Bife do vazio: o que é e como fazer

Que tal preparar um corte de carne suculento? Descubra o que é o bife do vazio!

O bife do vazio, também conhecido como pacu, é uma carne muito saborosa e macia, além de ser uma das melhores carnes vermelhas para fazer churrasco. Essa carne fica abaixo das costelas do boi e muita gente a confunde como um pedaço da fraldinha (que fica após a última costela). Os melhores pedaços de bife do vazio são os grandes e com uma certa camada de gordura, para manter a suculência da proteína.  Hoje iremos mostrar como fazer um delicioso bife do vazio. Confira!

o que é bife do vazio

Bife do vazio cortado em fatias

Ingredientes para um bife do vazio suculento

800 g de bife do vazio

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

1 cebola

4 batatas médias pré-cozidas

1 pimentão

1 tomate grande

1 dente de alho amassado

200 g de bacon

200 g de queijo mussarela fatiado

azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto

1 colher (sopa) de manteiga

bife do vazio como fazer

Pedaços de bife do vazio cru

Modo de preparo

Para esta receita, o TudoGostoso indica usar uma panela de ferro, que distribuirá o calor mais uniformemente, permitindo um cozimento igual e completo.

O primeiro passo é temperar a sua carne. Existem diferentes maneiras de temperá-la, desde a mais simples com sal e pimenta-do-reino, até a mais complexa com ervas e molho shoyu preparando uma marinada. Para essa receita, faça a seu gosto!

Em seguida, aqueça uma panela de ferro com um fio de azeite, até que ele fique bem quente. Sele o bife do vazio dos dois lados, rapidamente, sem deixar cozinhar muito, apenas adquirir uma cor. Retire da panela e reserve.

Na mesma panela, frite as batatas pré-cozidas por alguns instantes. Mas muito cuidado não as deixar grudar e queimar! Quando as batatas já estiverem douradas, coloque-as em um recipiente coberto com papel-toalha para ficarem bem sequinhas.

Ainda na mesma panela, acrescente a manteiga e refogue a cebola, o pimentão, o tomate e o bacon picados. Refogue bem até que o bacon esteja completamente frito. Acerte o sal.

Corte o bife em 4 pedaços mais ou menos iguais e coloque-os embaixo dos outros ingredientes. Arrume da seguinte forma: os cortes de bife no fundo, a cebola, o tomate, o bacon e o pimentão por cima da carne e as fatias de queijo mussarela por cima, finalizando.

Tampe a panela e deixe alguns minutos até o queijo derreter. O tempo na panela pode depender do ponto de sua preferência.

Você pode servir na panela mesmo! Os acompanhamentos podem variar entre um delicioso arroz à grega, legumes cozidos ou farofa de banana.

como fazer bife do vazio

Bife do vazio

Recomendadas
Pela Web