Água saborizada: veja os benefícios e aprenda como fazer

Que tal aprender como fazer água saborizada? Vem com o TudoGostoso nesse guia completo e aproveite para ver receitinhas fáceis e deliciosas.

Beber bastante água é importantíssimo para o bom funcionamento do organismo. Manter a hidratação revitaliza o corpo e repõe as energias para encarar todo o corre-corre ao longo do dia. Além de ser uma delícia para matar a sede, principalmente nos dias quentes. Segundo a OMS, o ideal é consumir em média 2 litros de água para adultos e 1,5 litros para crianças. Para quem não consegue ingerir essa quantidade, uma boa dica é a água saborizada, que hidrata com um sabor delicioso. Quer saber mais sobre essa bebida muito simples e rápida de fazer? Continue lendo!

copos com diversos sabores de água saborizada em uma mesa de madeira

Água saborizada: refrescância e hidratação com um gostinho delicioso

O que é água saborizada

Em primeiro lugar, vamos te ensinar o que é essa ótima pedida, que também pode ser chamada de água aromatizada. É uma bebida feita da combinação de água, com ou sem gás, e ingredientes da sua preferência, conferindo o aspecto tradicional, mas com um toque todo diferente. Ao contrário das receitas de suco, essas águas não possuem gosto muito acentuado, nem a adição de açúcares.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

É também uma excelente opção para que busca alternativas para bebidas industrializadas, pois, além de agradar o paladar, não possui calorias ou conservantes.

Benefícios da água saborizada

Você já sabe que essa bebida é livre de açúcar e calorias, o que permite ser bebida em qualquer quantidade. Além disso, ela pode aumentar bastante a ingestão de nutrientes. Mas, assim como acontece com o sabor, os benefícios para o corpo também dependem muito do ingrediente escolhido para acompanhar.

Na maioria das vezes, é possível ter um resultado anti-inflamatório e diurético. Também são capazes de fortalecer o sistema imunológico e melhorar a digestão. O TudoGostoso aconselha o acompanhamento de um profissional especializado para entender suas necessidades e, assim, escolher as melhores receitas para fazer em casa e beber sempre que quiser.

Uma utilidade muito bacana, é a possibilidade de variar o cardápio de bebidas da sua festa ou reunião, usando e abusando da beleza de jarras transparentes exibindo frutas bem cortadas inseridas no líquido.

Água saborizada: como fazer

Claro que a gente vai te ensinar como fazer uma água saborizada do jeito certinho, né? E é tudo muito simples! Na grande maioria das vezes, são usadas frutas e ervas, mas também é possível usar cascas e especiarias, como a pimenta-rosa.

Misture os ingredientes à água e deixe descansar até o momento de servir. Você pode utilizar garrafas de água comuns, como as que você tem em casa. Caso prefira, coloque em recipientes com um compartimento específico para encaixar o que você escolher para adicionar, como os da foto abaixo.

jarra para água saborizada, com rodelas de limão no filtro e água dentro, em uma mesa de mármore e limões ao lado

Jarra para água saborizada com compartimento de encaixe para as frutas

É importante prestar atenção no tempo que você vai levar para consumir. O ideal é preparar no mínimo 30 minutos antes, suficiente para deixar aquele gostinho bom. Depois de pronta, pode ser armazenada dentro ou fora da geladeira, dependendo do momento do consumo e da temperatura desejada. Atenção: depois de 24h, a água saborizada perde suas propriedades nutricionais e sofre alteração no sabor. Opte por beber antes desse prazo.

Receitas de água saborizada

Chegou a parte que todo mundo ama, vem conferir essas receitinhas superfáceis de reproduzir aí na sua casa. Para pegar o passo a passo, é só clicar no nome da receita.

Água saborizada com limão e gengibre

Água saborizada com frutas

Água saborizada com camomila

Água saborizada com morango

Água saborizada de laranja

água saborizada: copo com laranjas infuzionadas em água em cima de uma mesa de madeira

Água saborizada com laranja: receita cítrica ideal para o verão

Curtiu nosso guia? Então você vai amar ver mais dicas para a sua rotina na cozinha. Confira:

Água aromatizada: confira os benefícios da bebida

Como beber mais água: confira as dicas para ficar sempre hidratado

Bebidas refrescantes para enfrentar o calor do verão

Recomendadas
Pela Web