Floresta negra: conheça as histórias por trás do bolo de origem alemã

Confira a história por trás do delicioso bolo de origem alemã “Floresta Negra”.

Bolo Floresta Negra: delícia cheia de história!

Bolo Floresta Negra: delícia cheia de história!

O bolo floresta negra já é tão popular no Brasil que fica difícil acreditar que ele veio de terras tão distantes e nada tropicais. Por isso mesmo, o bolo de chocolate com cereja e chantili é carro-chefe de confeitarias não só pelo nosso país, mas pelo mundo, e um dos queridinhos das festas de aniversário, principalmente pelos adultos. O que poucos sabem é que a floresta existe de verdade! A “Floresta Negra” fica no sudoeste da Alemanha, em Baden-Württemberg, está a região florestal de cerca de 12 mil km². A paisagem de selva serviu de inspiração para alguns contos e sua história está repleta de tradições, como a do bolo floresta negra.

Bolo Floresta Negra. Foto: Couler

Bolo Floresta Negra. Foto: Couler

Segundo uma das histórias sobre a origem do bolo, as cores da receita teriam sido inspiradas nas roupas usadas pelas jovens solteiras da região no século 19. O chantili branco faz referência à cor da manga do vestido, o chocolate ao corpo do vestido e as cerejas representariam o bollenhut, chapéu com bolas vermelhas que indicavam o estado civil daquelas mulheres. O floresta negra original é preparado com Kirsch, um licor tradicional daquela área. De acordo com a história, o bolo surgiu para complementar a tradição e as moças serviam a sobremesa para os pretendentes.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Outra versão sobre a origem do floresta negra é que ele foi criado em 1915 pelo confeiteiro Josef Keller, que teria servido o bolo pela primeira vez no Café Ahrend, em Bad Godesberg (hoje distrito de Bonn), no oeste da Alemanha (a cerca de 450 Km da Floresta Negra!). Um de seus aprendizes teria guardado a receita original, que hoje está numa confeitaria em Triberg, na Floresta Negra.

A cidade de Tübingen, na Floresta Negra, também reivindica a criação do bolo, que teria surgido em 1930. Entretanto, a receita básica já era conhecida há muito mais tempo naquela região: cerejas cozidas acompanhadas de creme, servidas como sobremesa, não em forma de bolo.

A receita alemã do bolo Floresta Negra é diferente da que temos no Brasil, vai menos açúcar e um toque de kirsch (licor de cereja). Em alguns lugares na região da floresta, na Alemanha, é possível achar o bolo feito com a receita original. No site do TudoGostoso você encontra inúmeras receitas deliciosas do bolo floresta negra. Ainda não experimentou essa maravilha? Está esperando o quê?

Recomendadas
Pela Web