Brownie de chocolate: como fazer essa receita fácil que é sucesso

O TudoGostoso vai te ensinar como é fácil fazer um brownie de chocolate que é simples, rápido e delicioso!

Brownie é uma espécie de bolo solado que deu certo! A sua massa úmida e com gostinho marcante de chocolate faz do brownie uma sobremesa perfeita para servir com uma bola de sorvete, por exemplo. O bolinho é tradicionalmente americano, mas chegou ao Brasil conquistando corações e estômagos — e se tornando, inclusive, uma ótima opção de doce para vender. Aqui pelo TudoGostoso você já viu como fazer diferentes versões dessa delícia, como brownie de frutas, de paçoca e até de cerveja preta. Hoje vamos te ensinar a fazer o clássico brownie de chocolate e mostrar alguns detalhes que podem fazer toda a diferença para um brownie de sucesso. Confira!

Brownie de chocolate

Brownie de chocolate

Como fazer um brownie de chocolate de sucesso 

Existem alguns pequenos detalhes que podem interferir diretamente no sabor do seu brownie. Utilizar ingredientes de qualidade é praticamente uma garantia de que seu brownie ficará saboroso, e claro, que o preparo vai ser ainda mais fácil, diminuindo as chances de a receita desandar no meio do caminho. Mas fique atento a alguns ingredientes!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Posso substituir a manteiga pela margarina?

Melhor evitar. Assim como o TudoGostoso já te mostrou aqui pelo blog, manteiga e margarina são diferentes, compostas por ingredientes que divergem entre si. A manteiga é obtida por meio de um processo natural, enquanto a margarina é feita por meio de um processo industrial. Dessa forma, o resultado da massa pode acabar ficando diferente do desejado. Se possível, melhor manteiga mesmo.

Chocolates em barra ou achocolatado em pó?

Chocolate em pó — principalmente achocolatados em pó — costumam ser bastante adocicados. E como o brownie já leva uma grande quantidade de açúcar, talvez não seja necessário uma dose extra de doce, né? Por isso, nessas horas, a dica é dar preferência aos chocolates em barra. Se for amargo então, melhor ainda!

Brownie de chocolate úmido por dentro e com casca sequinha e crocante por fora

Brownie de chocolate úmido por dentro e com casca sequinha e crocante por fora

Ingredientes do brownie de chocolate

6 ovos
400 g de chocolate meio amargo em barra
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
200 g de manteiga sem sal

Modo de preparo

Pique os chocolate em pedaços e, em seguida, derreta-o junto com a manteiga. Reserve.
Na batedeira, coloque os ovos e o açúcar e bata até formar um creme homogêneo.
Em seguida, vá acrescentando a farinha de trigo aos poucos, mexendo muito bem.
Logo após, adicione a mistura reservada de chocolate e manteiga, misturando tudo até obter uma massa homogênea. Despeje a massa em uma assadeira previamente untada com manteiga e polvilhada com chocolate em pó (ou cacau em pó).
Leve para assar em forno preaquecido a 180º C por cerca de 25 a 30 minutos e voilà: seu brownie está prontinho!
Você vai ver como o seu brownie de chocolate ficará com uma casquinha por fora e uma massa úmida e saborosa por dentro. Bom apetite!

Recomendadas
Pela Web