8 maneiras de incluir banana na alimentação em pratos salgados e doces

A banana é uma fruta nutritiva e versátil na cozinha que você pode incluir em várias receitas deliciosas

Incluir frutas na nossa alimentação sempre é uma boa ideia para a sua saúde. E não é porque elas são doces que devem ficar limitadas aos doces e sucos. A banana é uma fruta bem versátil que pode ser usada em sobremesas mais leves, em pratos salgados e até como substituto da farinha em massas integrais. Confira as dicas do TudoGostoso de como você pode começar a incluir a banana nas suas receitas.

como incluir banana na alimentação: tigela com banana sendo amassada

A banana pode ser usada de várias maneiras na culinária

Quais os benefícios de incluir banana na alimentação?

O seu cardápio fica mais rico quando incorpora a banana no meio. A fruta é rica em nutrientes, especialmente fibras, potássio, magnésio e vitaminas A e C. Por causa disso, ela é ótima para dar saciedade e energia. O potássio e o magnésio auxiliam na redução da pressão arterial e das cãibras. A maior quantidade de fibras é perfeita para regular o intestino e controlar o colesterol.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Como se não bastasse, o consumo de banana é positivo para a nossa visão, bom-humor e até nas boas noites de sono! Por causa disso, a banana é muito usada por pessoas que estão de dieta, seja para perder peso, seja para ter energia para se exercitar. Mas até indivíduos que não possuem regimes restritos se beneficiam de todos esses nutrientes.

Para completar, saber maneiras diferentes de incluir a banana nas refeições é perfeito para ter como usá-la antes de que estrague na sua geladeira. Se você quiser que ela dure mais para poder testar todas as receitas, confira o truque para conservar banana por mais tempo.

Como incluir banana na alimentação?

Comer uma ou duas bananas por dia pode fazer maravilhas para nossa saúde! Para não correr o risco de enjoar comendo sempre ela crua e pura, o segredo é apostar em combinações e preparos variados. O mel, a canela e a aveia são ingredientes que ficam ótimos com a fruta. Quanto ao preparo, vale se deliciar com banana grelhada, assada, batida ou usada no preparo de receitas de massas. Veja as dicas!

1 – Consuma crua quando quiser um lanche rápido

A banana crua já serve muito bem como um lanche prático mas que deixa você saciado. Para complementar com simplicidade, experimente amassar a banana e colocar queijo e chocolate por cima ou então cortar a fruta em rodelas para se servir com uma banana com chocolate derretido deliciosa. Quer mais uma ideia de lanche rápido? Faça um omelete de banana com aveia na massa e rodelas da fruta crua como recheio.

como incluir banana na alimentação: banana no palito mergulhado no chocolate

Um simples chocolate derretido já serve como complemento para uma banana crua

2 – Faça vitaminas e smoothies com a banana

A banana é uma fruta que rende bebidas deliciosas, refrescantes e encorpadas. Você pode fazer uma simples vitamina de banana ou acrescer outros ingredientes, como no smoothie de banana que leva um pouco de limão e hortelã ou na batida de banana com achocolatado!

como incluir banana na alimentação: copo com smoothie de banana e um canudo

A banana tem uma consistência cremosa perfeita para smoothies e vitaminas

3 – Misture banana com aveia para um café da manhã potente

A banana e a aveia formam uma dupla poderosa. No biscoito de aveia e banana, a fruta amassada une os demais ingredientes. No bolo integral de banana, a aveia é usada na massa juntamente com a farinha integral. E ainda temos a panqueca de banana fit que só leva quatro ingredientes: banana, aveia, cacau em pó e ovo!

como incluir banana na alimentação: panqueca de banana com pedaços de banana e mel por cima

Com banana e aveia você prepara uma panqueca fit prática

4 – Experimente banana cozida ou frita no almoço

A banana pode ficar ótima em pratos salgados. Quer apostar? Você pode usar a banana amassada no lugar da batata para cozinhar um nhoque de banana incrível. Na torta de carne seca com banana, você frita a banana e a carne juntas para harmonizar bem esses sabores. Já uma opção mais simples é fatiar a fruta bem fininha e fazer uma banana chips perfeita para acompanhar as refeições. Gosta de uma farofinha? Faça uma farofa de banana com bacon que você não vai se arrepender.

como incluir banana na alimentação: tigela com chips de banana

É só fritar fatias fininhas de banana e terá banana chips ótimas para beliscar ou servir como acompanhamento

5 – Adicione uma banana assada ou grelhada no seu prato

Simplesmente assar ou grelhar a banana é uma excelente ideia para consumir os nutrientes da fruta junto da refeição. Não é de hoje que muita gente adora uma banana grelhada com churrasco. A receita de salmão grelhado ao molho de maracujá com banana assada oferece uma explosão de sabores únicos. O escondidinho de carne-de-sol com banana-da-terra adiciona a fruta grelhada nas camadas do escondidinho.

como incluir banana na alimentação: banana com salmão e arroz

A banana harmoniza bem com peixes como salmão e também com carne bovina

6 – Faça massas integrais com banana

A banana é a rainha das receitas integrais. Você pode fazer versões mais saudáveis de gostosuras que vão de pães até bolos. Que tal fazer um pão integral de banana? Ou então uma torta de banana integral? Não quer perder tempo na cozinha? Sem problemas, você pode fazer um bolo fit de banana de caneca. Todas essas receitas são uma delícia!

como incluir banana na alimentação: bandeja com pão de banana e banana no fundo

A banana pode ser usada para fazer inúmeras massas de receitas, como pães e bolos

7 – Use tudo, até a casca da banana!

A casca da banana é normalmente descartada, mas na realidade ela concentra muitos nutrientes e sabores! Você pode usar essa parte da fruta para fazer um bolo de casca de banana incrível! Se cozinhar a casca com água e açúcar terá uma massa perfeita para um brigadeiro de casca de banana. Mas talvez o mais surpreendente seja a receita salgada de carne de casca de banana. Com tantas opções, não tem mais desculpa para não aproveitá-la!

como incluir banana na alimentação: pote com banana sem casca e cascas ao redor

Em vez de descartar a casca da banana, utilize-a em mais receitas saborosas!

8 – Faça sobremesas mais saudáveis usando banana

Se você gosta de doces, usar a banana para preparar sobremesas é uma excelente ideia. Afinal, a banana é protagonista de doces ótimos, como a torta banoffee, o bolo de banana caramelada e o bolo cuca de banana! Se quiser doces mais simples e leves, então a indicação é o doce de banana caseiro e o sorvete de banana! Escolha a sua receita predileta e se delicie!

como incluir banana na alimentação: bolo de banana caramelada invertido

Não é surpresa que a banana fique uma delícia em doces e sobremesas

Veja também:

Farofa de banana, ovo, bacon e até cuscuz: veja dicas para suas receitas darem certo

Como fazer carne de casca de banana: confira as dicas do TudoGostoso

Como fazer banoffee, doce desejado por Jade Picon no BBB 22

Recomendadas
Pela Web