Bacalhau à Gomes de Sá: passo a passo

Não pode faltar bacalhau no Natal, não é mesmo? Então, venha aprender a fazer uma receita rápida e deliciosa: bacalhau à Gomes de Sá!

Há muitas receitas tradicionais com o bacalhau, como o bolinho de bacalhau e a punheta de bacalhau. Um prato que também é muito conhecido pelos brasileiros e está presente em muitos restaurantes é o bacalhau à Gomes de Sá, uma receita tradicional e deliciosa! No TudoGostoso, você encontra receitas de bacalhau ao forno, suflê de bacalhau, torta de bacalhau e muitas outras. Hoje, iremos ensinar a clássica bacalhau a Gomes de Sá. Confira!

receita de bacalhau a gomes de sá

Bacalhau à Gomes de Sá com azeitonas pretas e ovos cozidos

Ingredientes do bacalhau à Gomes de Sá

500 g de batata

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

300 g de bacalhau

coentro, salsinha e cebolinha a gosto

1 colher (sopa) de margarina

2 cebolas grandes picadas

2 dentes de alho

azeite extra-virgem a gosto

sal e pimenta-do-reino a gosto

como fazer bacalhau a gomes de sá

Prato de bacalhau à Gomes de Sá com azeitonas, batatas e ovos cozidos

Modo de preparo

Na noite anterior ao preparo, deixe o bacalhau de molho em água para dessalgá-lo. No dia do preparo, descarte a água. Cozinhe o bacalhau em água fervente até ficar macio. Em seguida, remova as espinhas e desfie o peixe.

Descasque e cozinhe as batatas em água com sal até ficarem macias.

Aqueça uma panela grande com o azeite e coloque a cebola picadinha. Assim que ela começar a ficar translúcida, acrescente o alho e deixe dourar. Adicione o bacalhau desfiado e cozinhe por alguns minutos. Desligue o fogo e, por último, acrescente os temperos, o coentro, a salsinha e a cebolinha e misture bem.

Em um refratário de vidro, faça uma camada com as batatas e regue com azeite a gosto. Por cima, faça uma camada com o bacalhau desfiado e regue com mais azeite. Finalize com o restante do purê de batatas e mais azeite.

Leve ao forno baixo preaquecido por 15 minutos. Enfeite com ovos cozidos.

receita de bacalhau de Gomes de Sá

Bacalhau à Gomes de Sá

 

Recomendadas
Pela Web