Bola de chocolate surpresa que derrete: como fazer

Se você já se perguntou como é feita a bola de chocolate surpresa, venha conferir o passo a passo aqui no TudoGostoso!

Confira uma dica valiosa para fazer a bola de chocolate!

Confira um truque incrível para fazer essa deliciosa bola de chocolate.

Provavelmente você já deve ter se impactado por essa imagem tentadora de uma bola de chocolate derretendo lentamente por uma calda quente, revelando uma surpresa dentro — como magníficos brownies, sorvetes, frutas, castanhas ou o que desejar. É tanta gostosura que a boca chega a encher d’água só de ver essa mágica acontecer!

Mas, afinal, como essas surpresinhas foram parar ali dentro? Como fazer para o chocolate ficar durinho em formato de bola? Que magia é essa?! Calma que o TudoGostoso vai te explicar passo a passo — e, quem sabe, até te inspirar a ousar no final de semana a fazer um doce diferente, gostosíssimo, e claro, lindo!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Ingredientes

Bola de chocolate

– 100 g de chocolate ao leite (ou chocolate meio amargo)

– 1 bexiga pequena (isso mesmo, leitor! Aquelas que enchemos para os aniversários)

– 1 recipiente pequeno (pode ser uma xícara ou um potinho onde possa apoiar a bexiga)

Calda de chocolate

– 3 colheres (sopa) de chocolate em pó

– 3 colheres (sopa) de açúcar

– 1/2 copo de água

Brownie & sorvete

Para fazer o brownie, o TudoGostoso fez uma matéria deliciosa ensinando a fazer um brownie fantástico! Mas se você quiser, você pode dar uma olhadinha nessa receita de brownie, ou então conferir o passo a passo no vídeo abaixo:

Caso queira incrementar ainda mais seu brownie, um sorvete caseiro vai cair superbem! Se quiser, dê uma conferida nessa matéria ensinando a fazer sorvete caseiro, que vai fazer uma combinação deliciosa de gelado com todo o calor da calda quente!

Modo de preparo

Bola de chocolate

Se surpreendeu com a bexiga? Pois é: esse item é fundamental para dar o formato redondinho da nossa bola de chocolate! Vamos ao passo a passo:

– Derreta o chocolate em banho-maria (ou micro-ondas), até que fique totalmente derretido.

– Agora, mergulhe a borda do recipiente pequeno (ou da xícara) no chocolate derretido, encaixe a bola em pé sobre o recipiente e leve à geladeira — até que esfrie e a borda seque, impedindo que a bola não caia do recipiente.

– Assim que retirar da geladeira, mergulhe a bexiga (ainda presa ao recipiente) no chocolate derretido — lembrando que não pode estar quente demais, senão a bola estoura, ok?

– Agora, leve à geladeira por 15 minutos. Enquanto isso, prossiga com os outros passos.

Calda de chocolate

– Em uma panela, mexa bem todos os ingredientes da calda até ferver. Ela ficará bem líquida para poder envolver toda a bola quando for jogada sobre ela. Após estar fervido, retire do fogo.

Brownie & sorvete

Falamos ali em cima como preparar um brownie suculento e como fazer um sorvete caseiro maravilhoso. Mas você também pode soltar a criatividade e colocar vários outros ingredientes como “surpresa” na bola de chocolate.

Ah, e se você for fazer brownie e sorvete, lembre de prepará-los antes de começar a fazer esta receita.

Escolha o recheio que mais gostar para ficar dentro da bola de chocolate.

Diferente e saboroso, a bola derrete revelando um recheio delicioso — e que fica a seu critério!

Montagem

– Após os 15 minutos, retire a bexiga da geladeira. Com o auxílio de uma faca quente, estoure a bola e desgrude a casca de chocolate do recipiente.

– Em um prato, coloque uma fatia quadrada de brownie, seguida pelo sorvete, castanhas, e, em seguida, a bola de chocolate.

– Agora sua sobremesa está pronta para ser servida. Procure servi-la imediatamente para evitar que derreta antes da hora!

– Na hora de servir, jogue a calda de chocolate quente sobre ela, e voilà: veja a mágica acontecer e revelar todo o sabor do seu interior!

Você também pode utilizar formas redondas grandes!

Se quiser, utilize formas redondas e grandes — aquelas com formato de meia lua! Derreta o chocolate em banho- maria, coloque sobre as formas (para formar uma casca) e leve para gelar.

Em seguida, basta fazer o mesmo processo. Após estar gelada e firme, retire da geladeira, desenforme e coloque sobre uma meia lua o recheio de sua preferência. Depois, passe um pouco de chocolate morno nas bordas e tampe com outra meia lua. Agora é só despejar a calda quente e se deliciar com essa receita maravilhosa!

Recomendadas
Pela Web