurança os diferentes tipos de cacto, além de fornecer dicas de preparo. Com essas explicações em mãos, os participantes correram para preparar seus pratos.

Os destaques positivos da prova foram Lays, Renato e Paraskevi. Lays, o maior destaque positivo, preparou um ravioli de pétalas de cebola recheado de cogumelos e cactos (palma e fruto da palma). Os chefs comentaram que o prato possuía uma textura e sabor diferentes mas com muito frescor, digno de restaurante. Já Renato preparou um cuscuz marroquino com cato e filé de pirarucu confitado, que também foi elogiado pelo uso do ingrediente surpresa. Paraskevi trouxe uma proposta diferente à mesa com arroz basmati e salada de iogurte com cogumelos e xique-xique. A participante explicou que reuniu o sabor de três países diferentes, no qual o arroz representa a Índia e a salada de iogurte a Grécia, unidos com o xique-xique brasileiro. Os jurados elogiaram o prato que, além de harmônico, estava bem temperado, com o sabor diferente e a crocância do cacto.

Os destaques negativos da prova foram Daniel, Edileide e Jason. Os participantes foram muito criticados, e o prato de Edileide chegou a ser chamado de “cabelo de rato”. Ela preparou mousseline de batata e xique-xique com carne de sol e salada de palma doce. Daniel fez um pirão de xique-xique com carne seca, mas a crítica foi pelo cacto ter sumido do prato. Já Jason preparou um carpaccio de xique-xique, pitaya e molho de frutas silvestres, que apesar de ter presença e ser saboroso, faltou um quê a mais e a porção era muito pequena.

Os três destaques positivos seguiram para o mezanino. Já os destaques negativos realizaram a prova de eliminação junto aos demais participantes, porém com desvantagens. Lays ganhou o poder de salvar dois participantes, mas não pôde salvar ninguém que ganhou destaque negativo, e ela escolheu salvar Rafael e Melina.

Lula na prova de eliminação

A prova de eliminação desse episódio definiu o top 10 da 9ª temporada do Masterchef 2022! Os jurados apresentaram o ingrediente que foi o protagonista da prova: a lula. Um alimento delicado e saboroso mas que requer muita técnica no preparo. Os participantes precisaram preparar três pratos diferentes para a prova. Ah, e para quem quiser preparar receitas com esse ingrediente, aqui no TudoGostoso já ensinamos dicas de como limpar lula!

masterchef 2022 tem cacto e lula nas provas

Os jurados apresentam o ingrediente protagonista da prova de eliminação: o cacto

Diversos participantes preparam pratos semelhantes, e tiveram várias receitas de lula à dorê, lula recheada e lula à provençal. Mas foram Daniel, Jason e Bruno que levaram os títulos de melhores pratos; e todos os três participantes preparam lula recheada, mas com pequenas modificações nas receitas. Daniel carregou o título de melhor prato da prova. Até aqui ficamos com vontade de provar o menu dele!

Já os três participantes restantes, Edileide, Mário e Fernando, foram os destaques negativos. Edileide preparou anéis de lula recheados com arroz temperado, e apesar de ter sido um prato “sem noção”, tinha um tempero muito bom, o que a impediu de ser eliminada. Fernando foi criticado pela bagunça na praça, que refletiu no prato preparado: uma lula à dorê. Enquanto Mário também cozinhou lula à dorê, sua receita estava bem pior, e ele foi o eliminado da noite, salvando Fernando.

No próximo episódio de Masterchef 2022

Agora vamos ao que o top 10 do Masterchef 2022 irá enfrentar! No próximo programa, a prova será em dupla e, enquanto alguns participantes gostam, outros comentam que “é horrível ficar na mão de outra pessoa”. A surpresa é que a noite será sobre o famoso restaurante Outback, uma steakhouse de origem americana. Um convidado especial conta que as famosas comidas do restaurante são conhecidas pelo sabor marcante e atrevido.

Será que os participantes conseguirão preparar os pratos tão queridos do restaurante? Quem vocês acham que será eliminado? Para saber como será o próximo episódio, continue ligado no TudoGostoso!

Veja mais:

MasterChef 2022: pudim, banoffee, pastel de belém e outros doces em até 30 minutos no reality

Culinária nordestina: os principais temperos típicos no nordeste

Recomendadas
Pela Web