Alimentação infantil mais saudável: confira as dicas

Confira essas dicas para que as crianças tenham uma alimentação mais saudável!

É na infância que aprendemos e determinamos a maioria dos nossos hábitos, principalmente os alimentares. Por isso, é muito importante uma alimentação infantil mais saudável. As crianças precisam de incentivo (e exemplo dos pais e cuidadores!) para consumirem legumes, frutas e verduras. Por isso, vamos te dar dicas para te ajudar a introduzir de maneira prática, tranquila e divertida alimentos mais saudáveis na rotina alimentar. Confira as dicas a seguir:

alimentação infantil

Dicas para uma alimentação infantil mais saudável

Dicas para uma alimentação infantil mais saudável

Tenha uma rotina nas refeições

Estabelecer um horário para o almoço, jantar e lanche ajuda a criança a entender com mais facilidade essas horas importantes. Com uma rotina bem estabelecida, ela pode criar vínculos com a comida e prestar atenção ao que está ingerindo. Além disso, isso ajuda a regular o metabolismo da criançada!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Insista sempre e tenha paciência

No começo pode ser difícil introduzir ingredientes mais saudáveis nas receitas ou até oferecê-los diretamente para a criança, mas não desista! Tenha paciência e tente explicar sobre o alimento, sua cor, aroma e textura. Incentivando mais de uma vez você tem mais chances de conquistar o pequeno. Se mesmo assim não der certo, mude a forma como aquele ingrediente ou prato é preparado e substitua por outro mais aceito (repare sempre na reação das crianças aos alimentos).

alimentação infantil

Insista e tenha paciência com os novos pratos

Um lugar calmo é o lugar perfeito

Quanto menos distrações melhor: as crianças devem estar focadas naquele momento para aproveitar ao máximo. Opte por lugares silenciosos, sem TVs, rádios, limpos e calmos. Assim, você traz toda a atenção para o alimento e para aquele momento em família.

Deixe que as crianças participem do preparo

Leve os pequenos para a hora das compras dos ingredientes: faça eles sentirem as texturas e os cheiros. Além disso, prepare algumas receitas com a ajuda deles, assim você pode mostrar o preparo de algum ingrediente e as etapas até o prato final.

alimentação infantil

Deixe as crianças participarem do preparo

Os adultos são os exemplos

Dar o exemplo é fundamental: se elas veem você sendo saudável também vão querer ser! Por isso, é importante que você também tenha hábitos saudáveis. O ideal é que toda a família se alimente junto, dos mesmos pratos e ingredientes. Os pequenos vão se sentir mais inseridos na rotina alimentar da casa e entender esse processo com mais facilidade.

Use e abuse da sua criatividade

Pratos coloridos são sempre os mais indicados em qualquer fase da vida! Mas muitas vezes o saudável não parece tão apetitoso. Por isso, use da criatividade na hora de fazer as suas receitas: seja misturando algum ingrediente ou inovando na hora de servir. O importante é que as crianças fiquem interessadas de alguma forma em comer esses pratos! Vale criar carinha com os ingredientes ou o que sua imaginação mandar.

alimentação infantil

Use e abuse da sua criatividade

Recomendadas
Pela Web