Espaguete à bolonhesa não existe: conheça a verdadeira história

Espaguete à bolonhesa não existe, e quem diz isso são os italianos! Se quer entender melhor essa história, o TudoGostoso te explica!

Espaguete à bolonhesa não existe mesmo — e você não leu errado. Apostamos que você está pensando “mas como, se eu comi um pratão cheio desse tipo de massa hoje mesmo?” Calma, leitor, o TudoGostoso vai colocar tudo em pratos limpos e tirar esse questionamento da sua mente. No entanto, se você se desiludiu e já quer partir para o preparo de outra massa, nós indicamos um delicioso espaguete à carbonara, um ao molho branco com brócolis, um espaguete bem suculento com calabresa ou, se a vontade for de molho com carne moída mesmo, uma lasanha com esse sabor.

espaguete à bolonhesa

Prato de espaguete à bolonhesa

Espaguete à bolonhesa não existe

Podemos afirmar isso porque, antes de tudo, a receita tradicional do molho, aquela que vem lá da Bolonha, na Itália, é bem diferente da que encontramos por aqui — e em outras partes do mundo. Na terra natal do molho, eles utilizam até cenoura no preparo! E acredite se quiser: o prato “espaguete à bolonhesa” sequer existe nos cardápios dos restaurantes e cantinas de Bolonha — a não ser por um ou outro restaurante que tente agradar os turistas! Inclusive, muitos italianos que experimentam o prato fora da Itália nem gostam dele, tá?

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O problema não está só na receita do molho

Além disso, o tipo de massa escolhido para o prato por aqui é, segundo os italianos, errado. Caso você não saiba, existe um tipo de massa indicado para cada tipo de molho. Molhos mais grossos e consistentes é que vão melhor com espaguete e outros macarrões que são fininhos e lisos — por isso não retêm molhos muito ralos, como o de tomate. Mas se você tem dúvidas sobre combinações de massas e molhos, o TudoGostoso já te deu algumas dicas! Para a galera de Bolonha, o melhor macarrão para acompanhar o famoso molho com carne moída é o tagliatelle, que é parecido com o talharim (ou fetuccine), porém com tiras um pouco mais largas.

Produção de macarrão caseiro

Produção de macarrão tagliatelle

A Itália leva esse assunto tão a sério, que a Câmara do comércio de Bolonha, em 1982, chegou a patentear a receita. Então, se é para comer um prato de macarrão verdadeiramente à bolonhesa, você deve seguir a receita tradicional. Caso contrário, você estará comendo um prato delicioso, mas não à bolonhesa!

macarrão com carne moída

Prato de tagliatelle à bolonhesa

Depois de tudo isso que falamos, se você quer conferir a tradicional receita de molho à bolonhesa, a italiana mesmo, clique aqui ó! O TudoGostoso recomenda a receita, mas apoia totalmente o molho delicioso que fazemos e encontramos por aqui!

 

Recomendadas
Pela Web