Batata dominó: o que é e como fazer

Venha conferir como é fácil fazer a batata dominó e deixar as suas refeições ainda mais saborosas e bonitas!

Confira como é simples fazer uma deliciosa batata dominó.

Sequinha por fora, macia por dentro: confira receita de batata dominó!

A batata é um ingrediente muito versátil: ela pode se transformar em aperitivos, acompanhamento ou até mesmo na estrela do prato, como o TudoGostoso mostrou em 5 receitas diferentonas e deliciosas com batata.

Batata dominó: linda e deliciosa

Você conhece a “batata dominó”? Ela foi criada pelo chefe argentino Francis Mallmann. A receita é simples e saborosa — mas com um visual elegante e impecável. Com finas fatias de batata formando uma espécie de dominó, a manteiga clarificada dá um sabor extra divino, digno de dar água na boca. Com apenas 3 ingredientes, vai ser fácil sair do comum e surpreender os convidados com essa receita especial!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Se quiser, adicione ingredientes de sua preferência, deixando a batata dominó ainda mais suculenta!

Além da manteiga clarificada, outros ingredientes podem dar um sabor a mais na sua batata dominó.

Ótima para servir como aperitivo ou acompanhado de saborosas carnes, a batata dominó vai fazer bonito com os seus convidados! Venha conferir essa receita!

Ingredientes

4 batatas grandes

4 colheres (sopa) de manteiga

Sal grosso moído a gosto

Pimenta-do-reino (opcional)

4 dentes de alho inteiros (opcional)

Receita de manteiga clarificada

A manteiga clarificada pode ser comprada, mas também pode ser feita em casa. Engana-se quem pensa que é coisa de outro mundo fazer essa manteiga. Não se deixe assustar pelo nome, pois é bem fácil!

– Em uma panela com fogo baixo, coloque a manteiga para derreter. À medida que ela for derretendo, forma-se uma camada de “espuma” branca na superfície.

– Assim que ela derreter totalmente, desligue o fogo e vá delicadamente retirando, com o auxílio de uma colher, a “espuma” que se formou na superfície. Ela será descartada, pois usaremos apenas o líquido amarelo e translúcido que ficou: a manteiga clarificada!

Aposte na combinação da batata dominó servida com carnes deliciosas.

Sirva a batata dominó pura ou como acompanhamento para saborosos pratos com carne!

Modo de preparo da batata dominó

– Lave as batatas, corte as suas pontas (não jogue fora, pois você pode utilizá-la para fazer um purê ou um caldo, por exemplo) e, em seguida, corte as laterais da batata em forma retangular — com um formato semelhante a um tijolo —, retirando, assim, as cascas.

– Agora, corte a batata em fatias bem fininhas. Se achar mais fácil, utilize uma mandolina. Mas lembre-se de mantê-las enfileiradas, ok?

– Em uma assadeira untada com azeite (ou manteiga clarificada), disponha as batatas meio inclinadas — imitando um dominó mesmo! Regue-as com a manteiga clarificada, o sal grosso moído e demais temperos que desejar.

– Leve a assadeira ao forno preaquecido a 180º C por 50 minutos ou até as batatas estarem douradinhas. Pronto!

O resultado são batatas dominós deliciosas, crocantes por fora e macias e saborosas por dentro. Pode confiar na gente: vai ser um sucesso!

Recomendadas
Pela Web