Bife de tira: o que é e como fazer

Não sabe o que é o bife de tira? O TudoGostoso te explica e mostra como fazer essa carne!

Confira passo a passo para surpreender a todos com o bife de tira!

Já ouviu falar do bife de tira? Venha saber o que é e como preparar!

Se pensou que se tratava da famosa receita de iscas de filé, enganou-se. O bife de tira se refere a um corte específico de carne — muito valorizado na Argentina e mais valorizado ainda por quem ama um bom churrasco! Seu corte permite que todo seu sabor, maciez e suculência sejam preservados, garantindo uma carne saborosa e macia na medida certa.

Se você é um grande apreciador de carnes e dos seus mais diversos e deliciosos cortes, venha saber mais sobre o bife de tira e como prepará-lo para chegar arrasando no próximo churrasco!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

De onde vem o bife de tira?

O bife de tira é obtido a partir do centro da picanha, o “miolo”, parte onde a carne é mais macia e saborosa. Para extrair esse pedaço, você pode comprar uma picanha, apoiá-la sobre uma tábua com a parte da gordura para cima e, com uma faca afiada, cortar o “triângulo” da picanha, e em seguida, suas laterais, restando apenas o “miolo”. Em seguida, basta fazer tiras ao longo do comprimento, seguindo com a faca desde o “triângulo” que foi retirado até a base.

Também podemos obter bifes de tira com o miolo do contrafilé — o tradicional chorizo.

E toda essa maciez, de onde vem?

Do próprio corte! O corte é feito a favor das fibras da carne, de forma com que toda a camada de gordura que envolve a fibra seja preservada, formando assim tiras compridas e não muito grossas — e claro, suculentas e saborosas.

Posso retirar a gordura?

O ideal é que não se retire a gordura que envolve a tira, pois ela é uma das principais responsáveis por manter todo sabor, umidade e maciez da carne. Caso descarte, corre o risco da carne ficar seca e dura. Por isso, durante o preparo, nossa dica é que você mantenha a gordura (ou, se preferir, descartar apenas um pouco), retirando apenas na hora em que for consumir.

Como preparar um bife de tira saboroso

– Primeiramente, pincele as tiras com óleo de girassol ou azeite.

– Em seguida, polvilhe sobre a carne sal grosso triturado.

Ou, se preferir, você pode optar por adicionar flor de sal apenas depois que a carne estiver grelhada. Porém, por ser um tipo de sal mais “delicado”, ele é recomendado apenas para finalizar os pratos, ressaltando seu sabor — e não durante o preparo, como o sal grosso.

– Na parte mais quente da churrasqueira, coloque a carne sobre a grelha e deixe grelhar deste lado de 4 a 6 minutos.

– Após esse tempo, coloque o outro lado do bife de tira para grelhar de 4 a 6 minutos.

– Assim que retirar, espere alguns minutos e faça cortes contra o sentido da fibra (faça cortes na transversal).

– E está prontinho para saborear essa carne cheia de sabor.

Não tem grelha? Não tem problema! Você também pode fazer seu bife de tira na frigideira.

Recomendadas
Pela Web