Principais erros que cometemos com vinhos

Evite esses errinhos e seja um mestre na arte de apreciar vinhos!

 drinking wine betty white drinking gif wino GIF

Degustar um bom vinho e apreciar da maneira correta não é um bicho de sete cabeças como muitos pensam. Todos nós já cometemos erros clássicos quando começamos a tomar vinhos e, acredite, até os mais experientes no assunto acabam cometendo alguns errinhos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Quer aprender o que não se deve fazer quando estiver bebendo um bom vinho e os erros mais clássicos que cometemos nesse momento? Então, dá uma olhadinha na nossa lista que é a prova viva de que dá sim pra aprender com os próprios erros… Ô se dá!

Primeiro erro: encher a taça até o topo!

giphy (7)

A pressa é a inimiga da perfeição assim como a pressa de beber. E com você não tem miséria! Você enche até a boca da taça sem dó nem piedade e isso é… Errado! Ao servir o vinho, certifique-se de completar até a metade ou menos de uma taça. O vinho precisa de um espaço na taça para “respirar” assim como a cerveja precisa do colarinho. Além de deixar a taça mais pesada e difícil de manusear, o vinho pode acabar esquentando e perdendo sua temperatura ideal. Complete até 1/3 da taça e estará de bom tamanho.

Segundo erro: empurrar a rolha para dentro do vinho

Abrir garrafas de vinho não está entre suas principais especialidades, mas você tenta. E tenta. E tenta. Até que a rolha quebra e sua última opção e ato de desespero é empurrar a rolha pra dentro da garrafa. Peeeen! Errado! A rolha pode se desfazer e contaminar todo o vinho, alterando seu sabor original. Se isso acontecer, a solução é decantar o vinho. Você pode coa-lo com um coador de café ou com um decanter. Tudo tem salvação!

ABC Network abc wine scandal abby GIF

Terceiro erro: gelo no vinho

Essa prática nada mais é do que colocar água no vinho. Quer morte mais horrível do que essa? Quando o gelo derrete, ele altera o sabor e encorpamento do vinho, além de alterar o aroma, equilíbrio, dentre outras características que compõe um bom vinho. Achou o vinho muito quente? Coloque-o em um balde com gelo ou deixe um pouquinho na geladeira. Dá super certo, pode acreditar!

 game of thrones hbo wine cersei lannister lena headey GIF

Quarto erro: segurar a taça pelo bojo

Segurar a taça pelo fundo ou no meio é um erro super comum. Obviamente, podemos segurar a taça da maneira que nos sentirmos mais confortáveis, porém, é aconselhável pegar a taça pelo pé. Segurar a taça pelo bojo é um problema, já que a temperatura do nosso corpo pode esquentar o vinho e até alterar seu sabor.

Quinto erro: beber muito rápido

Você com certeza já ouviu a expressão: “Deixar o vinho respirar”, certo? Pois é, mas saiba que, abrir o vinho e deixá-lo na própria garrafa “respirando” pode não ser a melhor alternativa. Isso por que a bebida não está em contato com o ar de maneira plena dentro da garrafa. Para uma aeração mais eficiente de seu vinho, coloque-o na taça que será servido e deixe-o “respirar” um pouquinho. Ah! Assim como o vinho precisa desse tempinho para oxigenar, você também precisa para apreciá-lo! Isso mesmo, aprenda a degustar o vinho e viva passo a passo dessa experiência bebendo mais devagar para sentir melhor o sabor da bebida. Vale a pena!

Rick and Morty crying upset drinking wine GIF

Recomendadas
Pela Web