Desastres culinários na quarentena: perfil do Instagram reúne receitas de iniciantes

Começou a cozinhar agora? Confira os maiores desastres culinários da quarentena e as dicas para não repetir em casa.

A gente sabe que tem muita gente que começou a se aventurar na cozinha há pouco tempo. Mas o que fazer quando somos obrigados, ou quase isso, a botar a mão na massa e tentar virar um chef de cozinha? Com a quarentena, muitas pessoas se viram nessa situação e começaram a testar receitas e pratos novos, claro que alguns acabaram não dando tão certo. As risadas tomaram o lugar do desespero e um perfil do Instagram começou a juntar esses desastres culinários na quarentena. O Chefs na Quarentena reúne fotos e vídeos de iniciantes na cozinha e suas tragédias culinárias. Lá você fica de olho no que a galera está aprontando nesse isolamento e aqui, no TudoGostoso, você confere as dicas para não repetir isso em casa. Se nem com essas dicas a sua carreira de chef decolar, não fica triste: corre com o celular e já aproveita para mandar uma foto bem legal para o perfil dos Chefs na Quarentena!

Desastres culinários na quarentena: perfil do Instagram reúne receitas de iniciantes

Desastres culinários na quarentena

Desastres culinários na quarentena: perfil do Instagram reúne receitas de iniciantes

Bolos, massas e receitas queimadas no forno

Isso é um prato cheio, nesses casos meio vazio, para um novo post no Instagram. Mas o fracasso dessas receitas normalmente pode ser explicado por dois fatores: tempo e potência. O primeiro é bem óbvio, né? Deixou muito tempo a receita no forno: ela passa de dourada e linda para cinzas. Por isso, é muito importante que você sempre tenha um timer, principalmente se você é um iniciante, para controlar o seu tempo. Assim, você garante que não irá esquecer sua receita muito tempo no forno e ainda pode controlar o cozimento dela as poucos, entendendo a potência do seu forno (que é o segundo fator).
A potência do forno deve ser sempre muito bem analisada e entendida, para que um grau a mais ou menos não faça diferença na hora do preparo da receita. Entendido? Então, se ligue sempre no modo de preparo e confira o tempo e a potência do seu prato antes de levá-lo ao forno.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Mas, se algo der errado, você ainda pode usar o prato como um pneu estepe do seu carro.

Desastres culinários na quarentena

É um bolo ou um pneu? Saiba como não deixar sua receita queimar

Receitas queimadas no óleo

Uma menção honrosa para um outro tipo de desastre parecido com o de cima: receitas queimadas no óleo. Quem nunca foi fritar algum prato e acabou transformando tudo em apenas um grande pedação de carvão? Para que a execução da sua receita frita seja perfeita, você deve sempre tomar cuidado com a temperatura do óleo! E, para isso, existem alguns truques como: verificar se ele já está soltando pequenas bolhas ou ainda colocar um palito de fósforo junto ao óleo – quando ele acender está na hora de começar a fritar. Mas tudo isso deve ser seguido em conjunto com o modo de preparo da receita e com redobrada atenção (além de ser perigoso para o seu prato, o óleo muito quente pode provocar acidentes graves na cozinha). Por isso, fique sempre atento e não saia da cozinha enquanto a comida está fritando.

Desastres culinários na quarentena

Fique sempre de olho na sua receita que está no fogo

Bolos, pudim e receitas mal desenformadas

Você conseguiu passar pelas primeiras etapas, desligou o forno e retirou a forma com o seu bolo lindo e delicioso. Você fica cheio de felicidade, mas assim que tenta desenformar percebe o desastre que aconteceu. Isso pode acontecer diversas vezes com receitas que precisam de uma forma para serem preparadas, como bolos e pudins. Para que seu prato saia como o esperado, você precisa prestar muita atenção ao modo de preparo e seguir as instruções daquela receita. Normalmente os bolos e pudins precisam de um tempo na forma para esfriarem antes de serem desenformados e uma ajudinha com uma espátula ou faca. Assim, você garante o sucesso e impede que tudo desmorone.

@chefsnaquarentena

A cara de desespero quando você percebe que usou uma caneca menor

Formas e canecas menores que a receita

Isso é um erro muito comum de execução das receitas, principalmente para quem está começando. É normal a gente se confundir com a medida das formas e canecas e acabar colocando muito conteúdo para pouco espaço. O resultado você confere aos montes no @chefsdaquarentena: várias receitas que pularam para fora e acabaram sujando fornos e micro-ondas. Por isso, é importante sempre se atentar ao tamanho desses objetos e comparar com a quantidade de receita que você possui. O ideal é que sempre fique um espaço “sobrando”, para que o bolo, a torta ou o que quer que seja, não caia para fora do recipiente e acabe com seu sonho de chef.

Se você continua tendo alguns desses ou outros probleminhas na cozinha, não se esqueça de sempre conferir as matérias do blog para resolver as dúvidas. Aqui na seção de dicas, você encontra uma lista de truques para te salvar na hora do aperto!

Recomendadas
Pela Web