A volta do Jogo de Panelas no Mais Você tem jantar com peixe e camarão e tema havaiano

A estreia da nova temporada da competição do Mais Você deu o que falar entre os participantes e nas redes sociais

Ana Maria Braga voltou com o quadro Jogo de Panelas, nesta segunda-feira (16), no Mais Você. Em cada rodada cinco competidores preparam um jantar temático com três pratos para os outros provarem. O programa foi gravado antes da pandemia e tem na primeira rodada uma disputa em Brasília com Anderrupson, Fernanda, Eduardo, Kelly e Felipe.

Cada chef tem um ingrediente secreto, anunciado ainda por Louro José, e eles precisam incorporá-lo ao prato sem que os outros descubram. Ao final da noite, cada um dá a sua nota e o chef convidado, Marcelo Petrarca, opina sobre o prato principal. Quer saber o que aconteceu no primeiro jantar da rodada? Confira no TudoGostoso as receitas preparadas e dicas para acertar no jantar.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Jogo de Panelas do Mais Você: panela de barro com moqueca de peixe

O prato principal do jantar do Jogo de Panelas é um peixe com creme de abóbora estilo moqueca

O tema do jantar do primeiro anfitrião

O primeiro anfitrião da semana foi o corretor de seguros Anderrupson. Ele definiu como tema Havaí e decorou a sua casa e a área de jantar com plantas e flores coloridas. Para as atrações durante o jantar, ele convidou um bartender que preparou coquetéis e duas dançarinas que dançaram ao som de músicas típicas havaianas. Os pratos seguem o tema com peixe e camarão na entrada e no prato principal e uma sobremesa refrescante.

Entrada de iscas de peixe e camarão com molho de ervas

A entrada que Anderrupson é um prato de iscas de peixe e de camarão simples, mas que já entra direto no tema de frutos do mar. Para fazer a entrada para os cinco participantes, ele usou dois quilos de filé de tilápia fininho e sem osso e mais dois quilos de camarão. Para temperar e fazer o molho são usados alho, alecrim, azeite, manjericão e sal.

receitas com fubá

Iscas de peixe e camarão empanados com um molho de ervas serviram de entrada no jantar

O modo de preparo começa temperando o peixe. Em uma tigela amasse duas cabeças de alho com azeite, manjericão, alecrim e sal à gosto. Coloque o peixe e o camarão em um saco transparente com o tempero, misture e deixe na geladeira por duas horas.

Depois é hora de empanar na farinha de trigo. Você fazer esta etapa do jeito tradicional passando em ovo ou então seguir a dica de como empanar do TudoGostoso e passar na manteiga derretida. Frite até dourar. O truque é fritar o peixe primeiro porque demora mais e depois o camarão que é mais rápido. O molho de acompanhamento é bem simples: bata azeite, manjericão, alecrim e sal no liquidificador e sirva em um recipiente à parte.

A entrada simples de iscas de peixe e camarão do Anderrupson foi bem elogiada pelos demais participantes. A única crítica foi ao molho, que julgaram salgado. Então a dica para você é ter cuidado e colocar pouco sal, deixando que as ervas se destaquem mais.

Prato principal de peixe ao molho de abóbora e camarão

O prato principal foi chamado pelo participante de “Lau lau de cabotiá” e se refere a uma receita de peixe com abóbora e camarão. O ingrediente principal é a posta de peixe de couro surubim ou filhote, em quantidade de três quilos na receita de Anderrupson.

O peixe é temperado da mesma maneira da entrada, com ervas trituradas manualmente e colocadas em um saco com o peixe que fica na geladeira por duas horas. Ele usa alho, sal, alecrim, manjericão e um saco de tempero da feira, mas você pode usar ervas à sua escolha. Além disso, Anderrupson recebeu coentro como ingrediente surpresa e inseriu junto ao tempero.

A próxima etapa é preparar a abóbora. Na panela em fogo médio, cozinhe uma abóbora cabotiá sem casca até ficar macia. Escorra a água, amasse e adicione leite de coco e sal até virar um creme bem liso. Em outra panela, refogue duas cebolas fatiadas, um pimentão de cada cor com alho, sal e azeite, depois adicione o creme de abóbora e deixe ferver. Para cozinhar o peixe e o camarão, Anderrupson separou o molho em duas panelas, colocando o peixe por 10 a 20 minutos em uma e o camarão, que fica pronto mais rápido, em outra.

Substituir batata: pote branco de cima com purê de abobora e uma colher

O creme de abóbora cabotiá é essencial para esta receita com peixe e camarão

O acompanhamento é um purê de batata simples. Para preparar a receita do Anderrupson, cozinhe dois quilos de batata inglesa até ficar macia, depois escorra e amasse manualmente em uma tigela. Adicione 100 gramas de manteiga, 200 mililitros de leite e sal a gosto e misture até ficar homogêneo. Para servir, coloque o peixe, o camarão, o molho e o purê em um prato fundo e salpique com cheiro verde.

O prato principal foi elogiado, mas os competidores citaram a falta de uma colher para o molho e o purê frio e simples como pontos negativos. Na hora de palpitar pelo ingrediente secreto, ninguém acertou o coentro. O chef convidado foi Marcelo Petrarca, que concordou que purê não era o melhor acompanhamento e comentou sobre a textura do peixe que parecia congelada. Anderrupson concordou e disse que deixou descongelar na véspera, mas o peixe estava envolto em papel, que serviu como isolante térmico e dificultou o preparo.

Sobremesa gelada com geleia de morango

Para fechar o jantar, Anderrupson serviu o que chamou de “delícia tropical”, um doce gelado com morango e leite condensado que lembra uma receita de delícia de morango. Para fazer, em uma panela em fogo médio coloque três gemas peneiradas, três colheres de sopa de amido de milho, uma lata de leite condensado e 300 ml de leite. Deixe por cinco minutos até formar um creme grosso.

doces italianos

Em clima tropical, a sobremesa é gelada e intercala um creme à base de leite condensado com uma geleia de morango fresco

Em outra panela também em fogo médio, misture quatro bandejas de morango com quatro colheres (sopa) de açúcar por sete minutos até virar geleia e reserve. Em uma tigela, bata três claras até virar neve, coloque suas colheres (sopa) de açúcar e uma lata de creme de leite gelado. Misture devagar até ficar homogêneo e deixe na geladeira por 1 hora.

Para montar, pegue um pote ou taça e intercale uma camada de cada creme, decore com morango e coloque no congelador. Lembre-se de tirar o doce do congelador uns 20 minutos antes de servir para não ficar muito congelado. Anderrupson esqueceu desta etapa e seu doce não ficou tão cremoso.

Veja também:

Tilápia, linguado, robalo e mais: conheça os tipos de peixe branco e veja receitas para todos os paladares

Receitas de bobó: confira 35 pratos deliciosos do TudoGostoso

Recomendadas
Pela Web