Bolo e lasanha com massa de panqueca é uma delícia e fácil de fazer. Aposte na receita para pratos inusitados!

A tradicional receita de massa de panqueca pode ser usada para fazer pratos para lá de diferentes. Partiu testar?

Existem receitas de panqueca para todos os gostos, com vários formatos e sabores que vão do salgado até o doce. Além dos pratos tradicionais, você já experimentou usar a massa de panqueca em receitas diferentes? Não? Pois saiba que essa massa é tão versátil que pode ser usada de maneiras criativas na lasanha, na pizza e até no bolo! Vem com o TudoGostoso e aprenda a fazer receitas com massa de panqueca para inovar na cozinha.

bolo com massa de panqueca em várias camadas com chocolate e castanhas por cima

Você pode usar a massa de panqueca tradicional para fazer receitas inusitadas, mas deliciosas!

Por que usar massa de panqueca em outras receitas?

A massa de panqueca é naturalmente eclética. Ela é macia e tem um sabor suave que combina com qualquer recheio, como carne, queijo, legumes e até morango ou chocolate. Para completar, também é muito fácil de fazer e pede pouquíssimos ingredientes. Ou seja, é uma massa caseira saborosa e simples que pode incrementar uma receita e substituir massas prontas e industrializadas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

E por que usar massa de panqueca e não de crepe ou waffle? A massa de crepe é fina e neutra como a panqueca, mas ela normalmente pede um tempo de descanso de duas horas para o ar sair e não formar bolhas. Por outro lado, a massa de waffle é mais grossa e indicada para fazer no formato característico com interior macio e exterior crocante. Enquanto isso, a massa de panqueca pode ser colocada na frigideira na hora e fica ótima com uma espessura fina.

Que receita de massa de panqueca usar?

A massa de panqueca é tão prática que serve para pratos salgados e doces

Fazer massa de panqueca é muito fácil. Tudo que precisa é farinha de trigo, leite e ovo. Se a receita for salgada, pode acrescentar uma pitada de sal. Se quiser fazer uma panqueca doce, adicione uma colher (sopa) de açúcar. Essa é a base para qualquer receita diferente com massa de panqueca que queira experimentar.

Quer dar um toque especial? Você pode saborizar a massa com outros ingredientes. No caso de comidas salgadas, pode usar caldo de legumes, queijo ralado, cenoura ou espinafre. Em pratos doces, a baunilha e o suco de limão são complementos que têm tudo para ficar uma delícia.

Como usar massa de panqueca para fazer receitas criativas e deliciosas

Lasanha com massa de panqueca

Bateu vontade de fazer lasanha, mas não tem massa pronta em casa? Em cerca de 15 minutos com ingredientes básicos você faz uma massa de panqueca deliciosa para usar nas camadas. Pode usar molho de tomate ou molho branco de base e o recheio da lasanha pode ser de cinco queijos, de queijo e presunto, de carne, de frango ou o que mais a sua fome pedir.

Salada de panqueca

A salada de panqueca é um tipo de bolo de panqueca gelada e salgada. Para preparar essa receita diferente, você deve empilhar várias camadas de massa de panqueca. Adicione um recheio diferente e saudável entre cada uma delas, como maionese, alface, tomate, palmito e peito de peru. Pode caprichar e usar cerca de dez camadas de massa para ficar alto como um bolo ou um sanduíche de camadas. Sirva cortando fatias como se fosse um bolo.

Pizza de frigideira com massa de panqueca

A massa de pizza tradicional leva fermento biológico e precisa de um tempo descansando. Já a massa de panqueca é prática e, por conta disso, serve como uma base improvisada para a sua pizza. Assim que a massa estiver pronta, é só colocar o molho de tomate, o queijo e o recheio a gosto por cima, ainda na mesma frigideira. Coloque uma tampa por cima para o calor derreter o queijo e pronto! Ideal para um lanche rápido de noite.

Bife com massa de panqueca

Nessa receita, a massa de panqueca é usada de maneira ainda mais criativa. Em vez de assar os discos primeiro, você utiliza o preparo ainda líquido. A ideia é fazer um tipo de bife empanado na massa. Em vez de passar o bife em ovo e farinha separadamente para fritar, você prepara a receita de massa de panqueca e passa o bife nela antes de levar para a panela. O resultado é a carne inteira envolta de uma fina camada de massinha frita.

Torta doce com massa de panqueca

Para usar a massa de panqueca em uma torta doce, adicione um pouco de açúcar na receita. Mas sem exageros! Como o recheio é doce, a massa não pode ser muito açucarada para não ficar enjoativa. Para rechear você pode usar creme de avelã, chantilly, chocolate, morango, banana e mais!

Rocambole com massa de panqueca

Em vez de fazer uma panqueca enrolada individual, que tal servir um rocambole com massa de panqueca para a família inteira? Para essa receita dar certo, a massa deve ser assada no forno em uma forma grande e retangular. Assim ela terá o tamanho certo para colocar todo o recheio e enrolar. Use um recheio bem cremoso para grudar bem e finalize regando com molho.

Torta de carne com massa de panqueca

A torta crepe ou torta de panqueca é parecida com uma lasanha, mas você não precisa se preocupar em cortar a massa para montar em um refratário quadrado. É só empilhar as panquecas redondas e intercalar com molho. Quando terminar, corte em oito fatias como uma pizza e jogue o molho por cima para irrigar bem a torta. Depois é só gratinar o queijo e se deliciar com o resultado surpreendente.

Bolo-panqueca de banana com café

Nós explicamos como a massa de panqueca pode ter o sabor que quiser e aqui está um bom exemplo! Além dos ingredientes básicos, adicione banana, café solúvel e chocolate em pó no preparo. A massa vai ficar mais escura e mais gostosa! Na hora de montar, faça camadas mais espessas como se fosse uma panqueca americana. O recheio pode ser mais simples, apenas para grudar as camadas. Chantilly ou doce de leite são boas opções.

Veja mais:

Panqueca: como fazer para não grudar na frigideira, receita sem farinha e mais

23 receitas de lasanha salgada e doce para a família

Recomendadas
Pela Web