Cachaça, a bebida brasileira mais amada no mundo

Conheça mais sobre a bebida mais querida pelos brasileiros!

Quem não ama uma caipirinha de cachaça?

Quem não ama uma caipirinha de cachaça?

O frio chegou e a procura por uma bebida mais quente aumenta. Os destilados são os favoritos dessa época do ano, tanto para a preparação de drinques quanto para consumir puros mesmo. A cachaça é uma bebida muito popular no Brasil, mas por vezes tem uma conotação pejorativa e é substituída por bebidas estrangeiras nos bares e pelas casas do país. Que tal acabar logo com esse tabu e valorizar mais essa bebida tão nacional?

Por outro lado, essa cachaça brasileira ficou tão conhecida e adorada no mundo que tem até um dia mundial só para ela, o 21 de maio. Apreciada historicamente no Brasil e também conhecida como aguardente ou pinga, ela tomou ares internacionais e hoje é exportada para diversos países do globo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Obtida a partir da destilação do caldo de cana fermentado, a cachaça virou queridinha dos gringos por ser muito usada na nossa famosa caipirinha. Sendo a mais comum feita com limão, gelo e açúcar, esse drink já incorpora tantas outras frutas, ervas e especiarias. No site do TudoGostoso, tem várias receitas de drinks e coqueteis alcoólicos, com cachaça e outros destilados. Mas você pode usar a criatividade e substituir essas bebidas pela nossa “branquinha”, não é mesmo?

Cachaça é paixão nacional!

Cachaça é paixão nacional!

Consumida pura é para ser apreciada, pois seu alto teor alcoólico pode fazer a bebida “subir” muito rápido. De forma moderada, estudos comprovam que seu consumo faz até bem para a saúde.

Para além do bar, a bebida também é utilizada na composição de diversos pratos. Para flambar vegetais como o quiabo, finalizar uma linguicinha caseira no forno ou até uma dosesinha dentro da feijoada, a cachacinha engrandece várias preparações da culinária nacional. No meu prato vencedor do Concurso de Chef Amador do Festival do Camarão de Ilhabela (2015) lá está ela, representando a cultura caiçara. A receita é simples, com ingredientes bem brasileiros, mas de sabor exótico. Você pode conferir a receita completa no meu blog.

Recomendadas
Pela Web