6 receitas de quentão: do tradicional ao com café, veja como fazer

O quentão é a bebida perfeita para o inverno. Veja no TudoGostoso como fazer receitas diferentes de quentão, com variações que levam até café e maracujá!

Com o inverno começando e as festas juninas acontecendo a todo vapor, nós não poderíamos deixar de falar de quentão. Uma bebida tipicamente brasileira, o quentão sempre foi consumido durante o inverno no Brasil para ajudar a espantar o frio. Pensando nisso, o TudoGostoso decidiu ensinar como fazer 6 receitas de quentão, desde a receita tradicional até a versão sem álcool. Vem ver como as receitas são práticas e rápidas de fazer!

6 receitas de quentão diferentes

É possível preparar o quentão de várias maneiras, inovando nas frutas e especiarias, e até na bebida alcoólica utilizada para preparar o drink

Receitas de quentão: veja receitas inusitadas com morango, vinho branco e até café!

Quentão com pinga

A tradicional receita de quentão, a bebida que é feita com cachaça! Hoje vamos ensinar como preparar um quentão com pinga saborizado com laranja, limão e maçã. Para preparar esse drink você irá precisar de 600 ml de cachaça. 600 ml de água, 500 g de açúcar, casca de 2 laranjas, casca de 1 limão, 50 g de gengibre em pedacinhos, 1 maça cortada em pedacinhos, cravo-da-índia e canela em pau a gosto.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O modo de preparo é rápido: em uma panela, acrescente o açúcar, as frutas e os temperos. Deixe cozinhar em fogo baixo até que o açúcar esteja derretendo. Em seguida, adicione a cachaça e a água e deixe cozinhar em fogo baixo por 30 minutos.

Na hora de servir, você pode coar o quentão para remover os pedaços maiores de frutas e temperos, ou servi-lo com os pedaços. Fica a seu critério!

Quentão sem álcool com suco de maçã

O TudoGostoso ensina uma versão de quentão sem álcool para as crianças ou para quem não consome bebida alcoólica. A receita do quentão sem álcool é tão fácil de preparar quanto a receita original. No lugar da cachaça (ou do vinho), iremos utilizar suco de maçã. Para isso, você irá precisar de 500 ml de água, 125 ml de suco de maçã, 4 colheres (sopa) de açúcar, 3 rodelas de gengibre sem casca, raspas da casca de 1/2 limão, 4 rodelas de laranja, canela em pau e cravos-da-índia a gosto.

Para preparar, junto todos os ingredientes na panela menos o suco de maçã e misture bem. Deixe ferver por 15 minutos, desligue o fogo e acrescente o suco. Misture bem e sirva!

Se você gostou dessa receita e gostaria que ela fosse alcoólica, basta adicionar a cachaça aos poucos até ficar do jeito que você gosta. Mas, cuidado, viu? Faça esse procedimento com o fogo já desligado.

6 receitas de quentão diferentes

Com a chegada do inverno, o quentão é o drink certo para aquecer os dias frios!

Quentão com morango

As receitas de quentão modernas costumam levar diferentes frutas em seu preparo, mas o morango não é costumeiro. Que tal experimentar essa receita diferente? Os ingredientes necessários são 1 1/2 litro de água, 750 ml cachaça, 1 kg de açúcar, 1 kg de morango, 75 g de gengibre, 25 g de cravo e canela.

Para fazer o quentão de morango, coloque água e o gengibre em uma panela grande. Leve ao fogo e, quando levantar fervura, acrescente o açúcar, os morangos, o cravo e a canela. Deixe ferver em fogo médio por cerca de 25 minutos. Por último, coloque a cachaça e ferva por mais 5 minutos. Se preferir, coe antes de servir.

Quentão de vinho branco

Apesar da receita tradicional ser feita com cachaça, muitos estados usam vinho no preparo do quentão. O mais comum é o vinho tinto, mas por que não inovar no preparo utilizando vinho branco? Com um sabor mais suave, ideal para quem não aprecia bebidas alcoólicas muito fortes, o quentão de vinho branco é prático e fica delicioso.

Os ingredientes para fazer o quentão de vinho branco são fáceis de encontrar e muitas vezes já temos em casa: 1 litro de água, 750 ml de vinho branco, 1 xícara (chá) de açúcar, 2 maçãs sem casca cortadas em cubinhos, polpa de 1 maracujá sem sementes, 2 colheres (sopa) de gengibre ralado e 1 limão.

Para preparar, acrescente todos os ingredientes menos a maçã e o vinho. Misture bem e leve ao fogo médio até levantar fervura. Quando a bebida estiver fervendo, adicione as maçãs e deixe ferver por mais 5 minutos. Por fim, acrescente o vinho e deixe levantar fervura novamente.

O maracujá dá o toque especial a esse quentão de vinho branco! Caso prefira, pode prepará-lo com as sementes e casca, mas coe na hora de servir.

6 receitas de quentão diferentes

Quando é utilizado vinho no quentão, normalmente é o vinho tinto, mas dá para fazer quentão até com vinho branco

Quentão de abacaxi

O abacaxi, diferente do morango, é uma fruta bastante usada no preparo do quentão. Ele ajuda a deixar a bebida ainda mais docinha e com um sabor delicioso. O quentão de abacaxi leva 400 ml de pinga, 500 ml de água, 3 xícaras (chá) de açúcar, 1 abacaxi maduro picado, 4 pedaços de canela em pau, 15 cravos da índia e 1/2 xícara (chá) de gengibre em fatias.

O passo a passo dessa receita possui um diferencial: em um panela, adicione o açúcar, o abacaxi picado, o cravo, a canela e o gengibre. Leve para cozinhar em fogo baixo até que o abacaxi fique bem macio e caramelizado. Depois, adicione a água e deixe ferver por cerca de 15 minutos. Passado esse tempo, junte a cachaça e ferva por mais 15 minutos, misturando bem. Agora é só servir!

O açúcar caramelizado junto com o abacaxi e as especiarias confere um sabor leve e doce ao quentão. Essa receita é, sem dúvidas, de dar água na boca!

Quentão de café

Sim, até o café entrou no clima de festa junina! O quentão com café é uma maneira inusitada de beber esse drink, mas perfeito para quem não quer abandonar o cafezinho. O sabor contrastante do café adiciona um toque especial à bebida. Para preparar é bem fácil! Você irá precisar de 1 xícara (chá) de café pronto, 50 ml de cachaça, 1 colher (sopa) de açúcar, 1 canela em pau, 25 g de gengibre picadinho e 4 cravos-da-índia.

O modo de preparo do quentão de café é o mais rápido da lista: em uma caneca grande ou copo, misture tudo e deixe descansar tampado por 5 minutos. Está pronto! Sim, é só isso! Inacreditável como é fácil preparar um drink diferenciado!

Se quiser, você pode adicionar creme de leite para dar cremosidade ao quentão, embora não seja servido assim tradicionalmente. Porém, a gente garante o sabor!

Veja mais:

4 receitas de sopa de tomate que conquistaram a web para espantar o frio

Receita de chocolate quente: aprenda 4 versões para se deliciar e espantar o frio

Recomendadas
Pela Web